PONTENCIALMENTE CATASTRÓFICO

Volume de chuvas no litoral de SP está entre mais altos já vistos no Brasil, alerta MetSul

Em menos de 24, precipitação se aproximou de 700mm em alguns locais, provocando enchentes e alagamentos

Da redação
Publicado em 19/02/2023, às 14h21 - Atualizado às 14h42

FacebookTwitterWhatsApp
Alagamento em São Vicente. Vila da Margarida sofre mais uma vez com ruas alagadas Alagamento São Vicente Ruas cobertas por água - Imagem: São Vicente Mil Grau
Alagamento em São Vicente. Vila da Margarida sofre mais uma vez com ruas alagadas Alagamento São Vicente Ruas cobertas por água - Imagem: São Vicente Mil Grau

O volume das chuvas que caem sobre o litoral de São Paulo desde a madrugada de hoje (19) está entre os mais altos registrados no Brasil, alertou a Metsul Meteorologia. “Os volumes de chuva das últimas horas no litoral de São Paulo estão entre os mais altos já vistos no Brasil em curto período e possivelmente entre os mais elevados no mundo em instabilidade não decorrente de ciclone de natureza tropical, fenômeno conhecido por gerar chuva extraordinária”, explicou o órgão.

Em algumas cidades, como Bertioga e São Sebastião, a precipitação se aproximou de 700mm, mais que o dobro do esperado para o mês inteiro. “Os volumes em pontos da região atingem níveis que em Meteorologia se denominam como chuva potencialmente catastrófica”, acrescentou a MetSul. 



Foram registradas enchentes e alagamentos em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga. Em parte das rodovias que levam ao litoral paulista ou cruzam a região a chuva também provocou interdições por período indeterminado.

Em São Sebastião, uma das cidades mais afetadas, o governo estadual montou um comitê de crise para atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Equipes da Defesa Civil Estadual também estão no local e a prefeitura decretou estado de calamidade pública. Na Baixada Santista, a administração de Guarujá instalou um gabinete de crise.

Segundo dados do governo estadual, Bertioga, São Sebastião e Guarujá são as cidades com maior índice pluviométrico registrado desde a madrugada. 

Índices de chuva nas cidades do litoral de SP nas últimas 24 horas 

(Fonte: governo de SP)

Bertioga 683mm

São Sebastião 627mm

Guarujá 395mm

Ilhabela 337mm

Ubatuba 335mm

Caraguatatuba 234mm

Santos 232mm

Praia Grande 209mm

São Vicente 194mm

Cubatão 117mm

Mongaguá 112mm

Peruíbe 98mm

Itanhaém 94mm

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!