ALBATROZ - edição 1179

Costa Norte
Publicado em 19/05/2012, às 05h27 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h41

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

CARAGUÁ

Candidato E mais uma vez, os comentários dão conta que o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) não é candidato a prefeito este ano e que só não anunciaria isso agora para não rachar o grupo que está se formando em torno do nome dele.

Plano B Há quem diga, de pé junto e com uma oração forte que o médico Marcelo Ugatti é o plano B do prefeito Antonio Carlos, juntamente com a sua fiel escudeira e chefe de Gabinete, Eloiza Antunes, para o cargo de vice. Dizem que a dupla é boa e pode causar trabalho.

Filho Outras fontes desmentem de pé junto e ajoelhado no milho que não é nada disso e que o Plano B do alcaide é simplesmente o seu filho Antonio Carlos da Silva Júnior.

Filhos Fontes terceiras vão mais longe e garantem que se o pai não for candidato e o nome do irmão mais velho não puder ser inscrito, a salvação tem o nome de Matheus, filho do 2ºo casamento com Myrlene Veneziani e que tende mais para o lado empresarial da família, devendo ser o sucessor Executivo do pai e futuro gerente do Posto de Gasolina de última geração, que está sendo construído no bairro do Sumaré.

Reunião E o PPS andou se reunindo com o pré-candidato a prefeito do PDT, José Pereira de Aguilar. O mineirinho se mostrou solícito, atencioso e disposto a manter uma parceria forte com a legenda comandada por Carlos Cogo.

Executiva O que o pessoal da legenda não está entendendo é que a decisão, segundo Cogo, será da Executiva e não dos filiados e, pasmem: Carlos Cogo tem 5 dos 9 membros da Executiva.

Prefeito A reunião com o prefeito, segundo dizem, não teve o mesmo efeito quando se reuniram com o Aguilar. E para provar que a tese de Carlos Cogo vai vingar, Antonio Carlos disse no seu encontro que a decisão será com a Executiva e não com o partido, muito menos com os candidatos. Entendeu?????

Azar E quem anda com azar são os vereadores da cidade, que até o momento não tiveram uma sessão ordinária sequer em maio, devido ao feriado do Dia do Trabalho, ao falecimento do ex-prefeito Bourabeby e devido à falta de luz, na semana passada.

Maior Quem teve azar maior foi a vereadora Vilma do Posto, que teve o seu vidro traseiro quebrado por conta do pára-raios do transformador de rua, que explodiu e estourou no vidro traseiro do veículo da parlamentar, que nada sofreu.

SÃO SEBASTIÃO

Freando E, segundo consta não existe um entendimento entre a prefeitura sebastianense e o Governo do Estado. A falta de sintonia, de acordo com os comentários, viria de ações políticas locais que estariam barrando as intenções do prefeito Ernane primazzi (PSC) de conseguir algum recurso do bolso de Alckmin (PSDB).

Tucano Os desavisados e faladores de plantão dizem que a desavença é originária do berço tucano sebastianense, leia-se Felipe Augusto, presidente do Diretório local.

Normal Para o melhor entendimento é mais do que óbvio esta falta de sintonia, pois na política funciona o velho ditado de que “ajudo os meus em detrimento dos seus!!!!!!!!!”

UBATUBA

Desapropriação Ao que parece, o grande número de imóveis para desapropriação no contorno norte para Ubatuba e Caraguá é que está emperrando o trabalho. O número é enorme e além do alto gasto, conte o tempo e os litígios que isso pode acarretar. O mesmo está acontecendo no contorno sul de Caraguá e São Sebastião.

Buraco Para mostrar que o buraco deixado pela prefeitura no bairro Estufa 2 é enorme, o contribuinte Júnior Batista simplesmente se deixou fotografar vestido como surfista e com uma prancha dentro do buraco, como se estivesse “surfando”.

ILHABELA

Defeso

O PAT (Posto de Assistência ao Trabalhador) está com inscrições abertas para o Seguro Defeso aos Pescadores. O Defeso é a época em que os camarões procriam, nascem, crescem, ficam bonitos e são pescados para os risotos e arroz à grega do nosso dia-a-dia. O seguro é a compensação do pescador neste período, quando ele não pode pescar o camarão.

Polícia E o prefeito Colucci (PPS) convocou audiência pública para discutir a criação de um núcleo de policiamento marítimo na cidade ilhéu. Pelo visto, a ação dos piratas/terroristas deixou o pessoal bem assustado.De antemão, é bom frisar que a Marinha de Guerra não pode fazer nada quanto a isso, apenas em instrução e inteligência.

Federal O melhor indicado para isso são os policiais federais, que o prefeito tem emendado pedidos e mais pedidos há cerca de 2 anos e nada de uma resposta sobre o assunto. Apenas a PF pode instalar um núcleo de policiamento marítimo na cidade. Em terra, a melhor opção, segundo se tirou da discussão é a implantação de uma Guarda Municipal e o aumento nos efetivos das polícias Civil e Militar.

BAIXADA SANTISTA

Reunião Condesb Para uma avaliação da Agenda Metropolitana do Estado, o secretário estadual do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido irá participar da reunião ordinária do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) às 10h da próxima terça-feira (22), no Palácio das Artes, em Praia Grande (av. Pres. Costa e Silva, 1600).

Corretores de imóveis A Câmara Temática de Equalização das Leis Municipais com Caráter Metropolitano esteve reunida no último dia 11, em Santos, para discutir as leis para atuação dos corretores de imóveis na Baixada. Os temas discutidos foram a falta de padronização da publicidade, a poluição visual, a regulamentação das placas de imobiliárias para compra ou venda de imóveis e a questão dos anúncios particulares.

Corretores II No encontro ficou definido que uma proposta de legislação será apresentada aos membros da Câmara no dia 14/05, na Agem (Agência Metropolitana) e, posteriormente a mesma proposta será levada ao Condesb (Conselho de Desenvolvimento) da região.

Concurso CET Já saiu a relação de candidatos para prova prática do concurso da CET-Santos. Os testes serão realizadas no próximo dia 27. A lista está disponível no site www.caipimes.com.br.

CUBATÃO

Azedou de vez Líder da bancada socialista e vice-presidente da Câmara e do diretório municipal do PSB, o vereador Roberto Azzoline, o Alemão, acabou esta semana com toda e qualquer esperança de apoio socialista à administração Márcia Rosa (PT) e, consequentemente, à sua pretensão de reeleição: “somos oposição”.

O rei está morto O pronunciamento de Alemão à Imprensa, na quinta (17), coloca em xeque-mate (expressão usada no enxadrismo que, no idioma persa, significa “o rei está morto”) a presidente do diretório do partido em Cubatão Heloisa Helena França. Ela ainda estaria estudando a possibilidade do PSB apoiar Márcia Rosa nas eleições de outubro.

Saia justa Com três vereadores na oposição (Alemão, Doda e Dedinho) e dois secretários na administração (Meio Ambiente e Esportes), Heloisa Helena França ainda mantinha esperança de reunificar o partido. Agora, com as declarações de Alemão, observadores políticos garantem que “isso só acontecerá se o PSB for para a oposição”.

Tiro pra todo lado Alemão criticou ainda o posicionamento “obediente” de parte dos vereadores que, segundo ele, sempre votam de acordo com os interesses do governo petista: “Somos poderes independentes, não podemos estar atrelado a outro poder [Executivo]. Sou filiado a um partido [PSB] compromissado com políticas públicas em defesa dos interesses do nosso povo e da nossa cidade.”

Candidato próprio Na visão de Alemão, os socialistas cubatenses devem lançar um nome para disputar a prefeitura ou apoiar uma candidatura de oposição ao atual governo. “Até a convenção em junho saberemos o que fazer. Somos um partido democrático, vamos ouvir todos”, disse.

Candidatíssimo Apoiando integralmente o posicionamento de Alemão, o vereador Severino Tarcício da Silva, o Doda, colocou seu nome à disposição do partido para disputar a prefeitura, descartando a possibilidade de ser vice em qualquer outra candidatura: “Meu nome só vai para a urna eletrônica em duas hipóteses: “candidato a vereador ou a prefeito.”

Alerta vermelho Com a confirmação, pelo Instituto Adolfo Lutz, de 2 casos de dengue tipo 4 a Secretaria da Saúde de Cubatão, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou investigação sobre as duas pessoas infectadas que residem na Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá. Segundo o Ministério da Saúde há mais de 30 anos a dengue tipo 4 não circulava no país.

Alerta vermelho II Para verificar denúncia, registrada em fevereiro, de que a Policlínica da av. Nove de Abril não possuía condições mínimas para o atendimento médico, somente nesta quarta (16) o CRM (Conselho Regional de Medicina) fez a vistoria no prédio.

Alerta vermelho III O laudo sobre as condições da Policlínica estará concluído em algumas semanas, segundo o superintendente do CRM, Gabriel David. A secretária da Saúde de Cubatão, Rosana Grasso, confessou que a estrutura do atendimento está bem melhor do que na época da denúncia, e concluiu: “Vamos melhorar ainda mais.”

Golpe digerido Se algum peemedebista espera que o governo Márcia Rosa corra atrás do partido para uma “reconciliação”, melhor esperar sentado. O PT, ao que tudo indica, já digeriu o golpe e, nesta sexta (18), se reuniu com os partidos do leque de aliança para discutir “estratégias” políticas. Leia-se “vice”. Pela 1ª vez, não havia cadeira reservada para o PMDB.

Chapa pura Com a saída do PMDB da base de apoio, ganha força no comando de campanha de Márcia Rosa a proposta de chapa pura defendida por parte do diretório petista. José Carlos Ribeiro, chefe de Gabinete e homem forte do governo, continua contrário à ideia. Até o fechamento desta edição, não havia vazado nenhuma informação sobre a reunião de sexta (18) à noite.

Concurso Cursan Até o próximo dia 24, o site www.gsaconcursos.com.br recebe inscrições para o processo seletivo da Cursan (Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento). Serão 1005 vagas de variadas funções, entre início imediato e cadastro reserva. Os salários variam de R$ 756,55 à R$ 3.874,51, além dos benefícios.

GUARUJÁ

Visual novo Depois de um período de afastamento por motivos médicos, o vereador e professor Arnaldo do Nascimento (PDT), reapareceu esta semana na Câmara, ostentando um novo visual, onde se destaca uma vasta barba, o que não passou despercebido por seus pares.

Comissão A prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), ao que tudo indica, ainda não teve os piores de seus dias, à frente do Poder Executivo. Circula pelos meios políticos da cidade que os vereadores devem aprovar, na próxima terça (22), a abertura de uma Comissão Processante para apurar denúncias contra ela.

Comissão II Um munícipe apresentou o pedido há cerca de um mês, mas os transtornos causados pela mudança impediram uma decisão sobre o assunto, que já é alvo de uma ação civil pública junto ao Fórum da cidade. A denúncia é de que a prefeita contratou um escritório de advocacia sem licitação e, pior, de propriedade de um correligionário partidário.

Vôo mais alto O bispo Mauro, que é considerado um forte pré-candidato a vereador pelo PRB, começou há pouco tempo e aparenta estar gostando da atividade política. E, consta nos bastidores da política local, que já pensa até em vôos mais altos, como a disputa pela prefeitura.

Multas O vereador Gilberto Benzi (PDT) critica a situação do trânsito na cidade e estranha o contraste entre o montante arrecadado com as multas e o estado das vias públicas, para onde o dinheiro deve ser revertido. Neste ano, segundo levantamento de Benzi, a prefeitura deve arrecadar cerca de R$ 20 milhões em multas.

De oposição O PT de Guarujá decidiu e comunicou ao vereador Nelsomar Guedes Coutinho, desta vez de uma forma definitiva e contumaz, que a legenda é de oposição ao atual governo municipal, o que o obriga a votar contra a prefeita e não a favor, como faz desde o início do mandato. O vereador anotou o recado.

BERTIOGA

Abandonando o barco? Uma forte liderança do grupo do ex-prefeito Lairton Goulart (PR) pode abandonar o barco e seguir outros rumos. O motivo: falta de aporte financeiro para uma futura campanha para vereador.

Abandonando o barco II? O anúncio pode ser uma ameaça velada ou, quem sabe, resultado da sondagem de outro grupo, que parece bastante interessado em ter a liderança do bairro do Mangue Seco ao seu lado...

Última hora Os moradores de Bertioga também deixaram para as últimas horas a transferência ou emissão da 1ª via do título de eleitor. Assim como em muitas cidades brasileiras, a fila no Posto Eleitoral local era enorme dias 08 e 09 últimos. Para esses atrasados foram necessárias muitas horas de espera para serem atendidos. Afinal, como bons brasileiros, esse já era um comportamento esperado.

Coleta seletiva O centro da cidade passará a contar a partir do próximo dia 30, com o serviço de coleta seletiva porta-a-porta de material reciclável. Nesta 1ª etapa, a ação piloto atenderá o trecho entre o Jardim Veleiros e o Jardim Albatroz. O caminhão da coleta seletiva passará pelas residências semanalmente, todas as quartas-feiras, fazendo o mesmo percurso do caminhão coletor de lixo domiciliar.

Coleta seletiva II Para que o coletor possa identificar o que é lixo reciclável e lixo úmido, as pessoas devem colocar o material (garrafas pet, alumínio, plástico, latas, papel, vidro, entre outros) em sacos plásticos amarrados com fitilhos ou em caixas, que devem ficar encostados no muro das residências.

Reciclagem de papel E as repartições públicas municipais começaram a receber coletores azuis, distribuídos pela Secretaria de Meio Ambiente, para arrecadação de papel, que serão destinados à Coopersubert. Trata-se de projeto para reciclagem de papel do município, que visa dar um destino útil ao produto.

Contur Em dezembro de 2011, um grupo de empresários locais abriu processo administrativo na prefeitura solicitando algumas ações para fomentar o turismo. Entre as solicitações estava a realização de cursos de capacitação para rede hoteleira, de guia turístico, regulamentação de trilhas turísticas e a solicitação junto à Codesp da abertura da Usina de Itatinga para mais visitas.

Contur II Essas solicitações foram encaminhadas também ao Contur (Conselho Municipal de Turismo) que, durante reunião realizada no último dia 08, debateu o assunto. Segundo o vice-presidente do órgão, Daniel Liberato, que também é funcionário público, a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, tem adotado medidas para potencializar o turismo, como a realização de cursos de monitores, na área da gastronomia e meio ambiente. Os demais membros do Contur solicitaram o encaminhamento de resposta formal para os empresários que fizeram as solicitações, dando as justificativas para cada item.

Time do Emprego O curso do programa estadual Time do Emprego terá início terça-feira (22), em Bertioga. Ao todo, 49 inscrições foram registradas. A ação prioritariamente é destinada as pessoas em condição de desemprego ou em busca de reorientação profissional. As aulas acontecerão no Espaço Cidadão-Centro (av. Anchieta 392, centro). Informações: (13) 3319-9700.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!