Coluna Albatroz - edição 1298

Costa Norte
Publicado em 29/08/2014, às 15h53 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h23

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

BERTIOGA

Trânsito Duas das indicações apresentadas pela vereadora Marcia Lia (PRB) na sessão de terça-feira, 26, solicitam ações para melhorias no trânsito da cidade. Uma delas é para que a prefeitura refaça a sinalização de solo e a sinalização vertical das “lombofaixas” em cores contrastantes e reflexivas, com o objetivo de ser melhor visualizadas. Em outro trabalho apresentado na sessão, a vereadora solicitou com urgência, diante das melhorias com a duplicação da avenida Anchieta, a sinalização de trânsito horizontal e vertical nas ciclovias e ciclofaixas, principalmente nos pontos de término de duplicação de pista e rotatórias.

Pontos de ônibus A precariedade de alguns pontos de ônibus instalados na cidade têm preocupado os vereadores que, nas últimas sessões, têm apresentado trabalhos nos quais cobram ações para resolver a questão. Desta vez, o vereador Toninho Rodrigues pediu que a prefeitura crie um plano de manutenção dos pontos de ônibus da cidade. Os vereadores também lembraram a necessidade da padronização dos locais, com materiais adequados para o clima da região.

Segurança na rodoviária Procurado por moradores, o vereador Alecrim (PROS) solicitou providências para aumentar a segurança na rodoviária, ainda não inaugurada. De acordo com as denúncias apresentadas, o local tem sido utilizado para o consumo de drogas, além de ser depredado e alvo de furtos. Para coibir estas ações, o vereador solicita que a Secretaria de Segurança e Cidadania tome providências para proteger o patrimônio público.

Zoonoses I Cada vez mais preocupante, o estado do imóvel da Zoonoses na cidade motivou uma nova indicação por parte do Legislativo. O vereador Alecrim pediu pela reforma do local, contudo, os demais vereadores reforçaram o pedido de que o melhor mesmo é derrubar o atual imóvel e construir um novo. Os comentários foram motivados pelos problemas estruturais, nos quais se verificam vigas de madeira entre o teto e o piso em alguns pontos, aparentemente usadas para reforçar a sustentação do imóvel.

Zoonoses II O presidente da Câmara, Capellini, afirmou que a situação do imóvel felizmente não é refletida nas ações dos abnegados funcionários. Sobre a situação do prédio, ele foi taxativo: “Se o imóvel não fosse da prefeitura já teria sido interditado”. Citando ser esta a 50ª indicação de mesmo teor, o vereador tem esperanças que, desta vez, o Legislativo seja atendido.

Jardim Veleiros Os moradores de algumas ruas do Jardim Veleiros têm enfrentado uma série de problemas devido a necessidade de manutenção das vias e dos sistemas de rede de esgoto, viário e de iluminação pública. Procurada por seus habitantes, a vereadora Valéria Bento apresentou uma indicação na qual a manutenção destes sistemas no bairro, a fim de solucionar os problemas, que vêm causando risco à saúde dos moradores.

Presença Os moradores visitados pela vereadora, que conferiu de perto a situação no bairro, fizeram questão de comparecer à sessão. Com isso, os vereadores pediram que eles acompanhassem o andamento deste trabalho (o que pode ser feito, inclusive, pelo site do Legislativo, na busca pela indicação específica). Quem não pôde comparecer à sessão, pode conferir seu conteúdo, na íntegra, transmitido no dia seguinte pela TV Costa Norte (no mesmo horário da sessão) e também na internet, no endereço: www.youtube.com/user/tvcamarabertioga.

IML na cidade Atualmente, quem mora na cidade e necessita de atendimento após um acidente de trânsito ou de trabalho, agressões ou de exame de necropsia, precisa se locomover até o Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá e em um período complicado – das 7 às 11 horas da manhã. No intuito de ajudar a resolver este empecilho, o vereador Pacífico Jr. (PROS) apresentou uma indicação para viabilizar a instalação de um posto avançado do IML na cidade. Quem já passou por uma destas situações sabe o quanto a medida é importante.

Iluminação pública A precariedade de iluminação pública na área próxima à igreja Rocha Eterna, no antigo Citymar – atual Chácaras, preocupa o vereador José Feliciano (PTB). Em seu trabalho, ele pede que o Executivo instale luminárias no postes já existentes, para aumentar a segurança de quem transita pelo local.

Antigo Citymar O vereador Alemão (PROS) também solicitou melhorias para o bairro, que sofre com a falta de placas indicativas com os nomes das vias. Para isso, ele apresentou uma indicação para a colocação das placas com as nomenclaturas, facilitando a localização de todos os frequentadores do bairro.

Coleta O grande volume de lixo gerado no fim de semana e recolhido apenas às terças-feiras no bairro Boraceia foi verificado pelo vereador Luis Henrique Capellini (PROS). O risco de este quadro gerar riscos à saúde dos moradores foi observado pelo vereador em seu pedido para alterar a programação semanal de coleta de lixo no bairro, a fim de melhorar a eficiência do sistema. Hiato na saúde Uma preocupação apresentada pelos vereadores durante a sessão foi a situação da saúde no município, com a mudança da gestão do hospital e demais serviços que estavam a cargo da Fundação ABC. A troca acontece já no dia 1º de setembro, porém, o destino dos atuais funcionários tem gerado insegurança e, de acordo com reclamações, problemas no atendimento. Os vereadores cobraram um plano emergencial para lidar com esta situação.

Pela educação I As constantes solicitações dos vereadores sobre o transporte escolar no município teve resposta por parte do Executivo. O secretário de Educação Ivan de Carvalho enviou um documento de prestação de informações sobre o assunto. Segundo o levantamento apresentado, que relaciona a distância da moradia do aluno com a escola em que ele estuda, há uma diferença que deve motivar um recadastramento, no mês de setembro. Pela legislação, o transporte gratuito é cedido a alunos que residam há mais de dois quilômetros de distância da escola.

Pela educação II O vereador Alemão questiona a situação de crianças que não se enquadram neste perfil do benefício, dificultando o acesso à educação. Os vereadores criticaram a atual postura do secretário, antes ferrenho nas cobranças ao Executivo. Ainda assim, os parlamentares esperam atitudes que o façam ser “aplaudido de pé”.

Início e fim Novamente, a sessão iniciou com um atraso de aproximadamente 20 minutos, o que causou a impaciência dos vereadores que aguardavam no plenário. A vice-presidente da Câmara Valéria Bento chegou a dar início à sessão, mas foi imediatamente interrompida pelo presidente Capellini. Em seguida, a sessão tramitou normalmente e teve duração de quase quatro horas.

Homenagem O advogado José Cláudio de Abreu recebeu uma homenagem elaborada pelos vereadores Pacífico Jr. (PROS) e Valéria Bento (PMDB). Ambos disseram estar orgulhosos em conhecer alguém como o advogado. Todos os vereadores teceram elogios a José de Abreu, tido como um grande amigo de todos e sempre disposto a ajudar quem precisa.

Apoio Recebeu moção de congratulações do vereador Alemão (PROS). o projeto da orquestra Acica, desenvolvido com jovens para a difusão da educação musical, Alemão (PROS). Subscrito pelos vereadores presentes, um dos principais objetivos desta moção é despertar os comerciantes para este trabalho, realizado pelo maestro Joel Gonzaga e sua mulher Gilseli. A iniciativa busca apoio para prosseguir com seu trabalho de desenvolvimento artístico-cultural gratuito.

Pesar A morte do empresário Antonio Ermírio de Moraes foi lembrada pelo vereador Toninho Rodrigues (DEM), que apresentou uma moção de pesar pela perda. Conhecido por sua dedicação ao trabalho e ações filantrópicas, Antonio Ermírio seguiu o legado de sua família em Bertioga, que foi responsável pela primeira policlínica instalada na cidade. Em respeito a sua memória, foi realizado um minuto de silêncio durante a sessão.

CUBATÃO

Investigação

Durante a sessão de terça-feira, 26, a Câmara aprovou a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para investigar possíveis irregularidades no cemitério municipal. A proposta do vereador Ivan Hildebrando (PDT) foi motivada pelo desaparecimento dos restos mortais de Luiz Antônio dos Reis Neto, falecido há três anos. A esposa de Luiz Antônio, a funcionária pública Roberta Reis, alega que no dia 9 de agosto foi ao cemitério para limpar a gaveta do marido, mas no túmulo dele estava a foto e o nome de outra pessoa.

Arquivamento

Por sete votos a dois, e uma abstenção, foi aprovado o relatório do vereador Jair Ferreira Lucas (PT), o Jair do Bar, que solicita o arquivamento completo das denúncias feitas por Ricardo Santos Araújo contra a prefeita Márcia Rosa de Mendonça Silva (PT) e o vice Donizete Tavares do Nascimento (PSC). A votação ocorreu na última sessão de terça-feira, 26. O pedido de impeachment, baseado na série de acusações feitas pelo munícipe contra os chefes do Executivo municipal, culminou na abertura de uma Comissão Processante (CP).

Encontro temático

Na quinta-feira, 21, a Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar da Vida Animal da Câmara de Cubatão promoveu o I Encontro Temático, que discutiu a logística reversa de resíduos sólidos e a gestão compartilhada. O vereador Ivan Hildebrando (PDT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar da Vida Animal e idealizador do encontro abriu os trabalhos com a leitura de uma carta compromisso, em que expõe a importância da questão ambiental para o futuro das novas gerações.

NACIONAL

Tsunami à vista I

Entre cardeais do PT e do “ninho dos tucanos’’, o grande temor é que a candidata Marina Silva se transforme num enorme tsunami eleitoral. Que repita o fenômeno Tiririca nas eleições de São Paulo, em 2010. Tudo está indicando que ela vai ser o desaguadouro dos votos de um bom número de desiludidos com as administrações de oito anos de FHC e doze anos do PT – oito de Lula e quatro de Dilma. Soma–se a eles parte dos que pretendem votar em branco, anular o voto ou que estão em cima do muro. São os eleitores cansados da velha política e que querem mudanças. São aqueles que não aceitam mais a polarização entre PT e PSDB, que domina o cenário político nacional há vinte anos.

Tsunami à vista II Tentar diminuir Marina com o argumento de que não está preparada para assumir a Presidência da República não deve funcionar. Os presidenciáveis Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ter que trabalhar muito, muito mesmo, para barrar o turbilhão Marina, que desponta no horizonte do cenário político–eleitoral do Brasil. Ela também é carismática, evangélica, tem postura messiânica, semblante de mulher sofrida, marcada por doenças adquiridas nas florestas do Acre, como malária e febre amarela, além de problemas alérgicos. Sabe se comunicar. Portanto, uma barreira de difícil superação.

Voltou atrás

O senador Pedro Simon voltou atrás em sua decisão da semana passada, e anunciou que vai concorrer à reeleição de senador pelo PMDB do Rio Grande do Sul e tentar chegar ao seu quinto mandato consecutivo. Assim agiu para “ajudar” Marina Silva na sua caminhada para vencer as eleições presidenciais de outubro. Simon entra na vaga aberta com renúncia à disputa ao Senado do deputado Beto Albuquerque, escolhido para ser companheiro da chapa de Marina. Além de ajudar Marina, Pedro Simon prometeu, caso eleito, a lutar pela imediata reforma política, para moralizar as relações entre os poderes Executivo e Legislativo.

TSE veta Arruda Uma bomba explodiu na noite de terça-feira, 26, no cenário político do Distrito Federal: o Tribunal Superior Eleitoral manteve, por 6 votos a um, a decisão do TRE, que considerou inelegível o ex-governador José Roberto Arruda com base na Lei da Ficha Limpa. Ele, candidato do PR, deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal e poderá continuar a fazer campanha enquanto a questão não for julgada pela mais alta corte do país. Pesquisa do Ibope, divulgada na tarde de terça-feira, apontou Arruda com 37% das intenções de voto. Atrás estão o governador Agnelo Queiroz (PT), que concorre à reeleição, e Rodrigo Rollemberg (PSB), com 16 % cada um.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!