Coluna Albatroz - edição 1275

Costa Norte
Publicado em 21/03/2014, às 12h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h16

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

BERTIOGA

Herói de farda Uma homenagem feita ao cabo Marcelo dos Santos, o bombeiro que salvou cinco pessoas no dia 12 de janeiro, emocionou a todos os presentes na Câmara Municipal, na terça-feira, 18. Marcelo recebeu uma moção de congratulação, apresentada pelo vereador Pacífico Junior (PROS), em nome de todos os nove vereadores. O resgate de uma família inteira aconteceu na praia da Enseada, no centro de Bertioga, e foi filmado pelo próprio bombeiro com uma câmera acoplada a seu capacete.

Tira daqui... Também em conjunto com os outros vereadores, Pacífico pediu ao Executivo que realize a doação de carteiras, cadeiras e outros equipamentos escolares, substituídos por novos no início do ano letivo.

...põe ali O parlamentar afirma ter visto reportagem sobre diversas escolas do Brasil que deixam de ter aulas em decorrência da falta desses equipamentos e que podem receber a ajuda do município.

Sinalização tecnológica O vereador Alemão (PROS) reivindica ao Executivo que estude maneiras de deixar a sinalização horizontal de trânsito (lombadas, lombofaixas, quebra-molas e faixas de pedestres) mais moderna. Em substituição aos equipamentos em concreto, o parlamentar sugere que utilizem produtos de plástico e, também, redutores de velocidade removíveis. De acordo com Alemão, a medida reduziria os gastos com pintura e facilitaria as obras urbanas.

Transporte acessível Moradores da rua Manoel Gajo, no bairro Jardim Vicente de Carvalho, têm que andar mais de um quilômetro para chegar ao ponto de ônibus mais próximo. Além do cansaço, eles enfrentam alagamentos e ruas esburacadas. Para reverter a situação, a vereadora Marcia Lia (PRB) fez indicação para que duas linhas da Viação Bertioga (01 e 07) mudem o trajeto e sigam até o final da rua Manoel Gajo, ou então, que se coloque uma linha integrada no bairro.

Fora da lei O vereador Toninho Rodrigues (DEM) reclama da falta do cumprimento da Lei nº 054/93, que dispõe sobre a limpeza de terrenos, construção de muros e passeios; e da Lei nº 316/98, que institui o Código de Obras e Edificações. De acordo com Toninho, a prefeitura deve cobrar dos setores competentes a aplicação imediata das leis para que a cidade fique mais bonita e agradável.

Sem deslocamento O vereador Alecrim (PROS) reivindica ao Executivo um estudo para implantação de uma escola de educação infantil (4 a 6 anos) no bairro Jardim Vicente de Carvalho, para evitar que as crianças desta faixa etária se desloquem até o centro da cidade para estudar.

Toque de recolher

Após ataque a um ônibus municipal em Vicente de Carvalho, no Guarujá, moradores do local postaram nas redes sociais informações sobre um possível toque de recolher. De acordo com estas publicações, a partir das 18 horas da última quarta-feira, 19, as pessoas não poderiam sair nas ruas. Na dúvida, comerciantes fecharam as lojas e as ruas ficaram vazias. A polícia nega que tenha ocorrido qualquer operação.

Conseg... consegue? Em meio a gritos, acusações e ‘alto lá’, cerca de 20 moradores participaram da 3ª reunião ordinária do Conselho de Segurança (Conseg) de Bertioga. Moradores de bairros como Indaiá e Boraceia estavam indignados com a falta de segurança e exigiam explicações do presidente do conselho, José Martins, que rebateu também em tom de voz alto. E assim seguem as reuniões do Conseg, com poucas (ou nenhuma) soluções.

Catarata Quem tem mais de 60 anos e problemas de visão deve comparecer no Ambulatório de Oftalmologia de Bertioga (rua Rafael Costabile, 643), para participar da campanha da catarata, no próximo sábado, 9, das 8 às 12 horas. Os exames são realizados no local e quem for diagnosticado com a doença será encaminhado pelo médico para a cirurgia gratuita, no Hospital de Bertioga.

REGIÃO

Bicicletas elétricas As bicicletas elétricas desprovidas de acelerador não pagarão mais tarifa de embarque nas Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo. Desde a quarta-feira, 19, o benefício da gratuidade, até então concedido apenas para as bicicletas convencionais, vale para as denominadas bicicletas de pedal assistido. Com a mudança, o embarque desses usuários deverá ser feito exclusivamente pela área destinada aos ciclistas. A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, que administra as travessias, instalará sinalização indicativa e disponibilizará funcionários para orientação.

SANTOS

Parque tecnológico

A Fundação Parque Tecnológico de Santos funciona, desde quinta-feira, 20, no 4º andar do prédio do Cais (Centro de Atividades Integradas) Colégio Santista, à rua Sete de Setembro, 34, Vila Nova. Até então, a sede da autarquia municipal estava instalada em um prédio alugado pela prefeitura, na rua Brás Cubas. Em razão da mudança, o atendimento telefônico (3221 8382) não estará funcionando nos próximos 15 dias. Contatos devem ser feitos pelo e-mail [email protected]

Litoral sustentável O Projeto Litoral Sustentável - Desenvolvimento com Inclusão Social, iniciativa do Instituto Pólis, em convênio com a Petrobras, lança, no próximo dia 26 (quarta-feira), as Agendas de Desenvolvimento Sustentável: contribuições para a Baixada Santista e litoral norte de São Paulo. O evento ocorre às 17 horas, na Unimonte, rua Comendador Martins, 52, e será aberto ao público.

Litoral sustentável II As publicações produzidas ao longo de dois anos trazem contribuições para o desenvolvimento integrado da região e dos municípios. As ações contidas nas agendas foram elaboradas a partir dos diagnósticos urbanos socioambientais; estudos; análises técnicas; e das inúmeras propostas oriundas da sociedade civil. Gestores municipais da Baixada Santista e litoral norte, além dos governos do estado e federal, também colaboraram com sugestões.

Litoral sustentável III Além de apresentar a caracterização da região da Baixada Santista e litoral norte, as agendas mostram, também, os desafios para o desenvolvimento sustentável da região, e levam em conta as potencialidades que podem ser exploradas dentro do território.

Motoboy identificado I Estabelecimentos comerciais de Santos com serviço de motoboy serão obrigados a fornecer crachás com identificação aos profissionais. A Lei Municipal nº 2.969 foi sancionada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e publicada no Diário Oficial, na edição do dia 14 de março. Pela nova legislação, o crachá deverá conter o logotipo do estabelecimento comercial e foto, além de nome e número da cédula de identidade do profissional.

Motoboy identificado II A identificação deverá ser fornecida pela empresa contratante. Ainda conforme a nova lei, o uso do crachá será obrigatório e o mesmo deverá ser utilizado pelo motoboy em local de fácil visualização. O poder Executivo regulamentará o uso do documento no prazo máximo de 120 dias.

CUBATÃO

Ala de queimados Cubatão pode ganhar uma ala para tratar de queimados ainda este ano. A informação é do secretário municipal de Saúde Carlos Alberto Yoshimura, fornecida durante audiência pública da saúde, na segunda-feira, 17, na Câmara. A ala de queimados é uma reivindicação dos vereadores e foi apresentada por meio de requerimento pelo vereador Ricardo de Oliveira (PMDB), em fevereiro.

Programa Serra do Mar

Os vereadores de Cubatão apresentarão à prefeita Marcia Rosa uma proposta para resolver o impasse da construção de habitações a moradores da Água Fria: a destinação de um terreno do Jardim Casqueiro à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A proposta decorreu de uma reunião na Câmara entre todos os parlamentares e o coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, Fernando Chucre.

Recuperação ambiental

O vereador César da Silva Nascimento (PDT) entregou ofício a Fernando Chucre, no qual pede providências em relação a problemas enfrentados pelos moradores do Bolsão 7, transferidos pelo programa Serra do Mar. No documento, o parlamentar pede que sejam consertadas rachaduras nas paredes, e que as bocas de lobo sejam limpas, entre outros serviços.

SÃO SEBASTIÃO

Balneário

O parlamentar Gleivison Gaspar, o professor Gleivison (PMDB), apresentou requerimento, na última sessão do dia 18, no qual pede informações sobre os valores arrecadados na entrada do Balneário dos Trabalhadores, nos últimos 30 dias, e o destino dessa verba. Em sua opinião, parte do dinheiro deveria ser investida no próprio local.

Balneário II

O assunto entrou em discussão na sessão e o vereador foi informado de que cada ônibus de excursão paga R$ 500 reais pela permanência e os micro-ônibus custam R$ 300. Tentando responder parcialmente o requerimento, a parlamentar Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PROS) disse que os valores recebidos são direcionados para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano. Para Solange, esses veículos deveriam pagar mais caro, já que os turistas de um dia, segundo ela, deixam muito lixo no município.

Balneário III O vereador José Reis (PSB) também apoiou o documento. Ele esclareceu que há um funcionário concursado no Balneário dos Trabalhadores, responsável por controlar a entrada dos veículos por meio de bilhetes. Já o parlamentar Marcos Fuly (PP) informou que em conversa com o prefeito, sugeriu a instalação de catraca eletrônica.

Transporte de estudantes Durante a sessão legislativa realizada dia 18, o parlamentar Ercílio de Souza (SDD) pediu apoio ao prefeito por meio de requerimento para que interceda junto à empresa Ecobus, com objetivo de atender os estudantes que moram no Sertão de Barra do Una, conhecido como “QG”. Ele explica que os alunos têm que caminhar mais de três quilômetros da pista até o referido local, por falta de transporte coletivo. Na propositura, aprovada por unanimidade de votos, o vereador questiona se há possibilidade de a prefeitura e a empresa de ônibus elaborarem estudos no sentido de disponibilizar um veículo para atender a população local.

Agentes de trânsito

Preocupado com os transtornos que a população da região central tem enfrentado nos dias de feriados e temporada, quando longas filas de veículos invadem os bairros do centro da cidade, o vereador Marcos Tenório (PSC) enviou um requerimento ao prefeito, questionando a possibilidade da realização de um convênio entre a prefeitura e o governo estadual para amenizar a situação.

Agentes de trânsito II No documento, Tenório quer informações sobre se a administração municipal pode firmar uma parceria para a contratação de profissionais de trânsito temporários, com o objetivo de organizar e fiscalizar a fila da balsa durante tais períodos. Ele argumenta que processo semelhante ocorre com a contratação dos guarda-vidas, por meio do Corpo de Bombeiros; na opinião dele, a iniciativa é uma forma de tentar controlar o tráfego de veículos, que durante essa época do ano, torna-se muito mais intenso.

BRASIL

Fim do mensalão

Com a realização de 69 sessões, em sua maioria tensas, durante 19 meses, o Supremo Tribunal Federal encerrou, dia 13, o julgamento do escândalo de compra de apoio parlamentar no primeiro mandato de Luiz Ignácio Lula da Silva – o chamado processo do mensalão do PT. Foi o mais longo e um dos mais importantes julgamentos da história da Suprema Corte. Ele terminou com o saldo de 24 réus condenados: oito em regime de prisão fechado, 12 semiabertos e quatro com penas alternativas. Entre os condenados estão o ex–chefe da Casa Civil José Dirceu e nove ex-deputados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!