Albatroz - edição 1161

Costa Norte
Publicado em 14/01/2012, às 05h32 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h32

FacebookTwitterWhatsApp

Plano Petrobras

A Petrobras irá elaborar um plano regional de desenvolvimento sustentável para a Baixada Santista. A notícia foi divulgada por representantes do Instituto Polis, que se reuniram com o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell (PSDB). Os técnicos do instituto estão coletando dados socioeconômicos dos municípios, visando elaborar o plano. Segundo o cronograma apresentado, a meta é de concluir o trabalho até setembro.

ChuvasA Defesa Civil de São Sebastião informa que nos próximos dias poderá chover 100mm, entre os dias 14 e 17, passando a região, do estado de observação para o de atenção. Como as fortes chuvas podem causar alagamentos, deslizamentos de terra e demais prejuízos, o efetivo estará de prontidão.

Sorteios CEF

O ‘Caminhão da Sorte’, da CEF chega, segunda-feira (16), à Praia Grande, onde fará os sorteios das loterias até o próximo sábado (21), na av. Presidente Castelo Branco, em frente à Praça Portugal. Na semana seguinte (de 23 a 28/01), o ‘Caminhão da Sorte’ ficará na Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga, em Santos.

GUARUJÁ

Incêndio

O imóvel onde funcionava a gráfica e também a sede do jornal ‘O Itapema’, localizado na Vila Áurea, em Vicente de Carvalho, foi destruído por um incêndio criminoso, na noite desta quarta-feira (12). Testemunhas viram homens invadindo o local portando garrafas nas mãos, provavelmente de algum material inflamável.

Incêndio II

Com o incêndio, o piso superior desabou e uma boa parte dos equipamentos, inclusive eletrônicos, ficou destruída. A câmera de monitoramento não gravou a ação dos criminosos e o crime foi registrado na Delegacia de Polícia de Guarujá, onde será investigado.

Transparência

Para o presidente da Câmara, José Carlos Rodriguez (PPS), a transmissão ao vivo das sessões do Legislativo já contribui para a imagem dos vereadores. No último fim de semana, o IPAT, órgão de pesquisas ligado ao jornal ‘A Tribuna’, divulgou números favoráveis aos vereadores, cuja atuação é aprovada por pelo menos seis pessoas, em cada grupo de 10. Rodriguez entende que a transmissão demonstra transparência e isso vai ao encontro do que o eleitor quer de seus políticos.

Curvas e metas

Na mesma pesquisa, o Poder Executivo foi rejeitado por quase 60% dos entrevistados, mas há uma curva em ascendência, o que deixa animados os assessores diretos da prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB). A aceitação popular já ultrapassa os 35%, meta que era perseguida pelo governo para este início de ano.

Melhor vereador

O IPAT também quis saber quem era o melhor vereador de Guarujá e o médico Valter Suman, que se filiou ao partido do prefeito Kassab, o novo PSD, para buscar a prefeitura em outubro, destacou-se pela 2ª vez seguida. Para 4% dos entrevistados, Suman é de longe o melhor vereador da cidade.

Água limpa

Até o mês de abril, a Sabesp inaugura a Estação de Tratamento de Água que está sendo construída na Vila Áurea, em Vicente de Carvalho. Além de aumentar a capacidade de abastecimento do município, a ETA deverá cumprir os requisitos necessários para oferecer uma água de qualidade nas torneiras da cidade.

CUBATÃO

Despressurizarão

O 1º escalão do governo petista, que vinha se sentindo pressionado pelas péssimas avaliações, não conseguiu esconder o clima de empolgação com o resultado de pesquisa publicada nesta sexta-feira (13), que aponta um índice de aprovação do governo Márcia Rosa de 59,4%. É a melhor avaliação de seus três anos de mandato.

Volta por cima

A “euforia” dos integrantes do governo Márcia Rosa tem razão de ser porque há seis meses, a Administração recebia a pior avaliação de sua história, com a reprovação de 58,6% da população. A volta por cima, segundo analistas políticos, tem justificativa bíblica: “Há tempo de plantar e tempo de colher”.

Reeleição

Com a recuperação da popularidade, logo no início de um ano eleitoral, lideranças petistas tentam impedir o clima de “já ganhou” junto à sua militância: “Estamos no caminho certo, com uma administração transparente, que escuta a população e tem conseguido transformar Cubatão com obras importantes e políticas públicas corretas. Vamos redobrar os esforços”, garante Paulo Tito, vereador e presidente do PT municipal.

Reação

A reação da popularidade de Márcia Rosa provocou imediata reação no grupo político de oposição à Administração Municipal que convocou reunião para esta sexta à noite (13), em caráter de emergência e em lugar secreto. Agora estão com pressa para definir, “pelo menos”, o critério de escolha do candidato único da oposição ao Executivo cubatense. O nome, ainda vai demorar. E muito.

Presença obrigatória

Segundo “vazou nos círculos políticos”, os partidos de oposição não vão mais admitir a falta de pré-candidatos à reunião e garantem que os faltosos deverão ficar à margem do processo político. Isso, porque na reunião convocada para quarta-feira (11), na casa do ex-secretário de Cultura, Carlos de Freitas, poucos, muito poucos, compareceram.

Opção petista

Não são poucos os petistas, com voz e vez no partido, que gostariam de ver o presidente da Câmara, Donizete Tavares (PSC), ou o chefe de Gabinete da prefeita, José Carlos Ribeiro dos Santos (PT), disputando a vice-prefeitura.

Também quer

Enquanto isso, Célio Lacerda, presidente do PDT, considerado o partido aliado mais forte do PT, não esconde que gostaria de ver um pedetista disputando a vice, ao lado de Márcia Rosa. Da pretensão à ação, colocou três nomes à disposição da prefeita: Além do próprio, o do ex-vereador Luiz Rosa e do vereador Aguinaldo Araújo.

Surpresa

Célio Lacerda explicou que os nomes, indicados pela Executiva Municipal do partido, somam competência, experiência e moral ilibada. “A única surpresa”, garantiu, “foi a indicação do meu nome.”

“Eu fico”

Depois de uma longa reunião, sempre a portas fechadas, com Márcia Rosa, a secretária de Inclusão Social, Karina Cruz, comunicou a seus correligionários que deve permanecer à frente da pasta até o final do mandato. Com isso, retira sua candidatura ao Legislativo.

Quer explicações

O vice-presidente da Câmara. Roberto Azzoline, o Alemão (PSB) não esconde de ninguém que não gostou de saber, por intermédio da Imprensa, da reunião da presidente de seu partido, Heloisa Helena França, com a prefeita Márcia Rosa. Oposicionista de “carteirinha”, garante que vai convocar uma reunião com o diretório para “saber todos os detalhes da conversa.”

BERTIOGA

Poluição sonora

A prefeitura apresentou oficialmente no último sábado (07) os novos decibelímetros, medidores de intensidade de som, que serão utilizados pela DOA (Diretoria de Operações Ambientais), a Diretoria de Trânsito, GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar) na fiscalização de veículos e estabelecimentos comerciais. O intuito é identificar e coibir a poluição sonora no município.

Comércio em foco

O Senac-Bertioga, que funciona dentro do Sesc-Bertioga (rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jd. Rio da Praia), promove encontro fechado e gratuito para empresários da região. A palestra ‘Empreendedorismo e Qualidade no Atendimento’ será ministrada pelo consultor da área Marcos Carvalho, a partir das 19h30 da próxima terça-feira (17). Confirmação de presença pelo telefone (13) 3319-9260.

Concurso para procurador

A prefeitura continua com inscrições abertas, até 10/02, para concurso público visando o preenchimento de 4 vagas para procurador municipal. A oportunidade é dirigida especificamente para advogados formados, que possuam inscrição na OAB. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 e o edital completo está disponível nos sites www.bertioga.sp.gov.br e www.caipimes.com.br/pmb012011 .

Conselhos

A Casa dos Conselhos também está com inscrições abertas para os conselhos municipais de Educação (CME) e de Cultura, que assumirá até 2014. Já a partir de segunda-feira (16), estarão abertas as inscrições para o Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação). As inscrições devem ser feitas na rua Luiz Pereira de Campos, 1.117, na Vila Itapanhaú. Informações: (13) 3317-5813.

Destinação Criança

Aqueles que fizeram destinação para a Campanha Destinação Criança, em nome do CMDCA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente) devem protocolar cópia do recibo da doação na Casa dos Conselhos Municipais. Somente desta forma será possível identificar os doadores para que o CMDCA possa emitir o recibo a ser deduzido do imposto de renda.

Destinação Criança II

Junto com o recibo, o doador deverá informar ainda, nome completo, endereço, RG e CPF. Todos os documentos serão encaminhados para o CMDCA e os recibos serão enviados pelo Correios, caso houver a necessidade. Essas informações também poderão ser repassadas por e-mail: [email protected] .

Cães e gatos

A Secretaria da Saúde ampliou suas ações e está promovendo todas as quartas-feiras e sábados a já tradicional ‘Feira de Adoção de Animais’, voltada para cães e gatos. Já algum tempo, o evento é realizado das 9h às 13h, na rotatória entre as avenidas 19 de Maio e Anchieta, no Jardim Albatroz, em frente ao Krill Supermercados.

Cães e gatos II

Além da feira, a adoção também pode ser realizada no CCZ do município, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na rua Manoel Gajo, 2.644, no Parque Estoril. Informações no (13) 3316-4079.

Beach Soccer

Começou segunda-feira (09), mais uma edição da ‘Taça Cidade de Bertioga de Beach Soccer’, na Praia da Enseada, em frente à Pista de Skate, centro. A competição reúne 83 equipes e 830 atletas, divididos nas categorias Masculino, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-19, Principal (Livre) e Quarentão, além do Feminino (Geral). As finais estão marcadas para 10/02. Outras informações pelo telefone: (13) 3317-2004.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!