
Foto: JCN
Marina Aguiar
O prefeito eleito de Guarujá, Válter Suman (PSB), anunciou 11 secretários em coletiva na tarde de segunda-feira, 5. A divulgação de parte da equipe que assumirá no dia 1º de janeiro de 2017 tem o objetivo de agilizar os serviços essenciais à população, que não pode sofrer interrupções na troca de governo. Cerimônia foi realizada na sede do Grêmio Recreativo e Esportivo dos Funcionários da Prefeitura de Guarujá.
Renato Pietropaolo acumula as funções de vice-prefeito e secretário de Educação; quem assume a pasta da Saúde é o psicólogo Renato Pastorelo; Darlei Cândido assume a pasta de Coordenação Governamental; Luiz Cláudio Vênancio Alves, a de Defesa e Convivência Social.
A Secretaria de Infraestrutura e Obras ficará a cargo de Dirceu Marçal; Operações Urbanas e Regionais com Hassen Hammoud; Márcio Nascimento Magalhães assumirá a pasta de Finanças; Adalberto Ferreira da Silva, a de Planejamento e Gestão; o atual vereador Gilberto Benzi será secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário; a pasta de Meio Ambiente fica designada a Sidnei Aranha; e a de Assessoria de Imprensa e Comunicação, com Valdir Dias.
O setor mais alarmante, principalmente na temporada, quando a população triplica, é a Saúde. Durante o discurso, Suman se mostrou preocupado com a situação no munícipio. "De acordo com pesquisas a Saúde representa 65% das necessidades da população", afirmou Suman, que se comprometeu, caso seja necessário, a dar plantão no Pronto Atendimento Médico (PAM) da Rodoviária Municipal.
Renato Pastorello, futuro secretário de Saúde, preferiu não apontar pontos críticos na área, mas assumiu que a temporada é uma preocupação. "Na temporada, teremos que ter um enfrentamento, com um SAMU adequado e viaturas em ordem. Toda a parte de Pronto Socorro e UPA tem que estar bem adequada pra atendermos a demanda", disse o psicólogo.
Pastorello também demonstrou interesse pelo Hospital Santo Amaro. "É o nosso único hospital público, filantrópico. Já temos reuniões marcadas com o presidente e a equipe técnica para verificar as necessidades do hospital e da população. É importante inserirmos a instituição numa questão regional", explicou.
Na ocasião, também foram anunciados o Advogado Geral do Município, André Noschese Guerato; o chefe de Gabinete do Prefeito, Fabrício Henrique; e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Edna Maria Mota Suman.
Na próxima segunda-feira, o futuro prefeito anunciará mais sete secretários: de Administração, Controladoria Geral do Município, Desenvolvimento e Assistência Social, Turismo, Cultura, Habitação e Esportes. E no dia 21, apresentará as medidas emergenciais a serem adotadas nos primeiros meses de mandato.