Destaque do mês
Neste mês de julho, o secretário de Saúde de Bertioga, Manolo, que ao longo das últimas duas semanas coordenou e apresentou com muita qualidade e transparência as audiências públicas para a tão necessária revisão do plano diretor no município, é merecidamente o destaque da coluna. Integrante da comissão que elaborou a revisão da peça, Manolo mostrou, ao longo dos encontros realizados nos bairros da cidade, dedicação, compromisso e fidelidade ao atual Governo, e, sem qualquer temor explanou os tópicos à sociedade sobre a pauta em questão.
Preferências no ar !!
O PR de Bertioga permanece atento a todas as variáveis do cenário político da cidade voltadas às eleições municipais do próximo ano. O ex-vereador Taciano, agora o novo presidente do partido, não descarta nenhum tipo de tratativa, afinal, atualmente faz parte de um grupo composto por renomadas lideranças políticas e afirma que a decisão será coletiva, em consenso com os demais integrantes dessa base, que possui representantes de diversos partidos políticos de Bertioga. Mesmo assim, o novo presidente do PR local não esconde ter suas preferências para somar forças rumo ao pleito que se aproxima, alegando identidade aos projetos e propostas apresentados por uma base sólida e comprometida com Bertioga e que estará disputando o comando do Poder Executivo em 2016.
Audiências e protestos
Depois de outra semana com sequenciais audiências públicas diárias em Boraceia, Centro e Vista Linda, para a discussão das propostas integrantes na revisão do Plano Diretor de Bertioga, mais uma vez a população compareceu. Ela atendeu a proposta do Executivo, porém, aproveitou a oportunidade para novamente, assim como já aconteceu na semana anterior, protestar e reivindicar com faixas e cartazes os detalhamentos do que pode ser efetivamente realizado neste contexto. Ao longo dos três dias, não houve sintonia entre as partes e muitas questões não foram detalhadas, de acordo com os representantes da sociedade civil. Durante os desencontros, alguns políticos, quando do uso da palavra, foram sonoramente vaiados fato considerado como oportunismo por parte da população presente.
PT em ação
O diretório do PT de Bertioga sediou no sábado,18, o encontro denominado Dia Mensal de Mobilização. A ação foi coordenada pela direção do partido da macro Baixada Santista para debater o atual cenário político no estado de São Paulo, além dos desafios para a esquerda e para o PT. A atividade contou com a participação dos principais representantes da legenda na cidade, como os ex-vereadores, o atual presidente, Renato Faustino, e Maurício de Souza, com dirigentes, lideranças e militantes da região. O encontro contou também com a presença da vice-presidente do diretório estadual, Zaninha Sena, do deputado estadual Auriel Brito e da ex-deputada federal, Maria Lúcia Prandi. Renato Faustino afirmou que a realização foi destinada para esclarecer as dúvidas da sociedade sobre o partido, as denúncias que estão sendo divulgas, além de fortalecer o PT na região, focados nas eleições futuras.
Sempre no foco
O vereador licenciado, atual secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Pacífico Jr. (PROS), segue entre os nomes mais potencializados para ser o candidato a prefeito pelo atual Governo na disputa das eleições municipais que ocorrerão no ano que vem. Pesquisas recentes, porém informais, feitas por diversos bairros de Bertioga, teriam indicado Pacífico Jr. como o nome da base do Governo com o maior índice de aceitação popular. No entanto, o secretário prefere continuar focado em suas atividades, comprovando sua capacidade de gestão, somando credibilidade e aceitação popular, para mais adiante, na hora certa, definir seus propósitos políticos rumo ás eleições de 2016. Enquanto isso trabalha com muita dedicação, ampliando as ações da pasta e dinamizando as atividades prestadas a munícipes e turistas.
Nome em pauta
O advogado Antonio Colado, candidato a prefeito de Bertioga nas eleições 2008, secretário de Finanças na gestão do ex-prefeito Lairton Gomes Goulart (PR) e ex-presidente do Partido Progressista (PP), pode voltar ao cenário político de Bertioga. Afastado do meio desde 2008, segue inteirado das movimentações que estão acontecendo no município rumo às eleições 2016. Dr. Antonio está desenvolvendo suas atividades profissionais na cidade e procura estar muito bem informado sobre os acontecimentos políticos, de olho nas ações praticadas pelas frentes partidárias interessadas em disputar o comando da prefeitura a partir de 2017. O advogado já teria recebido ao menos um convite oficial para concorrer a uma das cobiçadas cadeiras da Câmara no próximo pleito municipal. No entanto, não confirmou a tal abordagem, nem tão pouco oficializou o seu real interesse em se tonar um dos vereadores para o exercício da próxima legislatura em Bertioga.
Ganhando força!
Com o passar do tempo e a proximidade das disputas eleitorais, o previsível embate pelo comando do poder Executivo, já aparentemente declarado entre o candidato do Governo atual, que buscará o continuísmo no poder, e o representante do PSDB, nato opositor, pode ganhar um novo e inesperado concorrente, resultado da formação de uma terceira via, tão forte e estruturada quanto às duas outras frentes já antecipadamente anunciadas. Conversações para oficializar esta nova via política na cidade estão acontecendo sutilmente, viabilizando a logística para que tal projeto tenha fundamento e reais condições de se tornar fato. Esta alternativa pode mudar o quadro político que se desenha rumo à disputa do pleito, oferecendo ao eleitor uma nova opção, um grupo político forte, com compromisso por Bertioga e um candidato a prefeito que pode fazer a diferença e surpreender nas urnas.
Projetando
Em períodos que antecedem a tão esperada eleição municipal, o advogado Enio Xavier, extremo conhecedor das estratégias para chegar ao Executivo, órgão público onde trabalhou por muitos anos consecutivos, ganha mais uma vez notoriedade entre os grupos que buscam resultados positivos na disputa pleito que vem aí. Enio se consolida como um dos poucos e profundos conhecedores dos bastidores políticos da cidade. Especialista em articulação, também se movimenta para participar diretamente do próximo processo eleitoral municipal. De olho nas eleições de 2016, Enio mantém contato com variados grupos políticos, não descartando as conversações preliminares, porém, prefere analisar com cautela todo o processo que já está em andamento para chegar a conclusões concretas e anunciar a qual base política somará forças rumo ao próximo processo eleitoral.
Foto do fato
O diretório municipal do Partido da República (PR) de Bertioga passou a ter um novo comando a partir de sexta-feira, 24, durante cerimônia realizada no período da noite, na avenida Anchieta, no Centro, no local que sempre foi palco das festas e eventos realizados pela base política do ex-prefeito Dr. Lairton. Na oportunidade, durante a posse da nova executiva do partido, o jovem ex-vereador Taciano, não apenas oficializou sua filiação, como também foi apresentado como o mais novo presidente do PR de Bertioga. A legenda a partir de agora terá um trabalho voltado a acompanhar as tendências políticas na cidade, bem como focará na estruturação da sigla, com a filiação de militâncias comunitárias e sociais, além da natural efetivação do PR Mulher, que terá o comando de Lucília Goulart, ex-secretária de Habitação e Planejamento da prefeitura de Bertioga. Na foto, o novo presidente do PR de Bertioga, Taciano Goulart, o deputado estadual, André do Prado (PR) e a presidente do PR Mulher, Lucília Goulart Camargo Barbosa, durante recente encontro no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na oportunidade, os representantes do Partido da República local levaram a conhecimento do deputado algumas das solicitações prioritárias da população de Bertioga.
Comentários