Albatroz - edição 1170

Costa Norte
Publicado em 17/03/2012, às 04h39 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h36

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

REGIÃO

Semana da Água

Localizada dentro do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), em Cubatão, a 1ª estação de tratamento de água da Baixada Santista – a ETA Pilões – receberá visitantes nos próximos dias 21 e 22. Na quarta-feira (21), um grupo do Setor de Educação Ambiental do Aquário de Santos participará de trilha monitorada pela equipe do Núcleo Itutinga Pilões, além de conhecer esta estação que completou 112 anos em outubro de 2011. Já na quinta (22), Dia Mundial da Água, será a vez dos funcionários da Sabesp passarem a manhã no equipamento.

GUARUJÁ

Sem faixas

As faixas espalhadas pelo PMDB de Guarujá, enaltecendo a aprovação das contas de 2009 da prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), devem ser retiradas de imediato das ruas, de acordo com determinação da Justiça Eleitoral. O presidente do partido na cidade, vereador Cândido Garcia Alonso foi notificado na manhã desta sexta (16), por um oficial de Justiça.

Sessão adiada

Os vereadores não encontraram clima para realizar a sessão ordinária na última terça-feira (13), diante da comoção popular pela morte trágica do advogado Ricardo Joaquim de Oliveira. Segundo o presidente da Casa, José Carlos Rodriguez (PPS), os ânimos estavam exaltados demais para isso e algum discurso poderia produzir efeitos indesejáveis.

Manifesto

Na semana anterior, os trabalhos já haviam sido suspensos pela sessão solene em homenagem às mulheres que se destacaram na cidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03). Para marcar posição, os vereadores redigiram e assinaram juntos um manifesto que depois foi encaminhado às autoridades policiais e ao Poder Judiciário, onde pedem a apuração completa dos fatos sobre o crime contra Joaquim.

Tucanos

Em encontro realizado na quarta (14), os militantes do PSDB aclamaram o nome do advogado Neto Tucunduva para disputar a eleição à prefeitura, em outubro. Neto já ocupou o cargo de vice-prefeito e conta com apoio do deputado estadual e secretário paulista de Meio Ambiente, Bruno Covas, cujo sobrenome tudo diz.

Mais um projeto

Nesta semana, foi apresentado mais um projeto para o Aeroporto Metropolitano de Guarujá, que deve ser compartilhado com a Aeronáutica e a Petrobras, mas também servirá para atrair turistas para a Copa de 2014. De acordo com o projeto, a capacidade do aeroporto será de um milhão de passageiros por ano, estacionamento com 300 vagas e uma pista com 1.200m de extensão.

Plano de Carreira

A Equipe de Coordenação dos trabalhos que concluíram o Estatuto do Servidor e a prefeita Antonieta entregam, oficialmente, nesta segunda (12), o Projeto de Lei para efetivação do Estatuto ao presidente da Câmara dos Vereadores, José Carlos Rodriguez.

Plano de Carreira II

Para que este ato seja marcado com a expressão da vontade dos servidores, os Sindicatos e a Administração convidam a todos os servidores a participar de ato solene, na próxima segunda-feira (19), às 18h, na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos da prefeitura de Guarujá (rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Vicente de Carvalho).

CUBATÃO

A luta continua  

Os 11 vereadores cubatenses não pretendem “jogar a toalha” e reconhecer, pacificamente, o fechamento da fábrica MD Papéis, antiga Companhia Santista, e a consequente demissão de 380 empregados diretos e outros 120 indiretos.

Comissão em Brasília

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (14), no anfiteatro da Câmara Municipal, com representantes dos trabalhadores, do Sindicato dos Papeleiros de São Paulo e da prefeitura, os vereadores decidiram marcar uma audiência com o ministro do Trabalho, Paulo Roberto, para tentar reverter o fechamento da empresa.

Municipalização

Para salvar a fábrica e os empregos, as autoridades municipais estão até mesmo dispostas a municipalizar a empresa, ou mesmo mantê-la por intermédio de uma PPP (Parceria Público Privada). Em Brasília (DF) vão tentar também bloquear toda fonte de empréstimo oficial à empresa.

Indenização

Conscientes das dificuldades de se reverter a decisão da MD Papéis, Legislativo, Executivo e o sindicato da categoria estão unidos para garantir que os trabalhadores recebam as verbas rescisórias, além da manutenção dos salários por até dois anos e assistência médica/odontológica, a título de indenização.

PSDB opta por pesquisa

Com a desistência do ex-prefeito Osvaldo Passarelli e do professor Ademir Pires (vão disputar o Legislativo), os dirigentes municipais do PSDB trocaram as prévias internas por uma pesquisa popular de intenção de votos para decidir quem, entre o atual vice-prefeito Arlindo Fagundes e o ex-prefeito Nei Serra, será o candidato tucano à prefeitura de Cubatão.

Apoio popular

Não são poucos os observadores políticos que entendem que, ao concordar com a realização de uma pesquisa popular, Arlindo Fagundes teria dado “um tiro no pé”. Levantamentos informais indicam que enquanto Arlindo tem mais força entre os tucanos, Nei Serra, que foi prefeito por três vezes, ainda está forte no imaginário popular.

Pedra no sapato

Um dos mais ferrenhos defensores da candidatura de Nei Serra à prefeitura, o atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonísio Gregório, tem se mostrado extremamente exigente nas discussões da política de investimentos da administração Márcia Rosa (PT) na área da Saúde. Entre outras responsabilidades, o conselho é responsável pela aprovação das contas.

Rubão quer voltar

O ex-vereador e secretário de Esportes na administração Clermont Castor, Rubens Marino (PSC), pretende retornar ao Legislativo compondo o leque de apoio à administração petista. Ainda no PSC devem ser candidatos a vereador o presidente da Câmara, Donizete Tavares, o presidente da OAB/Cubatão, André Loro, e o jornalista Márcio Chagas. O PSC deve coligar na proporcional com o PT.

Mantém candidatura

Os pré-candidatos ao Executivo, o ex-vereador Sebastião Carlos Henriques (PCdoB) e o servidor municipal Wagner Nunes (DEM) garantiram, esta semana, que dificilmente abrirão mão da campanha para apoiar uma candidatura única de oposição.

Heloisa França no governo?

São fortes os rumores de que a presidente do diretório municipal do PSB, Heloisa Helena França, assuma a Secretaria da Educação em substituição a Fábio Inácio que se descompatibiliza, no início de abril, para disputar uma cadeira na Câmara. Ela é irmã do deputado federal e secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França.

Visita adiada

A visita da senadora Marta Suplicy (PT) que estava marcada para as 16h desta sexta-feira (16), para conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Referência da Mulher, em Cubatão, foi adiada “sine die”. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura “por problemas na agenda”.

Concurso público

A partir das 10h de segunda-feira (19), os candidatos inscritos no concurso público aberto pela prefeitura para a admissão de 82 profissionais e formação de cadastro de reserva poderão consultar os locais da prova no site www.vunesp.com.br . O concurso será realizado no dia 1º de abril (domingo), às 13h, em 19 escolas, sendo 11 em Cubatão e oito em Santos.

BERTIOGA

Greve

Os motoristas de ônibus da Viação Bertioga estão em estado de greve. Em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e região, os trabalhadores e demais empregados da empresa aprovaram a medida. De acordo com o sindicato ainda haverá negociação com a direção da empresa.

Servidores

O SSPMB (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga) está pleiteando um aumento de 33%. Segundo o presidente da entidade, Antonio Carlos Augusto da Silva, o aumento tem como base a UFIB (Unidade Fiscal de Bertioga). A data base da categoria é maio.

Iluminação

A orla da Praia da Enseada, no trecho do Maitinga, local que compreende a área de vegetação do jundu, já conta com um novo sistema de iluminação pública. De acordo com o diretor de Serviços Urbanos, Nelson Simões, foram instaladas 44 luminárias, todas com acionamento automático, por meio do sistema fotocélula programável, que oferece 20% redução de consumo de energia.

Iluminação II

Ainda conforme a prefeitura, esse trecho da orla da Praia da Enseada também será contemplado com mais outras 40 luminárias, totalizando 84 equipamentos, que devem ser disponibilizados até o fim deste mês.

CRAS do Indaiá

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Indaiá, que atualmente atende na sede do Centro Comunitário do bairro (rua José da Costa Silva Sobrinho, s/nº), estará funcionando em novo endereço, em breve. A mudança visa melhor qualidade e conforto no atendimento, visto que o novo imóvel que está sendo avaliado pela prefeitura está situado próximo a pontos de ônibus.

Caravana da Cidadania

A partir deste mês, está de volta, para percorrer os bairros de Bertioga, mensalmente, a Caravana da Cidadania. A iniciativa da Administração levará aos bairros atividades diversas de saúde e cidadania. Os trabalhos terão início no próximo dia 24, no Jardim Rio da Praia, acontecendo na Emeif José de Oliveira Santos (rua Cardeal Emile Biayenda, 248).

Semana da Água

Bertioga sedia na próxima quinta (22), as atividades da ‘IX Semana da Água’, que contará com a participação de cerca de 1,5 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino das nove cidades da Baixada Santista. O evento será realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada, em parceria com a prefeitura local.

Semana da Água II

O ponto forte do evento será a ‘VI Caminhada Metropolitana de Conscientização Ambiental - A Ordem é Água Limpa’ - uma homenagem ao Dia Mundial da Água, com saída do Forte São João, e com percurso de, aproximadamente, 1,2 mil metros, pelas avenidas Vicente de Carvalho e Anchieta, ambas no centro. As escolas participantes serão recepcionadas no dia 22, no Parque dos Tupiniquins, também no centro da cidade.

Semana da Água III

No local será realizada a cerimônia simbólica de unificação das águas da Baixada Santista. Cada cidade trará a água do principal rio de sua cidade, que será derramado no Canal de Bertioga. O evento será encerrado às 15h, com palestra sobre o tema ‘A Ordem é Água Limpa’, no Hotel Marazul 27 (av. Thomé de Souza, Praia da Enseada).

Condefi

O Condefi (Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência) realizá no dia 25 de abril, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As inscrições podem ser feitas até 17/04, na Casa dos Conselhos Municipais (rua Luiz Pereira de Campos, 1.117). O evento será realizado, das 9h às 18h, no salão anexo à Secretaria da Educação, que fica no Paço. A ficha de inscrição também pode ser solicitada por e-mail: [email protected] . Mais informações: (13) 3317-5813.

Tênis de mesa

Bertioga participará, pela 1ª vez, do Campeonato Paulista de Tênis de Mesa. A classificação foi conquistada no último domingo (11) durante a disputa do Torneio Início, da modalidade, em Guarujá. A equipe de Bertioga foi representada pelos mesatenistas Danilo Pastoriza, que conquistou a 14ª colocação, na categoria Pré-Sênior, e Anderson Valentim, que obteve o 28º lugar, na modalidade Juventude.

Tênis de mesa II

A próxima disputa dos mesatenistas acontecerá nos dias 14 e 15 de abril, na etapa que será em Americana, no Interior paulista. Porém, ainda neste mês de março, com data a ser confirmada, Bertioga participará da 1ªa etapa do Circuito da Baixada Santista da modalidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!