Cemaden emitiu dois alertas para a cidade, indicando risco de deslizamentos
Na noite desta quarta-feira (23), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu dois alertas para a cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, apontando risco hidrológico e deslizamento de massa moderados.
➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial
Além disso, a Defesa Civil estadual também compartilhou uma previsão de ventos fortes de até 74 km/h para todo o litoral paulista nos dias 25 e 26 de novembro. Diante deste cenário é recomendado evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.
Devido à intensidade da chuva desta quarta-feira, foi registrada a possibilidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade, onde o escoamento superficial é concentrado e com alta energia de transporte.
A previsão meteorológica indica continuidade das chuvas em forma de pancadas moderadas a fortes que podem provocar inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas .
Já as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação da população em taludes, onde acontecem deslizamentos de encostas e queda de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica, indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.
Mesmo com o cessar da chuva, a Defesa Civil de Ubatuba reforça aos moradores de área de risco que é necessário atenção aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲
Em caso de situações como essas, a população pode acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199.
Leia também: Mais de uma tonelada de lixo é retirada de rio no Litoral Norte de SP
Comentários