SÃO SEBASTIÃO
Pesquisa irregular
A Justiça negou registro e mandou suspender a divulgação de uma pesquisa irregular encomendada pelo jornal Imprensa Livre, de São Sebastião. A amostragem foi realizada pelo Instituto Kairós.
Pesquisa irregular II
O parecer do MP (Ministério Público), acatado pelo magistrado, apontava distorções e dúvidas na pesquisa, que foi considerada pró-Juan, ex-prefeito do município e candidato a prefeito pelo (PMDB). No entanto, o levantamento de dados chegou a ser divulgado nesta quinta-feira (04) pelo referido jornal, contrariando a decisão judicial.
ILHABELA
Pesquisa
Em pesquisa realizada esta semana pela empresa Opinião Pesquisa, com 300 eleitores de Ilhabela, o candidato a reeleição Colucci (PPS) aparece como favorito para ser eleito neste domingo (07), com 51%. Já Manoel Marcos (PSDB) conta com 29% das intenções de voto; e Márcio Tenório (PSC) com 8%. Nulos, brancos e indecisos somam12%
CUBATÃO
Comícios e...
No último dia permitido pela legislação eleitoral, os candidatos Márcia Rosa (PT) e Nei Serra (PSDB) realizaram comícios em bairros urbanizados da cidade. Os petistas optaram pela Vila Nova, enquanto que os tucanos preferiram o centro da cidade. Os demais candidatos, Pedro Sá (PTB) e Toninho da Elétrica (PSOL), não realizaram comícios.
...julgamento
Os dois comícios, realizados no mesmo horário, atraíram praticamente o mesmo número de eleitores e cabos eleitorais. Enquanto o “pessoal” da Márcia Rosa enfatizava as realizações da administração petista, o “pessoal” de Nei Serra, para delírio do povo, atacava de mensalão e do julgamento de Zé Dirceu no STF (Supremo Tribunal Federal).
Sem “já ganhou”
Apesar de a atual prefeita Márcia Rosa estar na frente em todas as pesquisas de opinião divulgadas pela Imprensa Regional, o clima de “já ganhou” está longe de contagiar os militantes petistas que prometem “muito trabalho” até o último minuto da campanha eleitoral. Neste sábado (06) estão programadas caminhadas por todos os bairros da cidade.
De virada é melhor
Por outro lado, correligionários do candidato Nei Serra (PSDB) continuam não acreditando nos resultados das pesquisas e garantem que “contra tudo e contra todos” vão virar o que eles estão chamando de resultado do poder econômico, e garantem: “Nei Serra é o candidato do povo.”
Jordão com Nei
Quase ao final do comício do PSDB, quando Nei Serra já se preparava para agradecer a presença do povo, o ex-vereador e candidato pela coligação de Márcia Rosa, Osvaldo Jordão (PMDB) subiu no caminhão para anunciar seu apoio ao tucano: “Estou do lado do povo”, disse sem explicar as razões pelas quais abandonara a candidatura de Márcia Rosa.
Três prefeitos
O último comício de Nei Serra, que governou a cidade três vezes, contou com a participação de dois outros ex-prefeitos: Osvaldo Passarelli (também três mandatos), que é candidato a vereador pelo PSDB, e Clermont Castor (PR), que administrou Cubatão por dois mandatos (2000/2008).
Apoio do governador
Enquanto os petistas tentavam explicar a ausência do ex-presidente Lula na campanha, Nei Serra recebeu em seu palanque o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, o ex-deputado Edmur Mesquita, que levou o abraço do governador Geraldo Alckmin ao candidato tucano.
Vontade do povo
O ex-presidente da Câmara e vice-prefeito de Nei Serra (1988/1992), Armando Campinas, que integra o Conselho Político da prefeita Márcia Rosa, além de ser considerado um dos políticos mais experientes de Cubatão, afirmou, esta semana, que não tem dúvidas da vitória da petista em 07 de outubro. “As pesquisas indicam a vontade do povo.”
Vontade do povo II
Do lado oposto, Chico da Adega, que foi candidato a vice na chapa de Eduardo Paiva Magalhães nas últimas eleições, e considerado um dos líderes políticos mais influentes de Cubatão, confessa ser amigo de Armando Campinas, mas discordou: “O povo não está do lado dos gafanhotos [petistas que vieram da região do ABCD e ocupam cargos na administração municipal]. O povo está com Nei Serra”.
Apuração
O próximo prefeito de Cubatão será conhecido antes das 10h da noite deste domingo (07), de acordo com boletim divulgado pela Justiça Eleitoral que promete apuração rápida, principalmente nas cidades onde as eleições são resolvidas em apenas um turno, como é o caso de Cubatão com pouco mais de 90 mil eleitores. Os vereadores serão conhecidos mais tarde, bem mais tarde..., por volta da meia-noite.
GUARUJÁ
Sem ligação
As autoridades policiais garantem que as mortes registradas em Guarujá, nas últimas horas, não têm qualquer conotação política ou ligação com a campanha eleitoral, cujo clima está acirrado, mas dentro dos parâmetros republicanos de civilidade, ao menos por enquanto.
Juventude perdida
A Polícia Militar confirma seis mortes, todas em Vicente de Carvalho, desde a noite de quinta-feira (04). Dois homens em uma motocicleta atiraram em pessoas nos bairros Morrinho, Pae Cará e Jardim Boa Esperança. Dois deles têm idades de 39 e 51 anos, enquanto as demais vítimas são jovens, na faixa dos 18 anos.
2º turno
A se confirmar o 2º turno em Guarujá, é bom que o eleitor saiba que a votação se dá três semanas após. A campanha dos dois candidatos classificados para a rodada final começa de imediato, assim que o resultado for proclamado.
Atenção da mídia
Nesse caso, diante da perspectiva que a eleição seja finalizada em São Vicente e Santos, a atenção da mídia regional e nacional se voltará para a cidade, produzindo bons e ruins resultados para os candidatos.
Ibope
O Ibope divulga, neste sábado (06), durante o telejornal da TV Tribuna, mais uma pesquisa sobre intenções de voto, em Guarujá. O levantamento é aguardado com ansiedade por ambas as candidaturas, já que as recentes pesquisas mostraram alterações nos números anteriores e a confirmação desta tendência pelo Ibope é vista como primordial pelos candidatos.
Contas da Saúde
A Secretaria da Saúde de Guarujá realizou mais uma audiência pública para divulgar a prestação de contas da pasta. O período é referente ao 2º quadrimestre de 2012 e aconteceu no plenário da Câmara Municipal. Segundo o secretário Cássio Rosinha, o gasto com saúde está acumulado em 17,91%, ou seja, acima do mínimo exigido por lei (que é de 15%, anualmente).
BERTIOGA
Votação dos candidatos
Quatro das cinco assessorias dos candidatos a prefeito de Bertioga informaram o horário previsto de votação dos prefeituráveis neste domingo (07). Dr. Lairton (PRP), da coligação ‘União Progressista por Bertioga’, vota na EE Profº Armando Belegarde, às 9h. No mesmo local, mas às 9h30, Mauro Orlandini (DEM), da coligação ‘Orgulho de Ser Bertioga’, vai declarar seu desejo na urna.
Votação dos candidatos II
Kaled (PSDC), que não conta com coligação, vota na EM Dino Bueno, também às 9h; e a candidata da coligação ‘Cidade Nova’, Dra. Débora (PDT), vota às 16h30, na EE Profº Armando Belegarde.
Votação dos candidatos III
A assessoria da coligação ‘Amor por Bertioga’ foi a única que não informou o local e horário em que o candidato a prefeito Caio Matheus (PSDB) pretende votar, apesar da solicitação antecipada feita pela reportagem do JCN (Jornal Costa Norte).
Votação dos candidatos IV
E vale lembrar que o JCN também solicitou na segunda-feira (1º), por e-mail as assessorias dos 05 candidatos, uma entrevista, ao vivo, com o futuro prefeito, logo após a apuração dos votos, no domingo (07), pela rádio Praia FM – 106,1. E, ainda outra, também ao vivo, durante o programa ‘Café da Manhã’, às 9h da próxima segunda-feira (08), pela TV Costa Norte – Canal 48 UHF.
Expectativa
O juiz eleitoral José Alonso Beltrame Júnior, da 272ª ZE (Zona Eleitoral) de Santos, que também atende Bertioga, explicou nesta sexta-feira (05) que espera que as eleições em Bertioga ocorram tranquilamente e “que as pessoas votem com liberdade, sem sofrer interferências.”
Documentos
Beltrame Júnior ainda lembrou que é exigência legal a apresentação de um documento com foto (RG, CNH ou carteira profissional), além do título de eleitor, que “facilita o trabalho de localização da seção do eleitor e o fluxo no dia da eleição’.
Denúncias
Ainda conforme o juiz eleitoral que atende Bertioga, houve nestes três meses de campanha, algumas notificações sobre propagandas em desacordo com a lei. No entanto, “a legislação permite que se notifique para a regularização. Então, essas notificações aconteceram, foram num número razoável, mas esse controle acabou acontecendo e as coisas foram sendo sanadas no curso desse período.”
Fiscalização
Beltrame Júnior ainda contou que no dia da eleição haverá a presença de um juiz eleitoral em Bertioga e mais de um representante do MP (Ministério Público), para acompanhar e fiscalizar todo o andamento das eleições municipais.
Divulgação dos votos
Os candidatos que disputam o pleito e estão como “impugnados, com recurso”, no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não terão a divulgação dos seus votos disponibilizados junto aos outros concorrentes ao pleito, no site do órgão federal.
Divulgação dos votos II
Em Bertioga, o prefeiturável Dr. Lairton (PR) está nessa condição. Os votos dos candidatos com essa restrição serão disponibilizados num ícone separado, no site do TSE, conforme informou nessa sexta-feira (05) a assessoria do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) paulista.
Sexta parte
Foi unânime a votação do PL (Projeto de Lei), de autoria do Executivo, que regulamenta a concessão do adicional da sexta parte dos vencimentos aos servidores públicos de Bertioga, que possuem 20 anos de serviços prestados à municipalidade. A 2ª discussão do projeto entrou na pauta da sessão da Câmara desta terça (02). Agora, o PL será encaminhado para o prefeito sancionar. Durante a sessão, alguns servidores acompanharam a votação, como forma de pressionar o Legislativo a votar o tal projeto.
Sexta parte II
O PL surgiu da indicação do vereador Ney Lyra (PRP), em 2009. “Diversos pedidos de servidores que já possuíam 20 anos de serviços prestados, e que tinham direito de receber o benefício foram indeferidos pela prefeitura, com a justificativa de que a lei não estava regulamentada. Desde 2009 tenho me empenhado para que o Executivo envie para essa Casa o PL, que irá beneficiar, de imediato, 36 trabalhadores”, afirmou Lyra.
Comentários