Coluna Albatroz - edição 1244

Costa Norte
Publicado em 16/08/2013, às 18h56 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h21

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

REGIÃO

Uip na Saúde O médico infectologista David Uip é o novo secretário de estado da Saúde. Ele aceitou o convite do governador Geraldo Alckmin para assumir o cargo, antes ocupado pelo professor Giovanni Guido Cerri.

Uip na Saúde A expectativa na Baixada Santista é que com a nomeação de Uip, a pasta receba mais atenção na região. Isto porque o médico é o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, cujo Guarujá concentra uma unidade. Uip também é professor titular de infectologia da Faculdade de Medicina do ABC.

10 anos A equipe gestora do Programa Escola da Família (PEF) em Caraguá, professores e universitários bolsistas participam, neste sábado (17), da comemoração dos 10 anos da criação do projeto, em São Paulo. O encontro começa às 8h, no Parque Água Branca e contará com a presença do governador Geraldo Alckmin, que anunciará a reestruturação do PEF.

Detran alerta O Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) alerta para um novo e-mail falso que circula na internet, desta vez, sobre a suposta clonagem de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). A mensagem pede que o condutor abra um arquivo anexo – que diz ser um relatório de investigação do caso – e o orienta a entrar em contato em até 48 horas.

Detran alerta II O Detran.SP informa que uma CNH só é cancelada quando obtida de forma fraudulenta. O que existem são bloqueios que impedem a renovação do documento. O órgão ainda esclarece que não envia e-mails para os cidadãos, exceto nos casos de resposta às manifestações enviadas a seus canais de atendimento (Disque Detran, Fale com o Detran e Ouvidoria).

GUARUJÁ

Reunião Neste sábado (17), o PRB realiza, a partir 9h30, na Câmara de Guarujá, o encontro regional do partido. Para o evento são esperadas presenças ilustres da política estadual.

Emancipação do Distrito Na terça-feira (13) foi criada na Câmara uma comissão de assuntos relevantes para discutir propostas para a emancipação do Distrito de Vicente de Carvalho. À frente do grupo está o vereador Mário Lúcio da Conceição (PR), que declarou que pretende atender o desejo da população da região. "Temos que ouvir todos os setores da sociedade e estudar a viabilidade econômica dessa medida”, explica.

Emancipação do Distrito II Empresários, comerciantes e profissionais liberais do distrito integram um movimento criado há cerca de duas semanas, para coletar assinaturas de cidadãos favoráveis à emancipação do distrito. Intitulado Movimento para a Emancipação de Vicente de Carvalho (MEVC), o grupo afirma que é apartidário.

Emancipação do Distrito III A comissão terá 180 dias para promover reuniões e audiências, até chegar a uma conclusão sobre o assunto.

Extraordinária Votado na quarta-feira (14), durante sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 013/2013, de autoria do Executivo, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 146/2013, que foi aprovada em julho e voltou a Casa para novos ajustes no Programa de Refinanciamento de Débitos (Refis).

Extraordinária II A polêmica da votação ficou por conta da rejeição das emendas apresentadas, que impediam a cobrança dos honorários advocatícios, a chamada “sucumbência”, sobre o valor da dívida renegociada. Apenas os vereadores Edilson Dias (PT) e Valdemir Batista Santana (PSB), foram favoráveis a aprovação das emendas que protegiam a população.

A casa Khalil Também durante a última sessão, manifestantes foram para as galerias pedir a exoneração da chefe de Gabinete da prefeita Maria Antonieta, Fátima Khalil. Registrada por todos os jornalistas presentes, as imagens devem ilustrar os jornais semanais da região, assim como estiveram presentes no noticiário da rede Tribuna de televisão, naquela mesma noite e no dia seguinte. Mas, parece que uma tal foto, publicada nas redes sociais por um funcionário do Legislativo, foi o que realmente aborreceu a prefeita.

A casa Khalil II O tal funcionário, recebeu um telefonema da prefeita – a própria!!! - reivindicando a retirada da imagem do ar. A foto sumiu, claro, mas ficou no ar muita vergonha pela atitude da toda poderosa e nada democrática prefeita Maria Antonieta de Brito. Desse jeito, vai mal...

Sindserv recorre A liberação do FGTS dos 6 mil servidores municipais de Guarujá aguarda julgamento de recurso, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP). A ação coletiva do sindicato da categoria (Sindserv), protocolada em 2 de maio, na 3ª Vara do Trabalho da cidade, foi julgada procedente apenas em parte, no dia 22 de julho.

Sindserv recorre II O sindicato pretende liberar cerca de R$ 400 milhões por conta da conversão do regime jurídico da categoria, que passou, em 1º de janeiro, de celetista para estatutário. O juiz Marcelo Azevedo Chamone condenou a prefeitura a proceder as alterações necessárias na CTPS do funcionalismo.

Sindserv recorre III O magistrado entendeu, por outro lado, que os depósitos não podem ser sacados, na Caixa Econômica Federal, em caso de mudança de regime jurídico. Para o advogado do sindicato Fábio Moya Diez, a decisão judicial “contraria entendimento de tribunais superiores. A matéria já está pacificada, possibilitando o saque por causa da mudança de regime”.

CUBATÃO

Incêndio Os vereadores receberam, na manhã de quarta feira (14), um grupo de moradores vítimas do incêndio que atingiu a Vila Esperança, no último domingo (11). Os parlamentares ouviram as reivindicações dos moradores e, após o encontro, foram até a Secretaria Municipal de Assistência Social verificar a situação e cobrar providências.

Incêndio II O secretário de Assistência Social Genivaldo Linhares Brandão afirmou que está cruzando os dados dos atingidos com as informações do cadastro único. Até quarta-feira (21), ele dirá se os moradores, vítimas do incêndio, têm direito aos benefícios sociais, como Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Incêndio III A comissão de moradores foi recebida no gabinete do presidente da Câmara, vereador Wagner Moura (PT). Os parlamentares Jair Ferreira Lucas (PT), o Jair do Bar; César da Silva Nascimento (PDT); Fábio Roxinho (PMDB); Ademário da Silva Oliveira (PSDB); Fábio Moura (PSDB); Severino Tarcício da Silva (PSB), o Dóda; e Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando, participaram do encontro.

Painel Cetesb O vereador Fábio Moura (PSDB) quer a reativação do painel da Cetesb, do centro da cidade. O painel informa a qualidade do ar de Cubatão. O pedido foi feito por meio de requerimento, aprovado durante a sessão de terça-feira (13). O documento também questiona a prefeitura sobre a razão de o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) ter ficado paralisado por oito anos.

Cotia Pará Ivan Hildebrando disse, no plenário da Câmara, durante a 23ª sessão ordinária, que o Executivo acertou ao fazer uma parceira com a Unimonte S.A. Segundo ele, a área de pouco mais de 4.000m² está abandonada. Naquele local, será construído o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) que, depois de tratados, serão devolvidos à natureza. ESPORTES A secretária de Esportes Rene Castro recebeu os atletas da cidade no Bloco Cultural na terça (13). Ao lado do vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento, ela entregou aos atletas os prêmios pela participação nos Jogos Regionais em Barueri, no último mês. Estiveram presentes ao encontro os vereadores Wagner Moura, Cesar da Silva e Roxinho. BERTIOGA

Reatando os laços Meio que balançados desde as eleições municipais do ano passado, Orlandini e Alckmin se aproximaram. Orlandini foi convidado pelo governador, na última quinta-feira (15), para um jantar na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, como dois bons caipiras que afinaram os bicos. Reatando os laços II Prova de que o governador já vê o prefeito Orlandini com bons olhos é a liberação de vários convênios para o município, dentre eles, os de escolas e creches. Ainda virão mais recursos, até junho de 2014, segundo anunciou o secretário da Casa Civil Edson Aparecido. A procura Quem anda namorando o prefeito Orlandini é o atual ministro da Saúde Alexandre Padilha, que atendeu todos SOS solicitados pelo município para a área da saúde, e se colocou à disposição para as demandas que o município venha solicitar.

O dia do fico Diferentemente da vereadora Valéria Bento (PMDB), que vai para a Secretaria de Assistência Social, mas ainda não sabe quando, o vereador Pacífico Jr. (PSDB) confirmou, com exclusividade para o Jornal Costa Norte, antes da sessão de terça-feira (13) da Câmara Municipal, que não trocará a cadeira legislativa pela caneta da Secretaria Municipal de Turismo, conforme especulado nas últimas semanas pela imprensa local.

O dia do fico II Segundo Pacífico Jr., o fato se dá pela finalidade pela qual ele foi eleito. “O povo me escolheu para representá-lo na Casa de Leis e é isso que eu farei pelos próximos anos do meu mandato”. Assim, quem continua à frente da pasta é o fotógrafo Dú Zuppani, pelo menos por enquanto.

Sem açúcar Com enfoque nos trabalhos de valorização às ações preventivas na área da saúde, a vereadora Beth Consolo (DEM) apresentou indicação para que conste no calendário municipal o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14 de novembro. A doença é bastante comum no mundo, atinge 9% da população adulta e, segundo projeção, até 2025, mais de 380 milhões de pessoas terão diabetes. No Brasil, o diabetes afeta 14% da população.

O “iluminado” O vereador Edvaldo Alecrim (PR) apresentou indicação para que seja feito serviço de reparos em iluminação pública na esquina das ruas Francisco Pinto e Professor Francisco Teixeira Donna, no bairro Vicente de Carvalho II. Outro trabalho dele pede o término das obras iniciadas na marginal da rodovia Rio-Santos, entre as ruas Engenheiro José Sanches Ferrari e a Marina do Forte. Completando as solicitações voltadas aos serviços urbanos, o vereador quer a realização de limpeza, desobstrução e poda de árvore na rua Francisco Pinto, em Vicente de Carvalho II.

Silêncio! Preocupado com o barulho das buzinas no entorno do Hospital Municipal, o vereador Luís Henrique Capelini (PR) pediu providências quanto à fiscalização e disponibilização de sinalização indicando a proibição de sonorização ao redor da praça Vicente Molinari. No local, onde há inclusive uma maternidade, o silêncio é fator importante para o trabalho dos médicos, equipe médica e também para os pacientes.

Conscientização ao ciclista Para orientar ciclistas sobre as regras e condições de trânsito na cidade, o vereador Toninho Rodrigues (DEM) apresentou proposta para que seja implantado em Bertioga o programa Pedale pela Vida. A intenção é que seja realizada ação voltada aos ciclistas, mensalmente, nos pontos de travessia da rodovia Rio-Santos e nas principais vias da cidade.

Ajustamento de conduta O vereador Alemão (PR) fez indicação conjunta com o vereador Toninho para que a prefeitura, em conversação com o Ministério Público, celebre um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que o Executivo possa realizar serviços básicos em bairros com restrição para esse tipo de manutenção urbana, como é o caso do Sítio São João, parte das Chácaras Vista Linda e de Boraceia. Além disso, Alemão apresentou trabalho pedindo a realização de manutenção urbana na rua Tibiriçá, no Jardim Albatroz.

Limpeza da praia Por conta do pedido de moradores e proprietários de barracas e carrinho de praia de Boraceia, o vereador José Feliciano (PTB) solicitou ao Executivo que seja feita limpeza constante da praia e coleta de lixo das lixeiras existentes no local.

Futebol amador Após um domingo de descanso, em virtude do Dia dos Pais, a Copa Bertioga de Futebol volta aos campos da cidade no próximo domingo (18) com jogos da 5ª rodada. As disputas serão a partir das 10 horas, em todas as categorias.

Plano Diretor A Comissão de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Bertioga estará, a partir do próximo dia 27, reunindo-se com a comunidade para esclarecer sobre a importância da construção coletiva do Plano Diretor.

Plano Diretor II Os encontros estão marcados para o dia 27, no Espaço Cidadão-Centro (Av. Anchieta, 392, centro); dia 28, na Emeif Jardim Vista Linda (Av. Anchieta, 8.61, Jardim Vista Linda) e dia 29 no Espaço Cidadão-Boracéia (rua José Costa, 138, Boracéia), sempre a partir das 19 horas.

Plano Diretor III O Plano Diretor é uma lei municipal que descreve como a população quer que sua cidade se desenvolva nos próximos anos, por meio de metas e planos de ações. A última atualização do Plano Diretor de bertioga é datada de 1998.

Plano Diretor IV As reuniões de trabalho da Comissão de Revisão acontecem, semanalmente, às sextas-feiras, das 14h30 às 16h30, na sala anexa à Secretaria de Educação, no Paço Municipal (rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú). Mais informações pelo email: [email protected].

Parceria com Marinha A prefeitura e a Marinha firmam parceria, segunda-feira (19), para fiscalizar o tráfego de embarcações em praias e áreas adjacentes. A meta é reduzir a zero as ocorrências de acidentes envolvendo banhistas e equipamentos náuticos. A fiscalização é obrigatória, conforme normas da Autoridade Marítima (NORMAN) e dos Planos de Uso e Ocupação do Solo.

Parceria com Marinha II A cerimônia de assinatura será realizada no Paço, às 15 horas, com as presenças do comandante do 8º Distrito Naval, o vice-almirante Liseo Zampronio; do capitão-de-Mar-e-Guerra, capitão dos Portos Marcelo Ribeiro de Souza e do secretário de Segurança e Cidadania de Bertioga, Eduardo Silveira Bello.

Espera em bancos A Diretoria de Abastecimento, em parceria com o Procon, realiza quarta-feira (21), às 10h, no Espaço Cidadão-Centro, reunião com gerentes de agências bancárias da cidade. O objetivo é cobrar o cumprimento das leis que estabelecem limite para o tempo de espera dos clientes nas filas dos bancos. As leis municipais que regulamentam essa prática são a 877/2009 e a 618/2004.

Invasões Duas edificações irregulares foram demolidas na manhã de quinta-feira (15), na Chácaras Vista Linda, pela força-tarefa do município. As casas, de tijolos e que estavam em estágio avançado de construção, não estavam ocupadas e foram construídas de maneira irregular, sem contar com licenciamento ambiental e de construção. A área onde estavam localizadas fica no entorno do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb). Denúncias podem ser feitas pelo 3317-7073.

IPTU em Dia Neste sábado (17), às 10 horas, a prefeitura realiza cerimônia para entrega dos prêmios para os vencedores do programa ‘IPTU em Dia dá Prêmios. A ação acontecerá na Casa da Cultura.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!