ALBATROZ - edição 1182

Costa Norte
Publicado em 09/06/2012, às 07h04 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h42

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

LITORAL NORTE

Despreparo Neste ano eleitoral vemos a movimentação de pessoas em torno das candidaturas a vereador e a prefeito. Na sua maioria, estes pré-candidatos são despreparados em alto grau, são desorganizados na vida particular e profissional e desconhecem por completo as tarefas e funções de um agente político. Isto é triste, preocupante, lastimável e muito problemático.

Desconhecimento Imaginem então estes atrapalhados pré-candidatos se elegendo e levando todo o despreparo para a vida pública. Resultado: serão 4 anos de reclamações, críticas e pressão, seja da população, seja da sociedade civil organizada e ainda mais, da Imprensa.

Escolha Sendo assim, o eleitor tem uma tarefa muito importante este ano, escolhendo bem o seu candidato, lembrando que ele será na vida pública o que é na vida privada. Lembre-se e pense bem nisso. Escolha com certeza!!!!!

Profissional O ideal é que estes pré-candidatos contratem profissionais ligados ao marketing político para uma melhor orientação de como fazer a campanha e garantir a vitória, além da orientação pós-eleitoral, para uma gestão sadia, produtiva e transparente.

Lista E o delegado-adjunto da Polícia Civil na região, Odair Bruzos, resolveu distribuir para a Imprensa do Litoral Norte a foto dos marginais mais procurados em nossas belas praias. Esta é uma ótima maneira de usar os meios de Comunicação como forma de divulgar os problemas de segurança pública da região.

FBI Polícias federais e internacionais como o FBI e a Interpol costumam ter nas primeiras páginas de seus sites a lista dos marginais mais procurados. Caso você encontre alguns destes facínoras pelas ruas da região, ligue gratuitamente para 197, que sua identidade será preservada.

CARAGUÁ

Contorno Norte Nesta última semana, os moradores do Sumaré, Cidade Jardim e Jardim Terralão estiveram reunidos no Teatro Mário Covas para a audiência pública, visando a construção do Contorno Norte, sentido Ubatuba. Casa cheia, muitas dúvidas e reclamações e ainda poucos sinais de um final em comum acordo.

Em miúdos Explicando em miúdos o Contorno Norte, assim como o Sul, significa o seguinte: o motorista que vier de São José dos Campos ou do Vale do Paraíba e tiver como endereço o Litoral Norte o fará pela Rodovia dos Tamoios e, ao chegar, tomará caminhos que evitem o centro e o maior fluxo de trânsito de carros em Caraguá, e tenha como sentido as cidades de São Sebastião ou Ubatuba.

Desapropriação Segundo consta, pelo menos 300 imóveis serão desapropriados para o Contorno Norte, o que irá causar litígio de valores, boom imobiliário e muita reclamação. Quem foi a audiência pública não gostou muito.

História De acordo com os dados apresentados, o projeto do Contorno Norte tem cerca de 25 anos de idade e um EIA/Rima prontinho, o que evita tempo, dinheiro e burocracia. Este projeto só foi afastado devido a pressão da sociedade sobre o prefeito da época, o finado José Bourabeby.

Opção Perguntado sobre a opção de se fazer um novo traçado que reduza as desapropriações, a Secretaria Estadual dos Transportes e o DER responderam que esta opção levaria muito tempo e dinheiro, o que não é interessante para o momento. Questionaram também a construção de um túnel, mas foi afastada devido a verba e ao alto custo desse equipamento.

Confirmado De acordo com uma fonte que esteve com o deputado federal Carlinhos de Almeida (PT/SP), o professor e engenheiro Rodolfo Fernandes é o candidato do PT de Caraguá para as eleições deste ano. O fato contraria todas as informações de que tomaria a chamada “rasteira política”, dando lugar para Álvaro Alencar Trindade.

Festas E, Caraguá está recheada de festas temáticas e religiosas. De 07 a 10 de junho acontece a 15ª Festa do Camarão, e até o dia 17 de junho, a Festa de Santo Antonio, padroeiro da cidade.

Curiosidade A interessante curiosidade é que o padroeiro de Caraguatatuba é Santo Antonio de Pádua, que tem a sua igreja localizada na rua São Benedito. O padroeiro tem uma minúscula travessa no centro da cidade.

Rebelião E, pela segunda vez no ano, o CDP de Caraguá sofreu uma rebelião, encabeçada por presos de alta periculosidade e com instrução em baderna e tumulto. A bagunça começou às 18h do último dia 30 e terminou às 3h de 1º de junho, após a chegada do GER e da Polícia Militar.

Versão Alguns presos têm outra versão sobre o fato e relatam que um detento teve convulsão e não foi atendido, o que resultou em discussão verbal com um dos carcereiros, finalizando nos presos ficarem sem jantar. Esta versão tem o apoio da OAB, que irá investigar a fundo e apresentar um relatório ao Ministério Público.

SÃO SEBASTIÃO

É vice E o vice-prefeito Wagner Teixeira confirmou que mantêm a dobradinha com o prefeito Ernane Primazzi (PSC) para as próximas eleições. “Segundo consta, time que está ganhando não se mexe”, repetiu o ex-vereador e atual vice.

Sai ou não Resta saber se o ex-prefeito Juan Garcia (PPS) será mesmo candidato no pleito deste ano. Se por um lado dizem ser franco favorito, por outro alegam seus adversários que entraves políticos quanto ao Ficha Limpa o impediriam de tentar novamente a chefia do Executivo sebastianense.

Estilo Analistas políticos de plantão dizem que a situação de Juan Garcia não é tão confortável quanto ele e seus correligionários pensam. Por um lado, o seu modo de se expressar e o tratamento dado aos servidores municipais é o lado negativo que deverá tirar dele muitos votos. Mas, uma outra vertente analisa que mesmo tendo este estilo, sua verte empreendedora o fará retornar ao Paço Municipal.

UBATUBA

Veto E o prefeito Eduardo César (DEM) não anda lá com muita sorte ou bons fluidos junto aos vereadores da cidade. Na última sessão da Câmara, os 3 vetos dele encaminhados foram rejeitados pelos parlamentares. Esta situação reflete em falta de harmonia entre Executivo e Legislativo.

Racha Mas a situação também não está as mil maravilhas entre o Executivo, ou melhor, entre o DEM, que agora está dividido em 2 grupos: o do presidente Ricardo Cortes e do prefeito Eduardo César.

Continua fora Mesmo com desunião, racha, briga e desarmonia, o que está valendo é que Délcio Sato não será mais o candidato a prefeito de Ubatuba, de Eduardo César.

ILHABELA

Foge a regra Na política existe uma velha regra que diz “Candidato novo não tem serviço prestado, mas também não tem rejeição” e que “Político eleito tem rejeição, mas tem serviço prestado”. Ao que parece, esta regra não se aplica ao pré-candidato Márcio Tenório, que tentará a prefeitura. O gestor do Hospital de Clínicas de São Sebastião é candidato novo, mas tem um belo passado em nome da saúde e o mínimo de rejeição.

CUBATÃO

Protesto anunciado Há muito não se registrava um movimento tão organizado quanto o dos servidores municipais que, na terça-feira (05), lotou as galerias da Câmara Municipal para protestar contra os aumentos estratosféricos da prefeita Márcia Rosa (32%) e de seus secretários (49%). Mas, o que irritou o funcionalismo, que pode ir à greve, foi o pífio aumento proposto à categoria: 1.7%.

Moedas, traição & cueca Dispostos a mostrar a indignação contra a Administração petista, centenas de servidores invadiram as galerias com faixas e cartazes, atiraram moedas (e até mesmo uma cueca) nos vereadores. Ainda cantaram, à exaustão, o refrão do samba de Beth Carvalho: “Você pagou... com traição a quem sempre lhe deu a mão”.

“Sessão encerrada” Como o barulho ensurdecedor que vinha das galerias impedia os vereadores de usar a Tribuna da Casa, o presidente Donizete Tavares (PSC), numa tentativa de acalmar os ânimos exaltados suspendeu a sessão por cinco minutos. No entanto, daí para frente, a situação ficou incontrolável e ele resolveu encerrar os trabalhos.

“Iniciativa da Mesa” Em nota oficial, na sexta (08), a Secretaria de Comunicação da prefeitura explicou que a proposta de aumento de 1.7%, ao invés dos 4.8% pretendidos por Márcia Rosa, era uma orientação do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e que os aumentos pretendidos para o chefe do Executivo e o seu secretariado era uma iniciativa da Mesa Diretora da Câmara. “A Administração solicitou em maio a retirada de sua tramitação”, finalizou a nota.

Festa na oposição O enorme desgaste político sofrido pela Administração petista nas últimas semanas, provocado pela desproporcionalidade entre os aumentos pretendidos à cúpula do governo e aos servidores, tem sido “festejada” pelos partidos de oposição que garantem: “Vai refletir nas urnas em 07 de outubro”.

Enfim juntos? Tudo caminha para que a união entre o vereador Geraldo Guedes (PR) e o ex-prefeito Nei Serra (PSDB) seja sacramentada no próximo dia 17. Pelo menos é o que sinaliza a convenção dos dois partidos, marcada para essa data, no mesmo local e no mesmo horário: Anfiteatro da Câmara Municipal, das 9h às 17h.

Sorriso e dedão positivo Quem circulou com muita desenvoltura pelos corredores da Câmara, durante a tumultuada sessão de terça (05), foi o vereador santista e coordenador regional do PR, Odair Gonzalez, que aos mais curiosos informava ter uma reunião marcada com o vereador Geraldo Guedes e sorria, com o polegar da mão direita levantado, aos que perguntavam sobre a coligação com o PSDB.

PV trabalhista Apesar do apresentador de TV, Tonico Barbosa, manter a postura de pré-candidato do PV à prefeitura, está quase certo que o partido deve se “inclinar” para os lados da pré-candidatura do PTB, Pedrinho Sá, com quem deve se coligar, inclusive, na proporcional.

PMDB mantém Mange Recém saído da base de apoio da prefeita Márcia Rosa, o PMDB caminha para consolidar a candidatura do delegado de Polícia Civil, Wanderley Mange, ao Executivo cubatense. A princípio, Mange pretendia ser o vice de Márcia Rosa. Como foi preterido, lançou campanha solo.

Socialistas vão... A menos de quatro meses das eleições, o grande cacique socialista Márcio França largou a Secretaria de Turismo do governo Alckmin (PSDB) e anunciou apoio ao PT na disputa pela prefeitura de São Paulo. Não são poucos os que entendem que esse “gesto” deva se repetir em Cubatão.

... seguir o mestre? A dificuldade da irmã do cacique, Heloisa Helena França, que preside o PSB de Cubatão será convencer os três vereadores socialistas (Alemão, Dedinho e Doda) seguirem os passos do mestre na capital do Estado. “Somos oposição ao PT”, já avisou, várias vezes, o líder do partido na Câmara, Jose Roberto Azzoline, o Alemão.

Mudança na Caixa Alegando “motivos pessoais”, o arquiteto Adalberto Ferreira entregou, na semana passada, a superintendência da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais que, nos últimos anos, vem enfrentando sérias dificuldades em manter a assistência médica e odontológica aos seus 13 mil beneficiários. No discurso de despedida, nenhuma referência aos R$ 25 milhões que a prefeitura deixou de repassar à autarquia.

GUARUJÁ

Coligações Um assunto dominou as rodas políticas, nessa semana que termina: a coligação entre o PSD e o PT. Segundo fontes seguras, há uma negociação em curso, que prevê a união entre os aliados do prefeito Kassab e os petistas, em Guarujá. Pelo andar da carruagem e pelas informações preliminares, o advogado Sidnei Aranha terá como vice o médico Valter Suman.

Mesmo rumo Além de unir forças, os dois pré-candidatos fazem um esforço pelo coletivo, pois comungam do mesmo critério de campanha, a sustentabilidade. Resta saber como será a coligação para o cargo de vereador, já que os petistas costumam ser avessos a essa prática.

Um deles é vice Entre os secretários e dirigentes públicos, a movimentação também foi intensa nos dias limítrofes para o afastamento das funções públicas. Além do secretário de Obras, Duino Verri Fernandes, deixou o cargo o secretário de Finanças, Adilson Cabral. Durante os últimos anos, um deles cuidou da manutenção da cidade e o outro das contas da Dona Maria. Pode ser que um deles venha a ser o vice da atual prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB).

Doação Dentro de uma política de boa vizinhança, a Saipem, empresa instalada no Cing e contratada pela Petrobras para fornecimento de dutos que ajudarão a explorar a camada do pré-sal, doou ventiladores de parede para uma creche do bairro Santa Cruz dos Navegantes.

Adiamento rejeitado Bem que os membros da Comissão de Finanças e Orçamento tentaram, mas o plenário da Câmara rejeitou um requerimento que pedia mais 15 dias para a definição de um relatório sobre as contas de 2007 do ex-prefeito Farid Madi (PDT), que assim como as demais, foram rejeitadas pelo TCE.

Pechinchando A área que abriga 488 sobrados abandonados no bairro Morrinhos estava à venda por R$ 12 milhões, mas ao longo dos últimos dois anos, a prefeita Maria Antonieta garante que pechinchou e conseguiu reduzir para R$ 4 milhões, negócio que foi concretizado na semana que passou, entre o município e a Caixa Econômica Federal.

BERTIOGA

Ficha Limpa O MVC (Movimento Voto Consciente) colheu 1.195 assinaturas, em 2 semanas, para a aprovação da Lei da Ficha Limpa Municipal. Nesta segunda-feira (04), representantes do Movimento protocolaram o documento com as assinaturas na Câmara para a tramitação de PL (Projeto de Lei).

Ficha Limpa II De acordo com a presidente do MVC, Kátia Hidalgo, já existem 2 PL’s com o mesmo teor, apresentados pelos vereadores Renato Faustino (PT) e Caio Matheus (PSDB). “Parece que a Câmara recebeu pareceres de que os projetos são inconstitucionais. Mas outros municípios contam com legislação nesse sentido, então, acredito que deve haver uma forma”, comentou Kátia.

Ficha Limpa III Ainda segundo a presidente do MVC, o objetivo é fazer com que a lei seja mais ampla, impedindo também que condenados por órgão colegiado ocupem cargos comissionados no município.

Feriadão Apesar do feriadão de Corpus Christi (07 a 10), a prefeitura informou que as feiras-livres, montadas de quinta a domingo funcionarão normalmente. Logo, neste sábado (09), acontece uma em Boracéia e, no domingo (10), no Jardim Vicente de Carvalho II. O Mercado de Pescados, no centro, também funciona das 7h às 20h.

Reunião Condema O Condema (Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente) da cidade promove reunião extraordinária no próximo dia 14, às 9h, na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação, no Paço Municipal (rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú). Na pauta consta o assunto marinas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!