EM BUSCA DE UM RECORDE

Ubatuba pode ir parar no Guinness Book com a “menor praia do mundo”

Prefeitura da cidade do litoral norte de SP pretende viabilizar uma forma de incluir a pequena faixa de areia da Ilha da Selinha no Livro dos Recordes

Esther Zancan
Publicado em 28/07/2023, às 15h25 - Atualizado às 15h48

FacebookTwitterWhatsApp
Faixa de areia da Ilha da Selinha tem pouco menos de 5 metros de largura Ubatuba pode ir parar no Guinness Book com a “menor praia do mundo” Faixa de areia na Ilha da Selinha, em Ubatuba - Divulgação
Faixa de areia da Ilha da Selinha tem pouco menos de 5 metros de largura Ubatuba pode ir parar no Guinness Book com a “menor praia do mundo” Faixa de areia na Ilha da Selinha, em Ubatuba - Divulgação

Praia é tudo de bom! É difícil escolher qual o melhor tipo de praia que existe. Há quem prefira mar calmo, enquanto outros não abrem mão de ondas. Tem os fãs de praias grandes, enquanto tem gente que não dispensa o charme de uma enseadinha. E Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, que é conhecida por ter mais de 100 km de praias, pode ir parar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por possuir a “menor praia do mundo”.

E não é que a praia é pequenininha mesmo? A prainha é uma diminuta faixa de areia existente na Ilha da Selinha, também conhecida como “Ilha Rachada” e até pelo autoexplicativo nome de “Ilha da Bundinha”. A ilhota fica na região norte de Ubatuba. E a prainha fica bem na fenda da formação rochosa do local.

A praia, segundo o site Curiosidades de Ubatuba, tem entre 30 e 40 metros de extensão, pois corta toda a ilhota, e pouco menos de 5 metros de largura.

Faixa de areia da Ilha da Selinha tem pouco menos de 5 metros de largura Ubatuba pode ir parar no Guinness Book com a “menor praia do mundo” Faixa de areia na Ilha da Selinha, em Ubatuba (Divulgação)

Ao Portal Costa Norte, a prefeitura de Ubatuba disse que tem interesse em divulgar a ilha, por meio da Secretaria de Turismo da cidade. Para tanto, está desenvolvendo, no período de curto a médio prazo, um planejamento para oficializar a Ilha Rachada como atrativo turístico de Ubatuba.

A prefeitura também afirmou que tem interesse em incluir a prainha no Guinness Book e que a Secretaria de Turismo está viabilizando alguma forma de poder cumprir os critérios da publicação. A prefeitura lembrou ainda que a ilha é um atrativo visual, mas que não é permitido desembarcar nela para poder colher os registros fisicamente.

Segundo o secretário de turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho, ainda estão sendo feitos os levantamentos e os pareceres jurídicos para que se possa, de fato, dar entrada em algum tipo de pedido de reconhecimento do atrativo como "A Menor Praia do Brasil ou até mesmo do mundo".

O secretário também lembrou que, tendo em vista que a Ilha da Selinha é recoberta por espécies vegetais de predominância da Mata Atlântica e seus entornos serem de costões rochosos, é levada em conta também a sua preservação. “Esses levantamentos são importantes para que depois possamos seguir com a inclusão do atrativo no Guinness Book", explicou.

Atualmente, segundo o próprio Guinness Book, a “menor praia do mundo” é a praia espanhola de Gulpiyuri, na região das Astúrias, com 40 metros de extensão. 

Leia também: Prêmio Top Destinos Turísticos: Ubatuba é a campeã na categoria Ecoturismo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!