Coluna Albatroz - edição 1257

Costa Norte
Publicado em 14/11/2013, às 20h42 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h10

FacebookTwitterWhatsApp

CUBATÃO

Sem cartório Os parlamentares de Cubatão lamentaram, durante a sessão ordinária de terça-feira (12), a saída do cartório eleitoral da cidade. Os eleitores são atendidos, agora, nos cartórios de Santos, São Vicente e Guarujá. "Cubatão merece respeito, mas está voltando a ser um distrito. Não podemos deixar que isso aconteça", declarou o presidente da Casa, vereador Wagner Moura (PT). Entrega de liderança O vereador Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando, abandonou a liderança do governo Marcia Rosa (PT) na Câmara. Ele anunciou sua saída na sessão de terça (12), utilizando os 10 minutos a que tem direito para explicação pessoal. "Entrei pela porta da frente e sairei da mesma forma, de cabeça erguida", disse. Bem-estar animal A Frente Parlamentar em Defesa da Vida e do Bem-estar Animal marcará uma reunião com a Secretaria de estado de Habitação e com a CDHU para cobrar rapidez na construção de um abrigo para os animais abandonados de Cubatão.

Limpeza de rios Essa semana, a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que busca o desassoreamento dos rios de Cubatão ganhou uma aliada, a prefeita Marcia Rosa. Ela participará, juntamente com os vereadores, de uma reunião com o secretário de estado de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, no próximo dia 18, em São Paulo.

GUARUJÁ

Novo hospital A prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito (PMDB), o secretário de Saúde, Daniel Simões, o presidente da Câmara, Marcelo Squassoni, e o presidente da mantenedora do Hospital Santo Amaro (HSA), Urbano Bahamonde, se reuniram na quarta-feira (13), com o secretário-adjunto da Saúde do estado, Wilson Pollara. Novo hospital II Antonieta reivindicou ajuda e celeridade nas tratativas para a abertura do novo hospital, em Vicente de Carvalho, e solicitou ainda mais quatro novas ambulâncias; a cessão do terreno (Triângulo entre Av. Santos Dumont e rua Independência, antiga Sudelpa) para construção do novo pronto socorro, que substituirá a UPA São João, além de mais verbas para compras de medicamentos.

Novo hospital III Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Saúde do estado, todas as reivindicações serão atendidas, apenas o número de ambulâncias ainda será definido. Sobre a abertura do futuro hospital, Pollara deu uma ideia de como funcionaria os dois hospitais na cidade. Novo hospital IV “O Santo Amaro será um hospital “estruturante” que atenderá casos mais complexos como de miocárdio, por exemplo, enquanto o de Vicente de Carvalho, será um hospital de retaguarda, chamado “satélite”, que receberia casos de mais simples, como uma hérnia”, exemplifica. No Emílio Ribas Ainda sobre atendimento hospitalar, Pollara disse que o governo do estado deve ampliar e abrir mais 100 leitos no Emílio Ribas, para que hospital atenda outras especialidades além de infectologia, como cardiologia, por exemplo, e, assim atender melhor as necessidades da população de Guarujá e municípios vizinhos.

Para o HSA Sobre o auxílio ao Santo Amaro, o presidente da Câmara, Marcelo Squassoni, propôs a prefeita que a verba, que sobrou deste ano do Legislativo seja repassada ao hospital e não simplesmente devolvida ao Executivo. “A prefeita imediatamente aceitou, pois entende que o hospital presta um serviço à população”, elogiou. Rede de esgoto Para melhorar a qualidade de vida da população da Vila Edna e da Vila Zilda, a prefeitura informa que autorizou, na tarde de terça-feira (12), a Sabesp a iniciar as obras para implantação de rede de esgoto nos dois bairros, em uma ação que será fiscalizada de perto pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, visando garantir a qualidade dos serviços prestados pela concessionária. O início das obras para nas ruas dos dois bairros está programado para a próxima segunda-feira (18).

Refis prorrogado O prazo de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal, o Refis foi prorrogado. Os contribuintes inscritos na Dívida Ativa do município têm até o dia 9 de fevereiro de 2014 para aderirem ao programa. A ideia é dar oportunidade para regularização fiscal ao maior número de contribuintes em situação de inadimplência.

BERTIOGA

Jardim Ana Paula A fim de discutir possibilidades para a formalização de um acordo com a Serramar Empreendimentos Imobiliários, representantes da prefeitura de Bertioga, da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Habitação estarão reunidos com a comunidade do bairro Jardim Ana Paula para discutir e definir sobre o acordo proposto pela detentora da posse do imóvel.

Jardim Ana Paula II O encontro será realizado às 20 horas de segunda-feira (20), em um galpão localizado na rua C, nº 11, ao lado do depósito de materiais para construção Brutos, próximo à rodovia Rio-Santos (SP-55). A área em litígio mede 191.602 m², no núcleo Jardim Ana Paula.

Moções Mais uma vez, a apresentação dos trabalhos dos vereadores de Bertioga começou com mais de uma hora de atraso, pelo presidente da Casa. O motivo, como de costume, foi o alto número de moções dos parlamentares, desta vez, cinco.

Moções II Um dos momentos curiosos foi durante discurso de um dos homenageados, que destacou uma ação de amigos evangelizadores, que estaria “pregando a palavra de Deus em Estocolmo, na Rússia.” O problema é que Estocolmo é a capital e maior cidade em número de habitantes da Suécia.

Moções III Uma moção representativa foi proposta pela vereadora Valéria Bento (PMDB), em homenagem à Defesa Civil, na figura do diretor do órgão, Plínio Aguiar. “Aqui vai nosso agradecimento pelo exemplo de dignidade, superação e persistência, reiterando nossos votos de saúde e sucesso em sua função, que nos transmite sempre uma maior percepção de segurança”, disse a vereadora.

Moções IV Durante os comentários, os vereadores lembraram, também, as ocorrências atendidas pela Defesa Civil, como os atendimentos durante os alagamentos ocasionados pelas chuvas no bairro de Vicente de Carvalho II, e a queda de árvores no Indaiá. Eles ainda elogiaram o desempenho da equipe, citando a rapidez nos atendimentos.

Orquidófilo Admirador das orquídeas, Toninho Rodrigues (DEM) apresentou indicação para que a prefeitura inclua no calendário oficial do município o evento do Núcleo de Orquidófilos de Bertioga (NOB), ou seja, a Exposição de Orquídeas e Bromélias que o grupo organiza já há cinco anos, no Forte São João.

Sem abandono Já o vereador José Feliciano (PTB) enviou indicação de projeto de lei para o Executivo com o objetivo de que sejam retiradas as embarcações abandonadas em áreas públicas e áreas de preservação ambiental. De acordo com ele, esses equipamentos causam transtornos à população.

Limpeza e desobstrução Por outro lado, em continuidade a seus trabalhos voltados a serviços de melhoria nas vias, Edvaldo Alecrim (PROS) pediu: limpeza das calçadas da rua Engenheiro José Sanches Ferrari; desobstrução de tubulação de esgoto na rua Projetada B1, na altura do número 24; limpeza e desobstrução de vala e retirada de entulhos na rua Albino Luiz Caldas, na altura do número 2700, todos no bairro Vicente de Carvalho II.

Limpeza e desobstrução II Na mesma linha, em virtude de reclamação de moradores e em visita ao local, o vereador Alemão (PROS) pede a roçada de mato na estrutura antiga do Terminal Turístico do Jardim Rafael. Além disso, ele fez indicação para que sejam realizados o nivelamento da rua Sete e outras vias em mau estado de conservação, na Chácaras Vista Linda. O parlamentar também apresentou trabalho para que o Executivo providencie a colocação de banheiros móveis nas áreas de maior adensamento populacional, como as orlas das praias de Bertioga.

Em exercício Presidente da Casa, o vereador Luís Henrique Capellini (PROS) fez indicação referente ao programa Academia da Saúde, do governo federal, que será instalado, em breve, na UBS Boraceia. Este projeto, criado em 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população, a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e pessoal qualificado para orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis.

Em exercício II Como o projeto inicial da prefeitura de Bertioga prevê a instalação da Academia da Saúde na UBS Boraceia, o que limitará o crescimento da própria unidade de atendimento médico, o parlamentar solicitou que o equipamento seja construído na praça localizada ao lado do campo de futebol do Independente, no mesmo bairro.

Boas-vindas Após o licenciamento do tucano Ivan de Carvalho, que assumiu a Secretaria de Educação, Márcia, do Verdes Mar (PRB), finalmente, pode exercer a suplência. Logo na chegada, a vereadora, que ainda não apresentou indicações, falou em lutar pelo bairro onde reside, o Jardim das Canções.

Boas-vindas II Márcia também destacou o poder das mulheres nesta legislatura, agora que estará ao lado das ‘irmãs gêmeas’ Valéria Bento e Beth Consolo (DEM). “Na próxima sessão, apresentarei duas indicações que ainda prefiro não revelar”, disse ela, que também pretende lutar pela implantação de uma Delegacia da Mulher no município.

10 km de trilhas Conforme antecipado já há duas semanas pelo JCN, quem gosta de fazer trilhas e praticar ecoturismo e não quer sair do estado vai ganhar mais opções de passeios legais em Bertioga. O secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas anunciou quarta-feira (13), a implantação de 10 km de trilhas no Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb). O anúncio foi feito durante a posse do novo secretário de Educação de Bertioga Ivan de Carvalho, no paço.

10 km de trilhas II “Vamos abrir para visitação as belezas que temos aqui no Restinga de Bertioga. Investir no ecoturismo é gerar emprego e renda para a população local e garantir a prevenção da biodiversidade”, afirmou Bruno Covas. A iniciativa foi estabelecida pelo plano emergencial do Perb. Ao todo, serão abertas cinco trilhas para visitação.

Embarcações A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga informa que vai realizar fiscalização quanto à velocidade das embarcações que circulam pelo Canal da cidade. A ação acontece no final de semana, inclusive neste feriado de sexta-feira (15).

Embarcações II Os guardas ambientais estarão munidos de equipamento que mede a velocidade das embarcações, fazendo valer o convênio firmado com a Marinha, pelo qual a municipalidade fiscaliza e informa à Capitania dos Portos, em caso de abuso por parte dos proprietários de embarcações.

Embarcações III O excesso de velocidade das embarcações, além de interferir na segurança, provoca marolas, isto é, ondas que se formam na superfície da água, que prejudicam a vegetação das margens, podendo interferir em ecossistemas importantes, como o mangue.

Embarcações IV Vale ressaltar que a velocidade máxima no Canal de Bertioga e nos rios é de oito nós. Já fora de fundiadores (área de manobra para atracação) e em garagens náuticas é de dois nós. Denúncias podem ser feitas pelo 3317-7073.

Site da Saja II A presidência da Sociedade Amigos do Jardim Albatroz-II, a Saja II, informa que a comunidade já conta com um site da entidade (http://saja-2.simplesite.com.br/), que traz informações e fotos que visam facilitar o trabalho de comerciantes, moradores e interessados do bairro.

Palestra adiada A CDL Bertioga informa que a data da palestra do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, intitulada ‘Técnicas de Vendas’, antes marcada para ocorrer dia 19/11, foi alterada para o dia 27/11, das 19 às 21h, no auditório da CDL (Av. Anchieta, 1189). Detalhes: 3317-7575.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!