Coluna Albatroz - edição 1391

Costa Norte
Publicado em 10/06/2016, às 15h41 - Atualizado em 24/08/2020, às 02h14

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Bertioga

 Atendimento privado

A Unimed Santos pretende inaugurar um pronto-socorro com atendimento ambulatorial em Bertioga, em parceria com as clínicas locais, no primeiro semestre do ano que vem. A unidade funcionará na região central e, segundo o diretor José Luiz Camargo Barbosa Filho, está à procura de terreno ou prédio para aquisição. “O projeto foi já foi iniciado e aprovado pela nossa presidência. Acreditamos ser importante tanto para as emergências quanto para a realização de exames”, disse em entrevista ao programa Café da Manhã da TV Costa Norte, Canal 48 UHF.

Morde e assopra I

Quatro vetos do prefeito Mauro Orlandini foram votados pela Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada na terça-feira, 7. Os parlamentares derrubaram a prerrogativa que cancelaria a criação das semanas municipais da Juventude e do Idoso (PLs 026 e 032/2014), ambos de autoria do vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior (PROS), mas mantiveram os impedimentos à isenção do pagamento de tarifa de transporte coletivo aos membros da Guarda Civil Municipal (PL 044/2014), do vereador Alemão (PPS), e o benefício de cestas básicas aos portadores de HIV e hepatite viral tipo C (PL 020/2015), de autoria da vereadora Valéria Bento (PMDB).

Morde e assopra II

Todas as votações tiveram placar de 7x0, entretanto, os dois vereadores com matérias vetadas pelo prefeito e pela Câmara foram justamente os que não estiveram presentes para apreciar a ordem do dia. Para o presidente da casa de leis,  vereador Luís Henrique Capellini (PSD), os parlamentares tiveram bom senso ao entender a geração ou não de despesas ao Poder Executivo pelas matérias. Os projetos de lei com veto mantido serão reenviados à prefeitura na forma de indicação para futura elaboração.

Mais segurança

A vereadora Beth Consolo (DEM) cobrou mais segurança nas proximidades da Faculdade Bertioga (Fabe). Ela disse ter sido procurada por alunos devido a constantes assaltos nas proximidades da instituição. “Acho que eu era a única a não ter apresentado esse tipo de trabalho, agora não sou mais”, ressaltou. O vereador Edvaldo Alecrim (PSD) apresentou indicação semelhante no mês passado e pediu para anexar os trabalhos.

Autocrítica

Já Valéria Bento (PMDB) quer mais agilidade da Câmara Municipal na tramitação de matérias. Ela citou PL de sua autoria referente a descaso de instituições bancárias com os correntistas (PL 002/2016). “O banco Itaú está batendo recordes negativos no tratamento dos clientes e nós temos que reverter isso”.

Delação premiada?

A destinação de vales-transporte para os servidores foi alvo de indicação de Ivan de Carvalho (PSD). Ele quer que a prefeitura especifique para toda a comunidade quais profissionais recebem o benefício no Portal da Transparência. Segundo ele, a prefeitura desembolsa R$ 400 mil por mês nos vales, e muitos profissionais o utilizam sem morar longe do local onde trabalham. “Se a prefeitura especificar isso vai ter muito vizinho denunciando esse tipo de fraude”.

Mais críticas

Pacífico Júnior (PROS) voltou a criticar a Dersa pelas constantes paralisações na travessia Guarujá-Bertioga. Segundo ele, duas balsas devem operar no local para que, quando uma quebre, a outra execute o serviço. Na última semana, o parlamentar reuniu-se com representantes da concessionária e conferiu os serviços de perto.

Limpezas e roçadas

Seguindo uma linha de trabalhos voltados aos serviços urbanos, o vereador José Feliciano (PTB) cobrou nivelamento, roçada e limpeza nas ruas e valas dos bairros Guaratuba e Boraceia. Para ele não existem motivos para os serviços estarem paralisados há mais de um mês, uma vez que existe equipe e material disponíveis. Luís Henrique Capellini (PSD) apresentou trabalho semelhante para os mesmos bairros, mas também cobrou a colocação de lombadas e radares nas ruas recém pavimentadas da região central para evitar possíveis acidentes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!