*Foto: Divulgação
A vereadora Gracinha Ferreira (PSD) apresentou, na sessão da Câmara de Ilhabela realizada na semana passada, o projeto de lei 08/2016, que prevê a regularização de construções mesmo que não estejam de acordo com as regras previstas pelas leis de edificações e uso do solo. O PL está em análise nas Comissões Permanentes de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; e Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas e Defesa do Meio Ambiente. A iniciativa é apoiada pelo vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (PRB).
A parlamentar justifica que as construções irregulares são um grande problema em Ilhabela, sendo a regularização uma luta de muitos munícipes. Gracinha explica: “Muitas vezes, por falta de conhecimento da legislação e recursos financeiros as pessoas acabam não conseguindo a regularização. Mas eles lutam tanto pela casa própria que é injusto não tentar resolver essa situação”.
A propositura visa beneficiar os proprietários que necessitam regularizar suas edificações, desde que não estejam localizadas em área de risco ou preservação ambiental. Segundo a vereadora, este é o momento de falar sobre o assunto, por causa da atualização do Plano Diretor. Se aprovada, a lei vai valer para construções residenciais, unifamiliares, multifamiliares, comerciais, institucionais, geminadas, edículas assobradadas, de serviços e industriais, desde que atendidas as exigências da lei e as seguintes condições mínimas: que não estejam localizadas em área de risco, proteção ambiental ou preservação permanente; tenham sido concluídas ou que o proprietário tenha sido notificado até a data da publicação da Lei Complementar; e que apresentem condições mínimas de segurança, salubridade e higiene.
Comentários