Coluna Albatroz - Edição 1364

Costa Norte
Publicado em 04/12/2015, às 09h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h49

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Bertioga

Pagar para ver

Foi aprovado, em 2ª discussão, na sessão da Câmara Municipal do dia 1º de dezembro, o Projeto de Lei 006/2015, de autoria do Executivo, que determina o preço para ingresso em um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade: o Forte São João.

Teste da língua

Também foi aprovado o projeto 035/2014, de autoria das vereadoras Márcia Lia (PRB) e Beth Consolo (DEM), que obriga o teste da linguinha em todos os recém-nascidos da cidade, independentemente de o bebê nascer  pelo SUS, por plano de saúde ou  particular. O exame objetiva detectar possível alteração no frênulo (membrana que liga a língua à parte inferior da boca, também conhecida como freio).

Amor à vida

Embasada no sucesso das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a vereadora Márcia Lia (PRB) quer instituir o Maio Amarelo, na cidade, com o objetivo de conscientizar as pessoas no trânsito e prevenir acidentes, cujo índice é alarmante. Ela pretende que se realize um mês de palestras, rodas de conversa, campanha de sinalização, faixas sobre alerta e respeito, principalmente, com crianças.

Vagas em creches

Um Termo de Ajustamento de Conduta foi encaminhado pelo secretário de Educação, Ivan de Carvalho, à Câmara, com o seguinte texto: “A cidade de Bertioga assume o compromisso de, nos próximos três anos, criar mil novas vagas em creches municipais ou conveniadas. Para fins de cumprimento dessa obrigação, Bertioga providenciará a abertura de processos licitatórios destinados à construção de novas creches, mediante a celebração de convênios com estado, União e/ou com o terceiro setor, complementando outras 402 vagas, além das recentemente entregues: em construção ou contratadas”.

Segurança pública I

A 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal contou com a presença do secretário de Segurança, coronel Eduardo Silveira Bello. Ele foi convocado pelos vereadores para prestar esclarecimentos sobre segurança pública e respondeu indagações do plenário, entre as quais sobre os sucessivos roubos nas escolas municipais e o uso de vídeo monitoramento para ajudar no combate aos crimes e vistoriar a cidade.

Segurança pública II

O coronel Bello também fez questão de ressaltar que Bertioga foi a primeira e única cidade da Baixada Santista a conseguir acabar com o “pancadão” (festa ao ar livre com som alto e uso livre de drogas). Uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil  conseguiu pôr fim  à baderna  que causava perturbação  aos moradores.

Bom retorno

O vereador Arilndo Xavier (PRB), que teve complicações de saúde, após pegar uma bactéria  depois de uma operação mal sucedida na perna,  que o deixou mais de 70 dias de repouso, regressou à Casa na sessão de terça-feira, dia 1º. Durante o afastamento, ele foi substituído pelo suplente Wesley Seidel Lelo (PSDB).

Cubatão

Sessão obstruída

Os líderes de todas as bancadas da Câmara resolveram obstruir a sessão de terça feira, 1º, no início da ordem do dia. Sem quórum, o presidente do Poder Legislativo Aguinaldo Araújo (PDT) encerrou os trabalhos. A obstrução ocorreu por causa do impasse sobre a aprovação do Plano Municipal de Educação (PME).

Ato solene

"Somos iguais, mas com diferenças", ressaltou Sebastião Ribeiro Nascimento - o Zumbi, orador oficial do ato solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, promovido pela Câmara Municipal de Cubatão, dia 27 de novembro. O advogado e presidente da associação De Bem com o Mangue fez um discurso emocionado ao falar de sua trajetória, e como a figura do líder quilombola Zumbi o inspira no trabalho comunitário.

Nacional - Por Cláudio Coletti

O desastre

A informação é do IBGE. O PIB do Brasil encolheu 1,7% no 3° trimestre. É uma demonstração de que o Brasil está saindo da recessão para mergulhar na depressão econômica. Isso não ocorria desde os anos de 1930 e 1931. Na soma dos três primeiros trimestres do ano, a retratação chega a 3,2%. Analistas preveem queda do PIB de até 4%, em 2015, e de 3%, em 2016. Recuperação, se acontecer, só em 2017. Entre as 42 nações que já divulgaram o resultado do PIB, o Brasil só está na frente da Ucrânia, que enfrenta uma guerra civil, e tombou 7%.

Alta voltagem

A semana em Brasília foi de alta voltagem. Começou com o retorno apressado da presidente Dilma Rousseff de Paris, onde, na segunda-feira, 30, ela falou na abertura da conferência do meio ambiente. Suspendeu a viagem que dali faria ao Japão. Chegou a Brasília, na terça-feira, 1º, para ficar perto das graves crises, que ela mesma criou nas áreas de política, economia e ética, com a Operação Lava-Jato funcionando a todo vapor.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!