Serão oferecidos somente cursos nos eixos de engenharia, licenciatura e negócios
A prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou Acordo de Cooperação com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para iniciar cursos gratuitos de graduação em nível superior no município.
O polo Ubatuba iniciará suas atividades no segundo semestre de 2022, na Escola Municipal Profª Olga Ribas de Andrade Gil, no Centro.
A Univesp está presente em 56% do território do estado de São Paulo, em mais de 350 municípios, e é a maior universidade pública à distância do Brasil. Além da graduação, a Univesp oferta cursos de pós-graduação e qualificação profissional, entre outros.
Neste primeiro momento, serão oferecidos somente cursos em nível de graduação em Ubatuba, nos eixos de engenharia (ciência de dados, tecnologia da informação e engenharia de computação), licenciatura (pedagogia, letras e matemática) e negócios (engenharia de produção, administração e processos gerenciais). O ingresso de alunos será feito por meio de vestibular. Os detalhes desse processo seletivo serão divulgados em breve pela Univesp.
A negociação para instalar em Ubatuba um polo de apoio presencial da Univesp teve início em 2021 e envolveu várias etapas até se concretizar, como reuniões online entre a equipe da SME e da Univesp, além de vistoria técnica da escola.
Uma das condições era que o município disponibilizasse um local equipado com computadores e acesso à internet para receber os alunos para momentos presenciais de monitoria. A prefeitura também é responsável pelos recursos humanos de atendimento presencial no polo e manutenção da estrutura física.
Já a Univesp é responsável por oferecer o corpo docente, ou seja, os professores capacitados para as disciplinas do curso EAD dos diferentes cursos, além do ambiente virtual, dos materiais didáticos e do processo seletivo, entre outras atividades.
Comentários