MEIO AMBIENTE

Vigilância em Saúde recolhe 750 pneus jogados em mangue em Ubatuba

Iniciativa foi realizada na última quinta-feira (8) e será repetida nesta semana para a conclusão dos trabalhos. A estimativa é que ainda restam recolher outros 300 pneus descartados de forma irregular no local

Da redação
Publicado em 12/06/2023, às 17h15

FacebookTwitterWhatsApp
Além dos prejuízos ao meio ambiente, os pneus encontrados podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela Vigilância em Saúde recolhe 750 pneus jogados em mangue do Perequê-Açu - Foto: PMU
Além dos prejuízos ao meio ambiente, os pneus encontrados podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela Vigilância em Saúde recolhe 750 pneus jogados em mangue do Perequê-Açu - Foto: PMU

Uma ação da Vigilância em Saúde de Ubatuba retirou cerca de 750 pneus que estavam jogados no mangue às margens do Rio Indaiá, ao lado da Praia do Perequê-Açu.

A iniciativa foi realizada na última quinta-feira (8) e será repetida nesta semana para a conclusão dos trabalhos. A estimativa é que ainda restam recolher outros 300 pneus descartados de forma irregular no local.

A mobilização contou com a atuação de Agentes de Controle de Endemias e de Fiscais de Saúde Pública da Vigilância Ambiental, juntamente com profissionais da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba (Emdurb) e de voluntários do Grupo Tamoio. Um barco e um caminhão foram utilizados na ação.

Além dos prejuízos ao meio ambiente, os pneus encontrados podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela Vigilância em Saúde recolhe 750 pneus jogados em mangue do Perequê-Açu (Foto: PMU)

O coordenador do setor de Endemias, Jorge Dantas, explica que uma denúncia anônima alertou sobre o crime ambiental e que os agentes conseguiram localizar o local.

“O mangue é uma área de difícil acesso, mas nossos servidores conseguiram, com muito esforço, chegar até a localidade exata. Nos surpreendemos com a quantidade de pneus encontrada e faremos agora a destinação correta do material para reciclagem e uma investigação irá apurar os responsáveis pelo descarte incorreto e criminoso”, detalhou Dantas.

Além dos prejuízos ao meio ambiente, os pneus encontrados podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.

“O material retirado do mangue foi analisado e fizemos a aplicação de inseticida residual para evitar o risco de proliferação de larvas do mosquito”, ressaltou o coordenador.

A Vigilância em Saúde disponibiliza o telefone (12) 3832-6810 para denúncias desta natureza, bem como um espaço para preenchimento de formulário no site da Prefeitura de Ubatuba.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!