Albatroz - edição 1148

Costa Norte
Publicado em 15/10/2011, às 04h52 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h25

FacebookTwitterWhatsApp

Falta d’água Em função de uma parada programada pela empresa Bandeirante Energia, neste sábado (15), das 9h às 12h30, na Rua das Flecheiras, no Topovaradouro, em São Sebastião, a Sabesp informa que o abastecimento de água será interrompido durante os serviços da concessionária de energia elétrica no bairro. Segundo a Bandeirante trata-se de serviço para melhoria na rede de distribuição de energia elétrica.

Falta de água II A interrupção de água também ocorrerá na próxima terça-feira (18), das 7h às 14h, em Ilhabela, na Costa Sul da cidade. Serão afetados os seguintes bairros: Curral, Bexiga, Pombo, Praia Grande, Prainha do Julião, Feiticeira, Portinho, Pedra Miúda e Ilhote. Emergências devem ser comunicadas na Central de Atendimento da Sabesp, pelo telefone 0800 055 0195.

CUBATÃO

Incorporações A derrubada do projeto do Executivo que visava acabar com as incorporações salariais dos funcionários da prefeitura ainda não foi devidamente digerida pelos vereadores governistas. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica eram necessários 8 votos. Somente os 4 vereadores petistas votaram a favor.

Incorporações II Além dos oposicionistas de carteirinha, Geraldo Guedes (PR); Severino Tarcício da Silva, o Dóda (PDT); e José Roberto Azzoline, o Alemão (PSB), o “independente” José Aparecido dos Santos, o Dedinho (PSB), também votou contra. Francisco Leite, o Bigode (PSD) e Aguinaldo Araujo (PDT) estiveram ausentes da sessão.

Marajás Presidente do PT e líder da prefeita na Câmara, Paulo Tito, um dos mais inconformados com a falta de compreensão dos vereadores da oposição, entende que a incorporação deve acontecer por mérito e não por indicação política: “O atual sistema é perfeito para a criação de marajás. Tem funcionário ganhando mais de R$ 60 mil por mês”.

Iniciativa popular Outro que não aceita a continuidade do atual sistema de incorporação é o vereador Adeíldo Heliodoro, o Dinho (PT), que garante que vai liderar uma campanha para apresentar um projeto de iniciativa popular para reverter a situação. Ele entende que com a assinatura de 10 mil eleitores (Cubatão tem 93 mil eleitores) os vereadores da oposição não terão coragem de manter as incorporações. “Sabem que o povo é contra os marajás”, disse.

Para entender Os funcionários públicos de Cubatão que assumem cargos de chefia ou função gratificada (indicação política) incorporam a seus salários 10% da diferença entre o salário original e o do cargo indicado. Cada nova indicação provoca, para a vida toda, nova incorporação no salário. Por isso, alguns funcionários (e não são poucos) chegam a receber R$ 60 mil mensais. A prefeita Márcia Rosa (PT) tentou acabar com essa prática. Foi vencida pela oposição.

De volta? Analistas políticos com livre trânsito nos escalões superiores da Administração Municipal garantem que, durante a semana, serão deflagradas ações junto à alta direção do PSB para que a legenda retorne ao bloco de apoio à prefeita Márcia Rosa. A legenda teria sido “fundamental” para a vitória petista nas eleições passada. Por isso, querem reeditar a “dobradinha” em 2012.

Sem chance No entanto, a presidente do diretório municipal, Heloisa Helena França Gomes, se antecipou aos possíveis “assédios políticos” e, por intermédio da Imprensa, garantiu que os socialistas têm quadro político suficiente para encabeçar a aliança que deverá ser formada pela oposição para disputar as próximas eleições.

“Primeira irmã” A posição da líder socialista cubatense se ajusta fielmente à de sua bancada na Câmara, formada pelos vereadores Alemão, Dóda e Dedinho, todos com o viés de oposição. A declaração de Heloisa Helena deve ter uma leitura mais apurada, principalmente por ser irmã de Márcio França, presidente estadual do partido, deputado federal licenciado e atual secretário de Estado do Turismo.

Contra, mas... Ao votar pela aprovação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), proposta pelo vereador Alemão (PSB) para investigar as condições da morte de um munícipe no Vale Verde, a vereadora petista Nêga Pieruzzi pediu desculpas ao vereador Paulo Tito, presidente de seu partido, por não seguir a orientação de votar contra.

...em defesa da prefeita A CEI, segundo Alemão, pretende investigar se havia ou não médico na UBS do Vale Verde para onde o munícipe teria sido encaminhado para receber os primeiros socorros. Ao justificar seu voto favorável, Nêga foi enfática: “Não se faz política com uma vida. E se a prefeita estivesse aqui, também votaria a favor”. A CEI aprovada recebeu também os votos de Alemão, Dedinho, Geraldo Guedes e Dóda.

Na telona A exemplo de diversos municípios da Região Metropolitana da Mata Atlântica, Cubatão também já tem o seu ‘Film Comission’. A Comissão Especial foi criada pela prefeita Márcia Rosa, na semana passada, com a missão de “vender” as belezas naturais do município para locação cinematográfica.

“O Chefe” Aguinaldo Araújo anunciou a seus “pares”, na semana passada, que estava assumindo a liderança da bancada do PDT na Câmara Municipal. Com a desfiliação de Dóda, que foi para o PSB, o novo líder da bancada passa a ser, também, o único vereador da legenda.

BERTIOGA

Saída de moradores Os moradores de Vicente de Carvalho II estiveram na Promotoria Pública de Bertioga nesta sexta-feira (14) para, segundo eles próprios, tratarem sobre a saída de algumas famílias da área onde está sendo realizada obra de reurbanização. Ele ainda informaram que a iniciativa partiu da própria Promotoria, uma vez que parte dos moradores não querem sair do local, mesmo com a disponibilização de um aluguel social, por parte da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), responsável pela obra.

Saída de moradores II Há 15 dias, a CDHU identificou perigo iminente aos moradores, cujas casas estão em uma área próxima a um aterro que está sendo colocado no local. Parte dessas famílias já recebeu o aluguel social e saiu da área. Outra parte informou que não está conseguindo alugar outro imóvel, principalmente devido ao curto prazo. Além disso, os moradores alegam que nunca foram informados de que haveria a possibilidade de sair de suas casas para um local provisório, mas sim para uma moradia definitiva.

Saída de moradores III Segundo os moradores, não houve reunião com a Promotoria nesta sexta (14) porque a CDHU não mandou nenhum representante. A CDHU, por sua vez, afirma que a única reunião confirmada com a Promotoria foi marcada para a próxima quarta-feira (19). “Os técnicos da empresa e representantes do departamento jurídico prestarão todas as informações necessários na quarta-feira [dia 19/10]”, garantiu o diretor da CDHU na Baixada Santista, Luiz Carlos Rachid.

Faltou quorum Não houve quorum mínimo para a realização da sessão plenária da Câmara nesta terça-feira (11). Segundo o presidente da Casa, Marcelo Vilares (PTB), que abriu a sessão e a encerrou 10 minutos depois, os vereadores estariam em um compromisso no Siproem (Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais do Estado de SP).

Boicote Estavam presentes os vereadores Ney Lyra, Taciano Goulart e Adiel Pereira, todos do PRP, além do próprio presidente da Casa. Ao encerrar a sessão, o vereador Lyra comentou: “Os vereadores do PRP estão todos aqui.”

Boicote II Parecia coincidência estarem somente os vereadores do PRP, entretanto, o público que estava presente à sessão teve a nítida impressão de que foi um boicote à legislatura do vereador Adiel Pereira, 1º suplente da legenda, empossado há 2 semanas, no lugar do vereador Alemão (PRP), que tirou licença por 30 dias. Há quem diga que estão querendo esfriar os ânimos de Adiel.

Boicote III E por falar em ânimo, Adiel afirmou que já tinha preparado 11 trabalhos, entre moções e indicações, algumas que “poderiam desagradar algumas pessoas”, segundo ele mesmo. Resta saber se o mais novo vereador conseguirá apresentar os trabalhos da semana passada e ainda incluir mais alguns desta semana na sessão da Casa da próxima terça (18).

Boicote IV Alguns que acreditavam na versão de boicote a Adiel afirmam que não vai adiantar nada, uma vez que o ex-suplente e atual vereador pode ficar por mais tempo no plenário, seja por uma ampliação da licença de Alemão ou até por uma futura licença médica do vereador Taciano Goulart (PRP).

Manobra O PRB voltou para as mãos de Edmilson. O partido ficou pouco menos de 3 semanas nas mãos de Luiz Galofaro, do Verdes Mares, e agora volta para seu antigo presidente. Fontes dessa coluna afirmam que uma manobra bem engendrada garantiu a mudança de presidência.

Manobra II O motivo da mudança, entretanto, não seria nenhum, em especial, somente mesmo para abalar o grupo do atual governo, uma vez que Galofaro já garantia apoio a reeleição de Orlandin (DEM). O resultado, segundo as mesmas fontes, pode ser a exoneração de Edmilson do cargo público municipal.

Contra a corrupção Uma ‘Manifestação contra a Corrupção’ está programada para acontecer neste sábado (15), a partir das 15h, com concentração em frente ao Krill Supermercados, que fica na av. Anchieta, 2.300. Segundo os organizadores, a ação é apartidária, pacífica, estando proibida a propaganda de quaisquer partidos políticos e seus candidatos.

Contra a corrupção II O manifesto tem por objetivo de lutar pela aprovação da Ficha Limpa. Os organizadores estão divulgando por meio de redes sociais e pedem que os participantes levem cartazes, bandeiras e apitos.

Inauguração do Senac O Senac-SP convida para a inauguração oficial das instalações do Senac-Bertioga, que estará situado dentro da unidade Sesc, no Jardim Rio da Praia. O evento acontece às 11h da próxima quinta-feira (20), na av. Thomé de Souza, 3660, Jardim Rio da Praia.

Vestibulinho Etec A Etec-Bertioga está com inscrições abertas para o 1º semestre do Vestibulinho 2012, para os cursos de Administração e de Logística. Destinados a estudantes dos ensinos Médio, Técnico e Técnico Integrado ao Médio, as inscrições gratuitas podem ser feitas até as 15h de terça (18), via www.vestibulinhoetec.com.br. Mais informações: 0800 772 2829.

Itatinga em exposição A exposição ‘A joia do Itatinga, a força do Porto de Santos’, evento que registra a memória da Usina Hidrelétrica de Itatinga, será aberta terça-feira (18), às 19h30, na Oficina Cultural Pagu, em Santos (Praça dos Andradas, s/nº). O evento tem patrocínio da Codesp e faz parte da programação oficial da Secretaria de Estado da Cultura. A visitação aberta ao público ocorre de 19/10 a 19/11, das 13h às 22h, de segunda a sexta e, aos sábados, das 9h às 18h.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!