Coluna Albatroz - Edição 1359

Costa Norte
Publicado em 30/10/2015, às 11h41 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h53

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: JCN

Bertioga

Posse

O vereador Wesley Seidel de Almeida (PSDB) tomou posse na sessão ordinária de terça-feira,  27, na Câmara de Bertioga. Ele assumiu, pela primeira vez, a cadeira do vereador Arlindo de Jesus Xavier (PRB), licenciado por motivo de saúde. Na sua primeira sessão, o vereador apresentou indicação na qual pede melhorias nos serviços de infraestrutura urbana nos bairros de Bertioga.

Obras na Rio-Santos    

O vereador Alfonso Dari Weiland (PROS), o Alemão, apresentou indicação na qual sugere que os vereadores apresentem propostas de melhorias, assim que o governo do estado iniciar as obras de ampliação em alguns trechos da rodovia Rio-Santos,  em Bertioga. Ele disse, ainda, que a rodovia é a que apresenta um dos maiores índices de morte por acidentes no estado de São Paulo. Segundo o vereador, a sua proposta tem o apoio do deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD).

Escola abandonada      

Solucionar problemas urgentes de infraestrutura na escola municipal de Boraceia,  foi o pedido do vereador José Feliciano Irmão (PTB). Segundo o vereador, a unidade escolar apresenta uma quadra esportiva e uma piscina abandonadas. Além de o esgoto que está sendo jogado numa vala a céu aberto, em frente à escola. Ele fez cobranças e duras críticas ao secretário municipal  da Educação, Ivan de Carvalho.

Ex-prefeito

O ex-prefeito de Bertioga e gerente regional da CDHU, Luiz Carlos Rachid, prestigiou a sessão. Ao chegar, Rachid foi recepcionado pelos vereadores, mas, depois, foi cobrado por algumas ações no município. Uma delas, apresentada pela vereadora Valéria Bento (PMDB), é que alguns moradores da rua Oswaldo Cruz, no Jardim Vicente de Carvalho, reclamam da falta de água e alegam que a culpa é das obras de moradias em andamento feitas pela CDHU. A vereadora Marcia Lia (PRB) também cobrou o atraso na entrega das obras das moradias populares pela CDHU.

Falta de profissionais

Mães de crianças com necessidades especiais estiveram na sessão. A vereadora Marcia Lia (PRB) apresentou indicação ao Executivo na qual solicita a contratação emergencial de terapeuta ocupacional e psicopedagoga para o Nace (Núcleo de Apoio à Criança Especial). Isso porque o Nace está sem esses profissionais para prestar o atendimento às crianças, em virtude de o contrato ter sido encerrado. Já o vereador Luiz Henrique Capellini (PROS) comprometeu-se a marcar uma reunião com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Débora Pereira, para discutir o assunto.

Cubatão

Ciclo de debates

O presidente da Câmara Aguinaldo Araújo (PDT) participou do 19° Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, organizado pela Unidade Regional de Santos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O evento, ocorrido no bloco cultural da prefeitura de Cubatão, reuniu gestores, legisladores, servidores públicos e líderes políticos da Baixada Santista, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Cemitério municipal

O vereador Wagner Moura (PMDB) apresentou requerimento no qual solicita melhorias no cemitério municipal, que se encontra numa situação precária. O parlamentar lembrou que o dia de Finados (2 de novembro) se aproxima e que o equipamento público deve receber muitas pessoas nessa data. Wagner Moura pediu por serviços de limpeza, pintura e manutenção em geral. O vereador critica o estado dos sanitários e da área em que são realizados os velórios.

Biblioteca fechada

O vereador Ivan Hildebrando (PDT) apresentou requerimento no qual solicita informações da prefeitura sobre o fechamento da biblioteca municipal. O vereador comentou que a população foi surpreendida com a notícia de que o equipamento teria sido fechado em virtude da falta de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Planejamento familiar

Na sessão de terça-feira, 27, a Câmara aprovou, em segunda discussão, o projeto de autoria do vereador Ademário da Silva (PSDB), que versa sobre a criação do programa de incentivo ao Planejamento Familiar e à Saúde da Mulher, em Cubatão. O objetivo da iniciativa é realizar um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também para prevenir gravidez indesejada.

Entrada da cidade

O vereador Ivan Hildebrando (PDT) apresentou requerimento no qual pede providências a respeito da situação dos portais de entrada da cidade,  em estado de total abandono. O vereador que saber se a Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos possui algum projeto de reforma para esses locais.

Parlamento mirim

Foi aprovado por unanimidade, em discussão única, o decreto legislativo da Mesa Diretora, que cria o Parlamento Mirim, na Câmara Municipal de Cubatão. O projeto será formado por quinze estudantes, com idades entre 13 e 17 anos, regularmente matriculados na rede de ensino da cidade.

Tribunal de Contas

O presidente da Câmara Aguinaldo Araújo (PDT) participou do 19° Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, organizado pela Unidade Regional de Santos, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Tcesp). O evento, ocorrido no bloco cultural da prefeitura de Cubatão, reuniu gestores, legisladores, servidores públicos e líderes políticos da Baixada Santista, mais Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!