Unidades de Saúde ficam abertas neste sábado para a multivacinação

Costa Norte
Publicado em 23/09/2016, às 15h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h32

FacebookTwitterWhatsApp

Foto: Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde de São Sebastião permanecerão abertas neste sábado,24, das 8h às 17h. A estratégia faz parte do cronograma do Ministério da Saúde que realiza, até o dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização de caderneta de vacinação.

As 16 unidades do município permanecerão com suas equipes a postos para o pronto-atendimento à crianças e adolescentes dentro da iniciativa proposta pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (Devit), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), integrada e articulada às secretarias estaduais e municipais de saúde.

A multivacinação é uma estratégia que a CGPNI tem adotado, com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população menor de cinco anos de idade, incorporando, em 2016, as crianças menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A campanha, cujo tema é “Dia D” – dia de divulgação e mobilização nacional – é realizada em um curto intervalo de tempo (duas semanas), oportunidade em que  são oferecidas à população alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.  Esta estratégia visa a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência. Ao melhorar as coberturas vacinais, mantêm-se controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imuno-preveníveis no Brasil.

Tendo em vista a complexidade do atual calendário nacional de vacinação, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde, com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!