CHEGADA DO INVERNO

Inverno promete ter temperaturas acima da média no litoral de SP

Climatologista explica mais sobre a influência do fenômeno El Niño no inverno do litoral de SP e como vai ser a estação na região, que tem início nesta quarta-feira (21)

Esther Zancan
Publicado em 20/06/2023, às 13h11 - Atualizado em 21/06/2023, às 13h21

FacebookTwitterWhatsApp
Mesmo com a previsão indicando um inverno com temperaturas acima da média, o frio deve dar as caras sim! Inverno promete ter temperaturas acima da média no litoral de SP Gatinho com cobertor - Unsplash
Mesmo com a previsão indicando um inverno com temperaturas acima da média, o frio deve dar as caras sim! Inverno promete ter temperaturas acima da média no litoral de SP Gatinho com cobertor - Unsplash

A estação mais fria do ano chegou! O inverno tem início nesta quarta-feira,  21 de junho de 2023, exatamente às 11h58. E se você está aí, não se contendo de curiosidade de saber como vai ser a estação no litoral de São Paulo, pode ficar tranquilo que o Portal Costa Norte foi atrás de tudo que você precisa saber sobre o assunto.

A gente bateu um papo com Rodolfo Bonafim, consultor em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água, de Santos. E, para início de conversa, ele contou algo bem interessante: sabia que existem dois tipos de inverno? Sim, é isso mesmo que você leu.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

O climatologista explicou que existem o inverno climático e o inverno astronômico. O astronômico é aquele que começa todo ano na data oficial (21 de junho), que marca o solstício de inverno, quando se registra a noite mais longa do ano e, consequentemente, o dia mais curto. O inverno astronômico é o posicionamento da órbita de nosso planeta em relação ao sol; deste modo, os raios solares incidem de maneiras diferentes para cada hemisfério. No caso do Brasil, que está no hemisfério sul, o ponto mais distante do sol é nesta época.

Já o inverno climático foi no início de junho. Ele abrange os meses de junho, julho e agosto. O começo de setembro, para a climatologia, já é primavera.

O inverno começa oficialmente nesta quarta-feira (21) às 11h58 Inverno promete ter temperaturas acima da média no litoral de SP Mulher agasalhada (Pixabay)

Temperaturas acima da média

Mas será que o frio vai vir pra valer em 2023? Parece que não. Bonafim lembrou que em 2021 e 2022 tivemos invernos rigorosos para os padrões do litoral paulista. Ele explicou que a previsão para este ano levou em conta uma série temporal dos últimos 30 anos no litoral de São Paulo, em que é calculada uma média e também comparações. E a previsão é a de que o inverno 2023 registre temperaturas ligeiramente acima da média.

“Meteorologia e climatologia não trabalham com certezas mas, sim, com probabilidades. Até o momento, a previsão é essa, que nos três meses a temperatura vai estar ligeiramente acima da média no litoral paulista se comparada com os invernos de 2021 e 2022 e dos últimos 30 anos também”, enfatizou Bonafim.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

O climatologista também lembrou que os invernos de 2021 e 2022 foram marcados pelo fenômeno La Niña, que consiste no resfriamento das águas do oceano Pacífico na altura da Linha do Equador e que tem impacto em todo o planeta, com alguns lugares registrando mais chuva, outros menos, mais frio ou menos frio. E já foi observado que o litoral de São Paulo é muito sensível a estes fenômenos. Neste ano, quem vai “dar as cartas” é o El Niño, que é o aquecimento das águas do Pacífico. O início do fenômeno já foi oficializado pelas organizações internacionais de meteorologia e climatologia. Isso significa que o inverno no litoral paulista tende a ser mais suave.

O início do El Niño já foi oficializado pelas organizações internacionais de meteorologia e climatologia Inverno promete ter temperaturas acima da média no litoral de SP Imagem mostra formação do El Niño no Pacífico (Reprodução/Nasa)

Bonafim dá como exemplo o próprio outono 2023, que já foi mais quente que os de 2021 e 2022, com registro até de “veranicos”. O litoral teve bastantes dias ensolarados este ano com temperaturas agradáveis e o friozinho só aparecendo mesmo durante o período noturno.

Mas... não vai ter frio?

Você deve estar se perguntando: “Mas não vai fazer frio este ano então?”. A resposta de Bonafim é que, sim, vai fazer! Ele explicou que o fenômeno El Niño tende a bloquear a passagem das frentes frias para a região sudeste do Brasil, em especial ao litoral de São Paulo, mas isto não quer dizer que nenhuma consiga furar o bloqueio e soprar seu vento frio por estas bandas.

Mesmo com a previsão indicando um inverno com temperaturas acima da média, o frio deve dar as caras sim! Inverno promete ter temperaturas acima da média no litoral de SP Gatinho com cobertor (Unsplash)

Também deve ser observada uma mudança de padrão. Até então o sul do Brasil vinha enfrentando uma época de estiagem. Com o El Niño em vigor, as frentes frias devem se concentrar por lá e provocar mais chuvas, enquanto o estado de São Paulo, incluindo o litoral, deve entrar em uma época com menos chuvas. É… pelo visto... o casaquinho vai fazer hora extra nos próximos meses, mas o guarda-chuva vai tirar merecidas férias!

Leia também: Defesa Civil de SP divulga medidas e cuidados para os dias frios

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!