É importante que exames audiométricos sejam feitos periodicamente. Mas você sabe com que frequência?
Muitas pessoas não sabem quando realizar um teste de audição. Normalmente, procuram um especialista apenas quando sente alguma dificuldade para entender ou quando já apresentam alguma perda auditiva.
Em alguns casos, a pessoa já tem uma perda auditiva e, por não sentir muitas dificuldades, não procura ajuda médica.
O teste auditivo é muito importante para identificar a perda auditiva e saber se há necessidade do uso do aparelho auditivo ou não, além de implicar em medidas preventivas para evitar o agravamento.
O exame é realizado dentro de uma cabine acústica, por meio de fones de ouvido, em que o profissional utilizando um equipamento chamado audiômetro vai avaliar em diferentes freqüências, qual é a menor intensidade que o paciente escuta o som apresentado e assim traçar o limiar auditivo daquele indivíduo.
Além da audiometria tonal, também é realizada a audiometria vocal para determinar a porcentagem de entendimento de fala. Outro exame complementar a audiometria é a imitanciometria, essa não determina a perda de audição, mas demonstra o funcionamento da orelha média, se não há algo que bloqueie a passagem do som para orelha interna.
Se você já tem um diagnóstico de perda auditiva, deve realizar o exame de tempos em tempos. O indicado seria uma vez ao ano, mas caso note uma piora, o ideal é procurar um especialista imediatamente. A perda auditiva é dinâmica, o que significa que muda com o tempo. No entanto, às vezes as mudanças podem ser tão sutis que você pode não notar.
Caso o indivíduo não apresente uma perda auditiva, não há necessidade de uma triagem anual. Já os recém-nascidos, bebês e crianças em idade escolar devem ser rotineiramente examinados para perda auditiva.
No entanto, existem dois grupos de pessoas que devem ser examinados para perda auditiva uma vez ao ano: os adultos mais velhos devem fazer um teste de audição de base e ser reavaliado a cada ano para descartar a perda auditiva relacionada à idade; o outro grupo seriam os trabalhadores expostos a ruídos.
Se você não pertence a nenhum desses grupos, mas sente que sua audição não está normal, procure um especialista e realize uma avaliação auditiva. Isso porque alguns medicamentos e problemas de saúde, como a otosclerose, podem causar perda auditiva em adultos jovens e de meia-idade. Além disso, a perda auditiva repentina em um ouvido, é um sinal de alerta, fique atento.
Comentários