*Fotos: CMSS
A proximidade do período de chuva, típico do verão, coloca São Sebastião em alerta para a possibilidade de novas enchentes e alagamentos. O assunto foi debatido na Câmara, na sessão da última terça-feira, 27. O vereador Marcos Tenório (PSC) enviou requerimento ao prefeito no qual solicita ações preventivas, como limpeza de valas e rios.
Aproveitando a presença do secretário das Administrações Regionais na casa, o vereador Jair Pires (PSDB) enfatizou a importância dessas medidas a fim de minimizar os transtornos. É o que pensa também Ercílio de Souza (SDD), que chamou a atenção para o problema em áreas mais baixas, citando localidades do bairro de Cambury, como Lobo Guará, Areião e Piavu.
Da mesma forma, o vereador José Reis (PSB) comentou que os alagamentos são frequentes em Boiçucanga, e que é preciso desassorear os rios da região. Além disso, grande parte das solicitações apresentadas pelos vereadores diziam respeitos à estruturação urbana como forma de prevenir alagamentos e facilitar a mobilidade pública em caso de chuvas.
O vereador Onofre Neto (PHS) encaminhou ao prefeito pedido de calçamento nas ruas Guanabara e Mergulhões, ambas em Maresias. Segundo Neto, pedestres e motoristas têm dificuldades de transitar por essas vias, principalmente em dias de chuva. O vereador também pediu manutenção na rua Beraldino de Matos, em Toque Toque Grande.
Solicitações semelhantes fez o vereador Gleivison Gaspar (PMDB) para Barequeçaba, nas ruas Arapongas, Luiz Roldani, Paulo Costa, e alamedas dos Eucaliptos e dos Canários. Segundo Gleivison, todas precisam, com urgência, de manutenção e limpeza. Já o vereador Jair Pires quer readequação dos bloquetes da rua São Lucas, no Jaraguá, enquanto Ercílio de Souza reivindica tubulação e drenagem na rua Benedito Fernandes dos Santos, em Boiçucanga.
Comentários