Albatroz - edição 1145

Costa Norte
Publicado em 26/09/2011, às 09h21 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h26

FacebookTwitterWhatsApp

Alistamento Eleitoral A Justiça Eleitoral fará a ‘Semana do Alistamento Eleitoral’, de 03 a 07/10, mantendo horário de atendimento ampliado em seus Cartórios Eleitorais em todo o Estado, das 9h às 17h. O objetivo é incentivar o eleitor a procurar o atendimento de forma a escapar das filas no final de alistamento em ano eleitoral.

Nº de vereadores A Câmara de São Sebastião deverá ser composta por 12 vereadores a partir da próxima Legislatura. Atualmente, a Casa tem 10 membros. A definição sobre o novo número de edis foi tomada em consenso pela maioria dos vereadores, nesta terça-feira (20). A 2ª votação, que ocorrerá no próximo dia 04 será necessária para ratificar a decisão da maioria.

Reunião Condesb O Condesb realiza reunião na próxima terça (27), às 10h, no Marinas Park Hotel, em Itanhaém. Será realizada exposição das Câmaras Temáticas de Políticas Públicas para a Juventude e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Resultados de concurso A Câmara de Praia Grande já divulgou o resultado das provas do concurso público. A relação pode ser conferida pelos sites www.camarapraiagrande.sp.gov.br e www.omegaitu.com.br.

CUBATÃO

Antecipação... O vereador Geraldo Guedes deu nesta sexta (23) o 1º passo em direção ao Palácio Piaçaguera ao anunciar, oficialmente, sua pré-candidatura ao Executivo municipal. O evento aconteceu no Esporte Clube Jardim Casqueiro, com espaço para abrigar, confortavelmente, 3 mil eleitores e alguns peso pesados do PR, como, por exemplo, Valdemar da Costa Neves.

... com acordo Geraldo Guedes deixou bem claro que, apesar de antecipar as eleições de 2012, está mantido o compromisso com os diversos pré-candidatos a prefeito do apoio mutuo aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas de opinião. A exceção à regra, ressaltou, é o nome do ex-prefeito Nei Serra (PSDB).

Armandão... Não são poucos os analistas políticos que acreditam que Armando Campinas está balançando diante dos apelos populares para que retorne à vida pública e entre na disputa pelo Palácio Piaçaguera. Deve se filiar, nos próximos dias, ao PTN, presidido por seu fiel escudeiro Nivaldo Veiga.

... na disputa? Armando Campinas foi presidente da Câmara em 3 oportunidades, vice prefeito de Nei Serra (1988/1992) e por 2 vezes candidato a prefeito, em 1985 e 1992 tendo, nas 2 oportunidades, sido derrotado por Osvaldo Passarelli.

Mais tucanos Depois da filiação de Nei Serra no PSDB, o próximo ex-prefeito a se abrigar no ninho tucano poderá ser Osvaldo Passarelli. Comentários, nos corredores da Câmara, garantem que ele poderá apresentar seu nome para disputar o Legislativo.

Rubão Confortavelmente instalado no PSC, partido que integra o leque de alianças da prefeita Márcia Rosa (PT), o ex-vereador e conselheiro do Santos FC, Rubens Marino, já está a todo vapor reunindo lideranças populares com cacife suficiente para levá-lo a ocupar uma das 11 cadeiras da Câmara.

Guerra de... Em clima de guerra, os socialistas vão eleger, neste domingo (25), os novos dirigentes do partido em Cubatão. Durante toda a semana, a temperatura entre as 2 correntes que pretendem dirigir o PSB subiu além do tolerável. O PSB vive, atualmente, uma situação “engraçada”: os 2 vereadores eleitos (Alemão e Dedinho) são oposição, enquanto que o partido, como um todo, participa do governo Márcia Rosa.

... confronto Empatados em número de filiados com direito a voto no congresso (137 para cada corrente), os situacionistas liderados por Thiago Garcia pretendem renovar a aliança com o PT para as próximas eleições, enquanto que os 2 parlamentares pretendem o rompimento da aliança que levou Márcia Rosa ao poder com Arlindo Fagundes na vice.

Vai rachar!! Independentemente do resultado das urnas, é quase certo que os socialistas sairão do congresso rachados com, cada corrente, mantendo suas posições políticas totalmente antagônicas. Se os “situacionistas” vencerem, continuam ocupando os cargos do 1º escalão. Se a vitória sorrir para os “oposicionistas”, o partido deverá lançar candidato a prefeito. Neste caso, o próprio Dedinho.

Lavando as mãos Enquanto as 2 correntes tentam, num movimento antropofágico, “eliminar” eleitores no tapetão, impugnando filiações, o presidente estadual da legenda, deputado e secretário de Estado de Turismo, Márcio França, ao que tudo indica não quer entrar na briga: lavou as mãos.

Hidrovia De olho nos R$ 2 bilhões que o Ministério dos Transportes pretende investir em hidrovias, o chefe de Gabinete da prefeita, José Carlos Ribeiro dos Santos, tem se articulado em Brasília (DF), para conquistar um pedaço do bolo e transformar em realidade o projeto de transportar passageiros (e carga) através dos diversos rios que cortam Cubatão.

Nova direção O gerente-geral da Vale Fertilizantes, Valdir José Caobianco, assume, na terça (27), o cargo de diretor titular do CIESP, em Cubatão. Como vices assumem Raul Elias Pinto (Transportadora Meca) e Valdomiro Romam da Silva (Usiminas).

BERTIOGA

Filiações do PMDB O PMDB realiza evento para filiação de seus novos membros às 19h de terça (27), no Porto do Forte (av. Vicente de Carvalho, 320, centro). O encontro deve contar com a presença do presidente estadual do partido, deputado Baleia Rossi.

Filiaççoes do PT Já o PT realiza neste sábado (24), a partir das 19h, a sua festa para filiação de novos membros. O evento será realizado no Colégio Caiçara (av. Anchieta, 3.900, Maitinga).

Filiações PSB O PSB também fará festa de filiação às 10h do próximo dia 1º, na sede do Lions Clube (av. 19 de Maio, 130, Jd. Albatroz). O evento deve contar com a presença do presidente estadual do partido, Márcio França.

Voltando pra casa Acredite se quiser!!!! Adiel Pereira está de volta ao PRP. Depois de deixar seu velho grupo político e rumar para a base do governo atual e, até mesmo se filiar ao PV, Adiel, depois de esperar... esperar.. esperar.., sem sucesso, por uma definição concreta do interesse da Administração por seus trabalhos sociais e políticos, resolveu optar por uma mudança radical. Voltou para o time de Dr. Lairton (PR), com quem trabalhou por anos no Executivo e a quem pretende, a partir de agora, colaborar para que retorne à prefeitura, nas eleições de 2012.

Voltando pra casa II Com tal surpreendente decisão, Adiel ganhará um almejado prêmio, ou, uma participação, mesmo que momentânea, no quadro do Legislativo, muito em breve. A situação deve se dar em virtude do afastamento anunciado de um dos 3 vereadores do PRP, por tempo determinado e por motivos particulares.

Voltando pra casa III Adiel, que já havia descartado qualquer possibilidade de legislar nesta gestão recebe a oportunidade como um verdadeiro presente de Natal antecipado. Essa passagem pela Casa deve servir para o líder comunitário do Mangue Seco recarregar suas energias rumo às eleições, onde mais uma vez tentará ser eleito como edil.

Nova direção O PRB, partido ligado a Igreja Universal do Reino de Deus passa a ser comandado por novo presidente: o empresário Luís Carlos Galofaro. O até então, Luís do PP, deixa a legenda progressista e comanda, agora, o tradicional partido evangélico. Assim como o seu amigo e padrinho político, o ex-deputado federal Celso Russomanno, que também está previsto migrar oficialmente na próxima segunda (26) para o PRB, Luís encara esse novo desafio em sua vida, se tornando o número 1 da legenda no município.

Nova direção II Experiente em articulação, Galofaro colocará em prática estratégias para fortalecer o PRB. O 1º passo já foi dado, ou seja, o declarado apoio ao governo municipal, somando forças no objetivo de colaborar com o processo de reeleição do prefeito Orlandini (DEM). Galofaro anunciou, neste 1º momento, a chegada de Márcia, ex-PV, sua mulher, que somará no PRB, pois já participou da última eleição municipal, em 2008, onde teve boa votação. Ele, Márcia, novas e antigas lideranças estarão unidos, comprometidos e focados nas eleições para fazer do PRB um partido que possa colaborar com o futuro político de Bertioga.

Pulando do ninho Embora o PV tenha perdido um dos seus mais expressivos cabos eleitorais com a saída inesperada de Adiel, uma nova, mas modesta liderança aponta e pode chegar ao grupo Verde: o popular Zezinho Reis. Declaradamente, ele já conversa com Nogueira Jr., presidente do partido e, em breve, pode reforçar o time do Governo para as próximas eleições municipais. Zezinho, que é conhecido líder comunitário de Vicente de Carvalho II parece estar convicto de, nos próximos dias, pedir a baixa do ninho tucano.

De olho na cadeira Pastor Clayton, vereador e presidente do PMN já tomou providências para requisitar a cadeira no Legislativo pertencente ao vereador Caio Matheus, que mudou do DEM para o PSDB, para disputar o comando da prefeitura nas eleições. Pastor Clayton, buscando defender os interesses do seu partido e de Macário, que é 1º suplente de sua coligação na Câmara, já tomou as devidas providências judiciais e aguarda os desdobramentos desse processo que visa aumentar a representatividade do PMN na Casa de Leis.

Pensando adiante Galante, presidente do PCdoB, segue, dia e noite, fazendo contatos, buscando novas lideranças e aumentando ainda mais o número de filiados em seu partido. O objetivo conjunto da base é preparar um time homogêneo, unido e sem medalhões ou figuras já conhecidas, previsíveis e em alguns casos, até desgastados, perante a comunidade. O grupo de Galante quer mesmo é trabalhar para tentar a inédita vaga na Câmara. Ou melhor: fazer aquilo que muitos ditos cientistas políticos tupiniquins acham improvável, que é fazer nas urnas mais de 1 vereador para a próxima gestão do Legislativo.

Indo adiante O comerciante Milton do Doce aguarda apenas a definição sobre o novo comando do DEM, seu partido político, para oficializar a intenção em disputar uma vaga a vereador pela legenda. Milton é popular, morador há anos de Bertioga e compromissado com as causas da atual Administração. Ele garante que não medirá esforços, nem trabalho, para solidificar definitivamente o seu nome no cenário político.

Saindo de cena Já o empresário Joaquim Ruescas, o popular Joaquim da My Power, não é mais o presidente do PSC. Após uma passagem curta à frente da legenda, ele deixa o cargo, destituído pelo presidente do diretório estadual, o ex-deputado Gilberto Nascimento. Agora, Ruescas tem seu projeto de pré-candidatura a prefeito praticamente eliminado, afinal, se torna inclusive incerta a sua permanência no partido. Segundo Nascimento, o empresário pouco somou à legenda, fato vital para sua súbita destituição.

Cabeça pensante O advogado Ênio Xavier atravessa bom momento político, afinal, seu grupo, o PTB se reforça a cada dia e permanece atento atendendo as determinações estratégicas. Ao lado dos vereadores Vando, presidente da legenda e de Marcelo Vilares, liderança consumada e atual presidente da Câmara, Ênio colabora, com sua experiência para que, a cada dia, o PTB registre êxito em seu trabalho, voltado a solidificar a estrutura partidária, com renomados nomes e consagradas lideranças, o tornando como o mais forte da cidade e estratégico para quem, de fato, quiser conquistar o Poder Executivo, em 2012.

Olho nele!! Pacífico Jr., o mais novo tucano, segue interessando todas as frentes políticas da cidade. Governo e oposição parecem disputar a possibilidade de contar com o carisma, a simpatia e o potencial do radialista. Pacífico, que visa conquistar uma vaga na Câmara, não confirma, mas os contatos e assédios são permanentes e tentadores, fato que, de repente, pode provocar mais uma grande surpresa no cenário político local.

Reunião Condema O Condema (Conselho do Meio Ambiente) fará reunião ordinária na terça-feira (27), às 9h, na sala de reuniões da Secretaria da Educação, no Paço (rua Luiz Pereira de Campos, 901). Na pauta consta a arborização urbana, o Sistema de Gerenciamento Ambiental e a revisão do Código Ambiental.

Transparência Bertioga está entre as 10 cidades do Estado que convocaram a 1ª Consocial (Conferência Municipal sobre Transparência e Participação Social). O encontro será em 21/10, das 9h30 às 18h, no Salão Municipal, que fica na prefeitura. O tema será ‘A Sociedade no Acompanhamento da Gestão Pública’.

Retirada de famílias Até o próximo dia 03, 30 das 51 famílias de Vicente de Carvalho II, que vivem em área de invasão serão removidas da área onde residem e passarão a receber aluguel social, da CDHU. O motivo é o risco de desabamento das moradias, devido a chuvas e ao aterro feito no local, por conta do projeto de reurbanização do bairro. Segundo a prefeitura afirmou essa semana, as 21 famílias restantes ainda não estão cadastradas no município.

Colônia de férias Neste sábado (24), a partir das 10h, o Sindeepres, sindicado de representantes da classe dos trabalhadores terceirizados e temporários na área de prestação de serviços, inaugura a sua colônia de férias na av. Thomé de Souza, 785, Praia da Enseada, centro.

Semana da Hospitalidade O Hospital Bertioga, gerenciado pela FuABC realiza de 03 a 05/10 a 1ª Semana da Hospitalidade. Quatro palestras com convidados especiais falarão sobre humanização hospitalar e o papel do colaborador nesse processo. As palestras são abertas ao público e ocorrerão nos dias 03 e 04 no Salão da Igreja Ágape, que fica próximo a entrada do hospital (rua Dr. Leonardo de Bonna, 31, Vl. Itapanhaú). Mais informações: (13) 3319-9900.

Contrato renovado Desta forma, parece que a prefeitura e a FuABC renovaram mesmo o contrato de prestação de serviço no Hospital Municipal. A prefeitura foi questionada sobre os valores e cláusulas contratuais nesta sexta (23), mas até às 23h não havia prestado a informação.

Conferência O CMDCA convoca a população para discutir a situação das crianças e adolescentes na 9ª Conferência Municipal, que acontece dia 20/10, das 9h às 13h, no sede do Sindicato dos Servidores Públicos (estrada 04, 38, quadra L, Chácara Vista Linda).

Controle da Tuberculose A prefeitura participa terça (27), na capital, do ‘Fórum Estadual de Tuberculose 2011’. Na oportunidade, a cidade receberá o 6º prêmio consecutivo pela ‘Qualidade no Tratamento de Controle da Tuberculose’, único município da Baixada a receber a premiação por 6 vezes sucessivas.

Sabesp Na próxima quarta (28) a Sabesp realiza serviços de manutenção na ETA (Estação de Tratamento de Água) entre as 7h e às 13h. Durante o período, poderá haver baixa-pressão e falta de água no bairro Indaiá. A Companhia manterá caminhões-pipa para atender as emergências. Informações: 0800 055 0195.

Feira-livre Desde esta semana, a feira-livre do Jd. Rio da Praia, que era montada às quintas-feiras passou a funcionar todas as terças, no mesmo local (av. Anchieta, atrás do Sesc-Bertioga). A mudança se deu em função de pedido dos próprios feirantes que apontam a quinta-feira como dia ideal para reposição de mercadorias, em especial, os hortifrutigranjeiros.

Queijo & Vinho O Lions Club (av. 19 de Maio, 338, Jd. Albatroz) realiza a ‘Noite de Queijo & Vinho’ no próximo dia 1º, às 20h30. O evento será para ajudar um jovem da Apae, que precisa de uma nova cadeira de rodas. Os convites custam R$ 30 e as bebidas serão cobradas à parte.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!