Coluna Albatroz - Edição 1380

Costa Norte
Publicado em 24/03/2016, às 15h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h05

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Bertioga

Vetos mantidos

O prefeito Mauro Orlandini vetou novamente projetos de lei (PL) de autoria de vereadores sob a justificativa de vício de iniciativa pela geração de custos à municipalidade. Na sessão ordinária realizada na terça-feira, 22, os parlamentares votaram a favor do veto em matérias que propõem assistência pública e gratuita de arquitetura e engenharia para famílias de baixa renda (PL 002/2016), de autoria do vereador Alemão (PPS), e assistência médica nas creches municipais (PL 004/2016) de Márcia Lia (PSDB). As matérias voltarão ao Executivo na forma de indicação para posterior criação de PL pela própria prefeitura. 

Virou palanque

A sessão também foi marcada por justificativas partidárias dos parlamentares, após a apresentação de indicações, como a de Pacífico Júnior (PROS), sobre seu retorno à legenda para as eleições deste ano, e Márcia Lia, que se desligou do PRB há uma semana. Ambos reiteraram compromissos com seus eleitores e colocaram a preocupação com a cidade acima de qualquer bandeira. 

Cheia de certezas

Outras colocações polêmicas foram as da vereadora Beth Consolo (DEM), que se diz inimiga da ‘equipe de sabotadores’, um grupo oculto que, segundo ela, está na cidade para prejudicar sua campanha e criar problemas na área da saúde. Já em relação à responsável pela pasta, a secretária Maria José Sanz Sogayar, a Chiquita, a vereadora continua a defender: “Eu tenho certeza que a Chiquita vai resolver o problema”.

Cubatão

Parlamento Mirim

No último sábado, 19, a Câmara Municipal de Cubatão realizou a segunda sessão ordinária do Parlamento Mirim de 2016. Na ocasião, além de apresentarem trabalhos que versaram sobre os problemas da cidade, os jovens vereadores também puderam homenagear, por meio de moções de aplauso, mulheres que representam muito na vida de cada um deles.

Hospital Municipal

A situação dos funcionários que atuam no Hospital Municipal de Cubatão vem preocupando os vereadores. Dinho Heliodoro (SDD) apresentou  um requerimento no qual pede a atenção da Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), organização social que gere o equipamento público, e a do Executivo, a respeito do dissídio da categoria, em atraso há cinco meses.

Ameaças

O vereador Ademário Oliveira (PSDB) denunciou ameaças de morte feitas por meio de redes sociais. O parlamentar, utilizando o espaço para explicação pessoal, disse que registrou boletim de ocorrência sobre o caso na polícia, que já está rastreando os números de IP (Internet Protocol) dos computadores dos quais surgiram as mensagens apócrifas.

Não pode parar

Várias escolas do município não estão tendo aulas por causa da greve dos funcionários da Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento (Cursan). Essa situação motivou o requerimento de Dinho Heliodoro (SDD), apresentado na sessão ordinária do dia 22, em que ele pede ao Executivo municipal que atenda às reivindicações das merendeiras e auxiliares de limpeza.

Plano Diretor

O Poder Legislativo Cubatense promoveu, na última sexta, 18, audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 37/2015, que institui o Plano Diretor Participativo. A iniciativa define como devem ser o crescimento e o funcionamento da cidade, buscando garantir a qualidade de vida de seus moradores. O diretor de Planejamento Urbano da prefeitura de Cubatão, Carlos Roque Barbosa de Jesus, explicou as diretrizes que nortearão a política de desenvolvimento da cidade pelos próximos 10 anos.

Brasília - Cláudio Coletti

Lula lá?

Hoje, ultrapassa 50 o número de ações encaminhadas ao Poder Judiciário, em vários estados, as quais pedem anulação da decisão da presidente Dilma de nomear e empossar Lula como ministro. O argumento de todas elas é que Dilma tomou essa decisão com o objetivo de blindar Lula de uma possível prisão determinada pelo juiz federal Sergio Moro, coordenador da Operação Lava- Jato, dando-lhe o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal. E, ao mesmo tempo, deu-lhe a tarefa de comandar a articulação para evitar a aprovação do seu impeachment no Congresso Nacional. No STF, o ministro Gilmar Mendes, em decisão liminar, suspendeu os efeitos da posse de Lula, fazendo o processo de Lula voltar para a competência do juiz Sergio Moro, em Curitiba. Essa decisão vai passar pelo crivo do plenário do Supremo (11 ministros), na sessão do próximo dia 30. É que o Supremo não realizou sessão nesta semana por causa do feriado da Páscoa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!