Embate adiado
O pronunciamento do secretário de Educação Ivan de Carvalho, referente aos recentes atos de vandalismo e demais impasses na rede municipal, deveria acontecer na terça-feira, 1, na quarta sessão ordinária da Câmara de Bertioga, mas foi adiado para a próxima sessão devido a compromissos pessoais do titular. Entretanto, três projetos de lei foram aprovados em segunda discussão e agora aguardam promulgação ou veto do Executivo. As matérias dissertam sobre assistência pública de arquitetura para população de baixa renda (PL 047/2014) e criação do selo municipal de acessibilidade (PL 062/2014), ambos de autoria da vereadora Márcia Lia (PRB); e a criação do programa de assistência médica nas creches municipais (PL 083/2014), de autoria do vereador Alemão (PPS).
Primeira discussão
Além dos PLs em primeira discussão, a Câmara também aprovou outras três matérias, porém em primeira discussão. Elas dissertam sobre implantação do banco de óculos para fornecimento gratuito (PL 036/2014) e denominação da antiga rua C, do bairro Vista Linda, de rua Administrador Paulo de Matos a (PL 046/2014), ambas de autoria do vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior (PSD); e a denominação de José Ramos à antiga rua Dezesseis, do Maitinga.
Vetos mantidos
Os parlamentares também mantiveram os vetos totais do prefeito Mauro Orlandini a PLs que regulamentariam a campanha Maio Amarelo de prevenção a acidentes de trânsito, de autoria da vereadora Márcia Lia; e arte em grafite no âmbito municipal e projeto Casa de Apoio a Mulheres Vitimadas, ambos de autoria de Valéria Bento (PMDB). O Executivo alegou vício de iniciativa para vetar os trabalhos, que serão reenviados à prefeitura como indicação de PL. Somente no relatório das ações da Saúde, no terceiro quadrimestre de 2015, foram registrados 46 casos de atendimento por violência doméstica.
Desabafo
Valéria Bento também criticou o repórter Laílson Nascimento e o jornal Gazeta Regional, da região do Alto Tietê, pela matéria intitulada Indiciada por extorsão, vereadora de Bertioga sofre quebra de sigilo bancário, publicada há uma semana. O texto diz que a parlamentar é suspeita de ser coautora de crime de extorsão e ainda aponta, por meio de fonte não revelada, que o motivo estaria“...relacionado aos salários de supostos assessores da vereadora...”. Segundo Valéria, a matéria foi tendenciosa haja vista que a quebra de sigilo foi apresentada por seu próprio advogado Rodrigo Fernandes, a fim de esclarecer os fatos investigados. A vereadora também citou o momento político e sua pré-candidatura a prefeita como um fator motivador para especulações como esta. “Com certeza, eu estou incomodando muita gente. Meus adversários estão tão receosos que, para me atingir, utilizaram um jornal que nem é daqui (Bertioga), e que o dono tem dezenas de processos, inclusive de roubo. Este jornal é um coc...”, disse antes de rasgar o periódico em plenário.
Pancadas e panos quentes
Os transtornos após as fortes chuvas do final de semana foram observados pelos vereadores Capellini e Alecrim (PSD); Alemão (PPS); Toninho Rodrigues (DEM); e Valéria Bento (PMDB). Alemão justificou a morosidade na manutenção ao relatar ter acompanhado as tentativas de ações da Secretaria de Serviços Urbanos. “A chuva de dois dias foi proporcional à de um semestre. Tem local que não dá para colocar o maquinário, porque as ruas de terra viram lamaçais. Infelizmente, a população tem que esperar a terra secar para depois a prefeitura mexer”, disse ele, ao sugerir o desassoreamento dos rios Itapanhaú e Vermelho. Os demais vereadores cobraram serviços pontuais de desobstrução de canais, limpeza de valas e operação cata-treco em diferentes pontos da cidade.
Cubatão
Parlamento Mirim
A Câmara Municipal realizou a primeira sessão ordinária do Parlamento Mirim de 2016, dia 27 passado. Na ocasião, os jovens vereadores puderam apresentar seus trabalhos, sob a supervisão da Divisão Legislativa. Os requerimentos apresentados pelo parlamentares mirins trataram de temas de interesse da cidade, como saúde, educação, esporte, manutenção urbana, segurança pública, transporte e cultura.
É guerra
A Câmara Municipal entrou para valer na campanha Estamos em guerra contra o mosquito da dengue, promovida pela prefeitura de Cubatão. O chefe do Poder Legislativo, Aguinaldo Araújo (PDT), acompanhou a equipe da Secretaria de Saúde (SMS), responsável pela identificação e eliminação dos criadouros do inseto Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Segurança pública
O presidente da Câmara, Aguinaldo Araújo (PDT), e o vereador Fabio Moura (Pros) representaram Cubatão na reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, na sede da Secretaria, na capital. O encontro, realizado na última terça-feira, 1, foi intermediado pela União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs). A principal reivindicação do grupo foi o aumento do efetivo policial na região.
Brasília
Dilma e o PT
A presidente Dilma Rousseff e o PT estão batendo de frente. Dilma não compareceu às comemorações dos 36 anos do Partido dos Trabalhadores, realizadas no Rio de Janeiro. Em resposta às críticas feitas a seu governo, no encontro, ela foi taxativa: “Eu governo para os 204 milhões de brasileiros e não para o PT”.
Comentários