BERTIOGA
Aprovado A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão e redação final, o Projeto de Lei (PL) 008/2014, que reconhece a pessoa portadora de autismo como deficiente, de autoria da vereadora Márcia Lia (PRB), e o PL 018/2014, que institui a Semana da Mulher no município, de autoria de Valéria Bento (PMDB). A aprovação aconteceu em sessão realizada na terça-feira, 14, e a descrição foi apresentada na edição anterior desta coluna.
Virando lei Os parlamentares também aprovaram, em primeira discussão, os PLs 003/2014, que cria o Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz), de autoria do prefeito Mauro Orlandini, e o 030/2014, que denomina a antiga rua 9, do bairro Maitinga, como GCM Carlos Mitsuru Horikawa, de autoria do vereador Pacífico Júnior (PROS). A votação em segunda discussão está prevista para terça-feira próxima. Será que virá? Outro PL previsto para entrar na pauta da próxima sessão, também em primeira discussão, é o 001/2013, de autoria do prefeito, que regulamenta o uso dos quiosques da orla marítima. O referido projeto encontra-se na casa de leis desde março do ano passado, e estava na pauta de discussões há um mês, quando os parlamentares pediram vistas sob a alegação de falta de tempo para avaliá-lo. Sem a aprovação, a prefeitura não pode abrir licitação para a ocupação dos equipamentos.
Calçamento A fim de proporcionar maior conforto ao trânsito de pedestres, o vereador Toninho Rodrigues (DEM) cobrou que o executivo municipal determine uma secretaria que fiscalize a pavimentação de calçadas ao longo das ruas e avenidas. Segundo o parlamentar, a prefeitura pode se valer da Lei Municipal 053/93, criada pelo próprio prefeito Mauro Orlandini em seu primeiro mandato, para as devidas exigências, apesar de ainda não existir um código de posturas no município.
Ecologicamente correto A vereadora Márcia Lia apresentou indicação para que a prefeitura crie uma legislação de incentivo à construção de pontos de ônibus ecológicos nas principais vias da cidade. Segundo a parlamentar, a manutenção destes equipamentos, já instalados na capital e em Itajaí, é mínima, uma vez que eles são construídos com materiais reciclados.
Persistência intensiva A vereadora Beth Consolo (DEM) quer a implantação de uma unidade de tratamento intensivo (UTI) na cidade. Segundo a parlamentar, o serviço, considerado de alta complexidade, é primordial para o município e pode evitar mortes. Na apresentação do projeto, Beth disse ainda que cobrará a prefeitura de 15 em 15 dias até obter uma resposta.
Balanço eleitoral Considerada tradicionalmente como um termômetro paras as eleições municipais, as eleições deste ano apontaram crescimento das forças opositoras à atual administração, haja vista que Bruno Covas (PSDB), cuja campanha foi coordenada pelo ex-candidato a prefeito nas eleições de 2012 Caio Matheus, elegeu-se deputado federal com 3.926 votos na cidade, o que representa 15,57% dos eleitores. O candidato a deputado estadual apoiado por Caio Matheus, Júnior Bozzela (PSDB), foi o quarto da cidade com 1.223 votos (4,90%).
Balanço eleitoral II Também postulante à prefeitura nas eleições 2012, a advogada Débora Pereira (SDD) conquistou 2.588 votos na cidade (10,26%), sendo a segunda candidata à Câmara Federal melhor votada na cidade. Apesar de não ter sido eleita, a candidata tem motivos para comemorar, haja vista que seu candidato à Câmara Estadual Alexandre Pereira (SDD) foi eleito e conquistou o maior número de votos para a Assembleia Legislativa na cidade: 1.629 votos (6,52%).
Balanço eleitoral III Entre os candidatos a deputado federal apontados pela situação, o mais votado foi João Paulo Tavares Papa (PSDB), com a sexta colocação. A campanha foi organizada pelo vereador licenciado e atual secretário de Educação Ivan de Carvalho e o ex-prefeito de Santos teve 983 votos em Bertioga, o que corresponde a 3,90% do eleitorado.
Balanço eleitoral IV Mas a grande surpresa das eleições foi a expressiva votação de candidatos que sequer fizeram campanha na cidade como Celso Russomanno (PRB), Tiririca (PR) e Pastor Marco Feliciano (PSC), que foram, respectivamente, o terceiro, quinto e oitavo melhores votados. Em Bertioga, eles ficaram à frente de nomes como Baleia Rossi (PMDB) e Beto Mansur (PRB).
Balanço eleitoral V Já nas eleições para deputado estadual, podemos ver força também nos nomes do ex-prefeito Lairton Goulart, que coordenou a campanha de André do Prado (PR), que teve 5,20% dos votos, e do funcionário público Kaled, atual assessor do prefeito Orlandini, que coordenou a campanha de Válter Suman (PTB), com 4,94%. Os vereadores com maior sucesso nas eleições foram Pacífico Junior, que apoiou Cássio Navarro, e Toninho Rodrigues, que apoiou Estevam Galvão (DEM), respectivamente 5° e 6° mais votados.
CUBATÃO
CREA
O presidente da Câmara Wagner Moura (PT) recebeu, na tarde de quarta-feira, 15, a visita do presidente interino do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) de São Paulo Nízio Cabral. Também visitaram o gabinete, o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cubatão Célio Lacerda e o diretor da associação, Fabrício Alex Couto.
Atividade delegada As câmeras de monitoramento e a atividade delegada deverão sair do papel nos próximos dias. Quem afirma é o secretário de Segurança Pública e Cidadania Armando Campinas Reis Junior. Ele detalhou o que a administração tem feito para garantir a segurança da população cubatense. O encontro ocorreu na sessão de quarta-feira, 15, na Câmara, com a Comissão Especial de Vereadores (CEV), que trata da segurança pública da cidade.
PAD “Em quinze dias, o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) será normalizado”. Esta é a promessa do secretário de Saúde Rafael Ferreira de Abreu, feita durante a reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investiga as denúncias sobre as condições de trabalho dos fisioterapeutas que atuam no PAD.
Mais uma vez A sessão ordinária de terça-feira,14, foi obstruída logo após o expediente dos vereadores. Às 18h, quando teria início a votação dos projetos da Ordem do Dia, os líderes das bancadas do PSB Severino Tarcício da Silva, o Dóda, e Aguinaldo Araújo pediram a obstrução da sessão.
O vereador Fábio Roxinho (PMDB) também pediu para se ausentar da sessão por motivos particulares. Como o presidente da Câmara Wagner Moura (PT) não estava na sessão, por motivos de saúde, e o parlamentar Fábio Moura (PROS) não estava no plenário no momento, não houve quórum. O vice-presidente César da Silva Nascimento (PDT), que conduzia a sessão, encerrou os trabalhos.
Comentários