NOVOS DADOS E BALANÇO

Ubatuba registra 262 furtos a mais do que total da taxa do estado

Munícipes reclamam da falta de segurança; comandante da Polícia Militar de Ubatuba, capitão José Eduardo Aquino ressalta que a taxa é maior na região por ser cidade litorânea e com muitas casas de veraneio

Da redação
Publicado em 10/12/2021, às 11h19 - Atualizado às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
Comandante da Polícia Militar de Ubatuba, capitão José Eduardo Aquino, ressalta que a maioria dos homicídios na cidade relaciona-se com dívida com tráfico Ubatuba registra 262 furtos a mais do que total da taxa do estado Fachada da delegacia de polícia de  - Divulgação
Comandante da Polícia Militar de Ubatuba, capitão José Eduardo Aquino, ressalta que a maioria dos homicídios na cidade relaciona-se com dívida com tráfico Ubatuba registra 262 furtos a mais do que total da taxa do estado Fachada da delegacia de polícia de - Divulgação

A cidade de Ubatuba registrou este ano uma taxa nominal de 1.071 furtos contra 809 do estado de São Paulo. Munícipes reclamam da falta de segurança em bairros como Itaguá e grande ocorrência de invasão de casa para roubo e furto e o comandante da Polícia Militar de Ubatuba, capitão José Eduardo Aquino alega que a taxa é maior na região por ser cidade litorânea e com muitas casas de veraneio.

Em 2019 foram registrados 1125 furtos contra 856 em 2020, e nesse ano de 2021 voltou para 995 furtos, de acordo com os boletins de ocorrência da Polícia Civil, que é onde a PM (Polícia Militar) se baseia para este balanço.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CostaNortesonoticias3

& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

“Os indivíduos estão aterrorizando a rua Galeão Coutinho no bairro de Itaguá, em Ubatuba. Invadem casas e prédios para subtrair botijão de gás e qualquer coisa que possa ser transformado em dinheiro”, desabafou uma munícipe nas redes sociais.

Em contrapartida, a prefeitura divulgou na última terça-feira (7) que está adotando uma série de medidas para o período da temporada de verão, época com mais pessoas na cidade e que em 22 de dezembro está prevista a chegada da equipe do helicóptero águia da Polícia Militar, bem como o policiamento geral, contando com um efetivo de 175 policiais. 

De acordo com o comunicado da prefeitura, desse total, 115 devem ficar alojados no batalhão da PM, localizado no Parque Vivamar e 60 permanecerão na Região Sul do município,visando reforçar o policiamento na área.

Crimes de homicídio

Os crimes de homicídio tiveram queda na cidade, de 15 casos no ano passado para 11 até dados compilados em outubro. Conforme informações do capitão José Eduardo Aquino, esse ano de 2021 a taxa criminal aqui é de 11,85 por 100 mil habitantes. A média total do estado é de 4,91 contra os 11,85 de Ubatuba.

“A maioria dos homicídios aqui relaciona-se com dívida com tráfico. A maioria dessas vítimas de alguma forma acabou se colocando em situação de perigo , não só com o latrocínio, mas também por dívida com tráfico”, afirmou o capitão.

Furto de veículos

Referente ao furto de veículos no município, os registros de furtos foram de 43 em 2019, para 56, tanto em 2020 como em 2021 enquanto os dados de roubo de carros passaram de 7 em 2019 para 11 no ano passado e 16 agora em 2021.

Segundo o capitão, “o aspecto positivo que passamos sobre isso é que mais da metade dos veículos furtados são recuperados alguns dias depois com trabalho de monitoramento, nos radares, onde ele está passando conseguimos localizar e devolver para o proprietário”.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!