Usuários reclamam de estruturas dos pontos de ônibus

manolo
Publicado em 10/11/2017, às 13h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h14

FacebookTwitterWhatsApp
manolo
manolo
No Topovaradouro, região central da cidade, pontos de ônibus também apresentam problemas estruturais

Esperar ônibus tem causado desconforto aos usuários do transporte público de São Sebastião, já que a estrutura dos pontos de ônibus não é das melhores. Visitamos alguns bairros para verificar a situação. Nos bairros Barequeçaba, Guaecá, Topolândia, Centro, e nas proximidades do embarque para a travessia São Sebastião-Ilhabela, não há pontos de ônibus disponíveis, e o usuário deve esperar o coletivo ao lado de placas informativas. Há equipamentos sem cobertura, sem acessibilidade e com falta de iluminação.

Quem precisa do serviço, reclama, a exemplo da doméstica Edna Lemes, de 56 anos: “Eu moro no bairro Topolândia e trabalho aqui em Barequeçaba todos os dias. Esses pontos de ônibus deixam muito a desejar. Falta espaço; eles poderiam ser mais largos. Quando o ponto tem iluminação, tudo bem, mas quando espero o ônibus e o local é escuro, fico com muito medo”.

Para a moradora Deise Feliciano, de 36 anos, uma estrutura adequada em pontos de ônibus é importante para oferecer conforto, segurança e atrativo. “Estamos em uma cidade turística. Não podemos oferecer esse tipo de serviço aos visitantes. Nós queremos mais segurança e comodidade. Não dá para ficar em pé, se molhando em dias de chuva”.

A professora Kátia Alessandra, de 44 anos, que aguardava o ônibus nas proximidades do bolsão de embarque da travessia São Sebastião-Ilhabela, revelou que mora no Porto Novo, em Caraguatatuba, e trabalha em Ilhabela, e que passa pelos mesmos problemas: “Aqui não tem espaço para sentar, abrigo para chuva ou iluminação. Nem ponto de ônibus é. Fico com medo quando volto tarde do trabalho, às 21 horas. É muito escuro. Espero que façam alguma coisa, porque também há muitos trabalhadores da costa sul e costa norte de São Sebastião. Merecemos o mínimo de segurança e conforto”.

Em resposta, a prefeitura de São Sebastião informou que, desde o início do ano, mais de 50 pontos de ônibus passaram por reformas e reparos, além da construção de cinco novos. E que existe um projeto em andamento, em parceria com a EDP Bandeirante, para implantação de iluminação em todos os pontos de ônibus da cidade. A operação visa aumentar a segurança e o conforto da população.

São Sebastião

Cláudio Rodrigues

Foto: Cláudio Rodrigues

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!