SHOW NO MAR

Vídeo | Baleia jubarte dá show de acrobacias na praia do Flamengo, em Ubatuba (SP)

Imagens foram feitas na manhã de segunda-feira (5) e viralizaram nas redes sociais

Da redação
Publicado em 06/07/2021, às 11h11 - Atualizado às 12h31

FacebookTwitterWhatsApp
Baleia jubarte dá diversos saltos no mar da praia do Flamengo, em Ubatuba (SP) - Reprodução/redes sociais
Baleia jubarte dá diversos saltos no mar da praia do Flamengo, em Ubatuba (SP) - Reprodução/redes sociais

Um morador de Ubatuba, no Litoral Norte do estado de São Paulo, fez um vídeo que viralizou nas redes sociais. Ele gravou um show de acrobacias de uma baleia jubarte, na praia do Flamengo, na manhã de segunda-feira (5).

A espécie que mais se destaca na temporada de baleias, entre maio e agosto, é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos.

Ela é uma baleia migratória, que todos os anos viaja cerca de 5.000 km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução.

A temporada de avistamento de baleias está a todo o vapor no Litoral Norte. Quase todos os dias há registros do animal navegando pelo mar nas redes sociais.

Mas é preciso alguns cuidados para não prejudicar a baleia.

Existem normas para avistagem de baleias e golfinhos e a regra básica é não molestá-los.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/CNnoticiasultimahora4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Veja quais são os cuidados necessários para proteger os animais e não colocá-los em risco:

- Não se aproximar do animal com o motor engrenado a menos de 100 metros da espécie;

- Não engrenar o motor para se afastar sem ter avistado a baleia na superfície a pelo menos 50 metros da embarcação;

- Não perseguir o animal com o motor ligado;

- Não interromper ou alterar o curso de deslocamento da baleia; não se aproximar do animal; e também não mergulhar perto da espécie.

- Quando se navega, é muito importante observar alguns sinais como os pássaros atacando algum cardume de peixes, pois é possível que alguma baleia ou grupo de golfinhos esteja por perto também atacando o cardume.

- Normalmente, a primeira coisa que se avista é o borrifo da baleia. Se isso acontecer, a primeira coisa é reduzir a velocidade do barco para menos de 12 nós.

- Se a baleia decide por sua conta se aproximar do barco, e isso é comum pois muitas são curiosas, não se deve acelerar. O correto é cortar o motor ou deixar em neutro e só se afastar quando a baleia já estiver visível e a distância segura do motor.

- Quando estamos em um canal é importante que a embarcação esteja do lado da praia ou costeira e a baleia no meio do canal, pois do contrário a embarcação poderá acabar “empurrando” a baleia para a praia ou costa, provocando seu encalhe.

- O importante é sempre usar o bom senso e manter as distâncias seguras. Assim você verá um belo espetáculo da natureza e garantirá que o animal siga sua jornada de forma segura.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!