SUSTO

Vórtice ciclônico leva cenário de “nevasca” para cidades paulistas

Vídeo que circula nas redes sociais mostra rodovia na cidade de Limeira coberta de granizo no fim da tarde de quarta-feira (9)

Da redação
Publicado em 10/08/2023, às 10h08 - Atualizado às 11h38

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem de satélite mostrava o vórtice ciclônico na costa da região sul no início da madrugada desta quinta (10) Vórtice ciclônico leva cenário de “nevasca” para cidades paulistas - Rerodução/MetSul Meteorologia
Imagem de satélite mostrava o vórtice ciclônico na costa da região sul no início da madrugada desta quinta (10) Vórtice ciclônico leva cenário de “nevasca” para cidades paulistas - Rerodução/MetSul Meteorologia

Apesar do tempo já vir chuvoso desde a terça-feira (8) no litoral de São Paulo, na tarde de ontem (9) e na manhã de hoje (10), pancadas de chuva acompanhadas com trovões foram observadas em alguns locais da Baixada Santista, o que não deixou de ser um tanto espantoso, devido à época do ano em que estamos. Mas nada se compara ao que foi observado em algumas cidades da região de Campinas no fim da tarde de quarta-feira. E parece que tudo foi culpa de um vórtice ciclônico!

Na cidade de Limeira, imagens que circulam pelas redes sociais mostram cenário semelhante ao de uma “nevasca” em uma rodovia, tamanha a quantidade de granizo que caiu. Veja:

Segundo a MetSul Meteorologia, um vórtice ciclônico, que é um centro de baixa pressão, na costa da região sul do Brasil, foi o responsável pelo tempo severo na região de Campinas. As imagens de satélite mostravam claramente a espiral de nuvens. 

Ainda de acordo com a MetSul, a umidade associada ao centro de baixa pressão alcançou o sul e leste paulista, levando chuva para várias cidades, inclusive a capital. No interior, o problema foi que o ar estava muito quente, com temperaturas superiores aos 30 graus. O choque entre a umidade do vórtice ciclônico e o ar aquecido gerou nuvens carregadas, iguais às que se formam normalmente no verão.

A previsão é de que o vórtice ciclônico se afaste do continente durante esta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, não houve relatos de danos na região de Campinas por enquanto. A região vinha de um longo período de estiagem e tempo seco.

No litoral, segundo o Instituto Climatempo, a Baixada Santista deve apresentar chuva ainda na parte da manhã desta quinta. O tempo só deve melhorar durante a tarde. Já para o litoral norte, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo (Perigo Potencial) para tempestades, válido até às 22 horas desta quinta-feira.

Leia também: Lobo-marinho com lesões no olho é resgatado no litoral sul de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!