NOVIDADE

Google Maps fornece dados sobre a qualidade do ar

Plataforma disponibiliza os índices da qualidade do ar do estado de São Paulo, fornecidos pela Cetesb, em tempo real

Da redação
Publicado em 11/05/2023, às 10h31 - Atualizado em 12/05/2023, às 08h07

FacebookTwitterWhatsApp
Tutorial de como ver a qualidade de ar na plataforma Google Maps  Como acessar a qualidade de ar pelo Google Maps - Divulgação/ CETESB
Tutorial de como ver a qualidade de ar na plataforma Google Maps Como acessar a qualidade de ar pelo Google Maps - Divulgação/ CETESB

A qualidade do ar na região de Santos na manhã desta quinta-feira (11) foi qualificada como boa pelo aplicativo Google Maps, sendo o Índice de qualidade de ar (IQA) 11. A novidade é que o governo de São Paulo agora passa a disponibilizar este serviço aos cidadãos, por meio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A plataforma apresenta a avaliação da qualidade do ar feita pela companhia, em tempo real. Os dados podem ser vistos diretamente da tela do celular, com o objetivo de facilitar o compartilhamento da situação da qualidade do ar nos percursos dentro de São Paulo.

Para acompanhar os dados, acesse a plataforma, vá ao botão “Camadas” e clique em "Detalhes do Mapa”, seguido de “Qualidade do ar”. As informações são fornecidas em uma escala, que mostra os dados em todos os níveis, de bom até péssimo. Além disso, a população pode acompanhar os índices direto do site da Cetesb, no aplicativo e nos painéis de rua na cidade. As estações de medida da Cetesb são localizadas na capital, região metropolitana, litoral e interior do estado.

Tutorial de como ver a qualidade de ar na plataforma Google Maps Como acessar a qualidade de ar pelo Google Maps (Divulgação/ CETESB)

Como são feitos os cálculos?

As estações de monitoramento da qualidade do ar medem a concentração de poluentes em cada país ou região. Essas regiões ou países definem os índices de qualidade do ar e categorizam os dados em uma escala de classificação, assim é mais fácil identificar o nível de poluição e seus riscos.

Os índices locais têm como base a concentração de poluentes no ar; a concentração é medida ao longo do tempo e usada para calcular o IQA. Porém, o índice também é influenciado por alguns outros fatores, como a velocidade e direção do vento, o terreno, concentração de fumaça e outras fontes que emitem poluição de partículas finas.

Mais detalhes no link: https://support.google.com/maps/answer/11270845

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!