CULTURA POPULAR

Ubatuba celebra a Folia de Reis com muita música, fé e tradição

A celebração recorda a visita dos reis magos ao menino Jesus e consolida-se como um dos mais significativos patrimônios da cultura brasileira

Gabriela Petarnella
Publicado em 06/01/2024, às 18h00

FacebookTwitterWhatsApp
A Folia de Reis também é preservada há mais de dois séculos na cidade de Ubatuba - Fundart
A Folia de Reis também é preservada há mais de dois séculos na cidade de Ubatuba - Fundart

Em homenagem ao dia de Reis, comemorado hoje (6), Ubatuba fará uma celebração com musícas, fé e muita tradição. O encontro ocorrerá às 20h30, no Coreto da Igreja Matriz, com a presença de grupos locais.

A Folia de Reis é preservada há mais de dois séculos na cidade de Ubatuba, mas a tradição local traz algumas singularidades. “Ao invés da viola caipira, aqui se utiliza a viola caiçara, com sua peculiar meia-corda ou cantadeira, que proporciona uma melodia singular”, conta Rogério Estevenel, pesquisador de cultura popular e membro do grupo de Fandango Mestre Pedrinho.

Instrumentos como a rabeca, caixa de folia, adufo, instrumento semelhante ao pandeiro, são singularidades no festejo, contudo, as letras também foram influenciadas pela religião, a exemplo da estrofe: 

Senhor e dono da casa, vai chegando a folia
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria ai ai ai

Os instrumentos são decorados com fitas coloridas, simbolizando a Virgem Maria (amarelo, cor-de-rosa e azul) e o Espírito Santo (branco). As roupas variam de branco a azul, passando por verde, rosa e amarelo, destacando-se na celebração.

Em Ubatuba ainda existem diversos grupos que mantém a tradição viva, como: Cantamar, Tijolinho de Jesus, Santa Rita da Enseada, Mestre Pedrinho, Mestre Neco, foliões da Maranduba, Praia Grande do Bonete, Folia São Geraldo do Itaguá, Folia Sagrada Família, Grupo Mineiros de Ladainha, Mestre Dito Fernandes, entre outros, que mantém vivo esse legado cultural que une gerações, preserva valores, crenças e tradições.

Origens históricas

A Folia de Reis é uma festa do folclore brasileiro, de origem católica, integrada na cultura durante a colonização portuguesa e adaptada regionalmente. A celebração, por meio de música, fé, dança e vestimentas típicas, recorda a visita dos reis magos ao menino Jesus e consolida-se como um dos patrimônios imateriais mais significativos da cultura brasileira.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!