DICA PARA O FERIADO

Tachão de Ubatuba: conheça esta parada obrigatória para amantes de doces

Um negócio de família passado por gerações se tornou um ponto turístico da cidade por sua produção artesanal de diversos doces com sabor de fazenda

Gabriela Petarnella
Publicado em 17/11/2023, às 12h05 - Atualizado às 12h17

FacebookTwitterWhatsApp
A empresa tem fabricação própria de diversos tipos de doces e a sua especialidade são as bananinhas - Bananinha banhada no chocolate produzida artesanalmente - Divulgação Tachão
A empresa tem fabricação própria de diversos tipos de doces e a sua especialidade são as bananinhas - Bananinha banhada no chocolate produzida artesanalmente - Divulgação Tachão

Em meio às belas paisagens do litoral norte paulista, em Ubatuba, a fábrica de doces Tachão, existente há 46 anos, se tornou referência turística no município. Para os visitantes de passagem pelo litoral norte neste feriado, o lugar oferece uma ótima oportunidade de pausa na estrada para experimentar produtos artesanais como bananinhas, compotas e geleias, além de receitas caseiras "com sabor da fazenda e lembrança da sobremesa da vovó".

Fundada por Célia Parodi e sua filha Marília Parodi, a história dessa tradição familiar começou modestamente em um pequeno quintal, onde os produtos eram feitos artesanalmente. Laura Costa Thomaz da Silva, gerente geral e administradora de marketing e comunicação, revela que a família é unida em prol da empresa e que atualmente, os bisnetos de Célia já estão envolvidos no negócio.

“Meu irmão e meu primo também estão trabalhando na empresa agora e desde que eu me entendo por gente eu estou nesse meio, comecei com 14 anos e já trabalhei na copa, no balcão, no salão, na cozinha, no caixa, já fiz um pouquinho de tudo”, ressalta.

Bananinha com açúcar produzida artesanalmente
Bananinha com açúcar produzida artesanalmente - Divulgação Tachão

O carro-chefe da casa é o que deu origem à marca: o doce de banana, em suas variações. As bananinhas originais, sem açúcar, com canela, coberta com chocolate e o tablete, são produzidas em massa no próprio município e abriram portas para que outros doces como geleias e compotas naturais fizessem parte também da linha de produção da família.

A marca Tachão cresceu, a produção aumentou e hoje os interessados têm a opção de duas lojas para adquirir seu doce preferido junto a uma equipe de 100 funcionários que garantem um bom atendimento.

Loja de fábrica Tachão
Loja de fábrica - Divulgação Tachão

A loja de fábrica fica localizada na rua das Begônias, número 95, no Jardim Carolina, próximo ao km 93 da rodovia Oswaldo Cruz. Lá, os visitantes encontram a linha completa de produtos, vindos diretamente da produção. O local é indicado para aqueles que estejam de passagem pela rodovia e desejam levar os doces para viagem, mas também conta com um atendimento reduzido de comes e bebes.

Mas a loja que atiça a curiosidade dos turistas e que é sempre frequentada por clientes fiéis, fica localizada no bairro Itaguá, na rua Javaés, número 20. De acordo com Laura, o lugar é como um empório, onde o visitante encontra exposto a grande variedade de produtos para venda, mas também pode se sentar e apreciar as muitas receitas caseiras que compõem um cardápio diversificado de salgados, bolos e bebidas.

Loja do Itaguá Tachão
Loja do Itaguá - Divulgação Tachão

Em um ambiente aconchegante, tudo o que é servido no café é feito na própria cozinha do estabelecimento e as receitas são tão cativantes que os clientes que costumam visitar a loja com frequência são "clientes de um produto específico".

“Os clientes mais antigos não mudam o pedido, sempre que eles vêm, eles vão consumir a mesma coisa, vão levar a mesma coisa para viagem. As pessoas já estão acostumadas a consumir aqueles produtos específicos e gostam tanto que não trocam por outro”, brinca Laura.

O mais pedido da doceria, o sorvete de forno
O mais pedido da doceria, o sorvete de forno - Divulgação Tachão

Do café, ela destaca algumas receitas que mais chamam atenção do público: o primeiro é o sorvete ao forno, servido em uma fatia de bolo, com salada de frutas, uma bola de sorvete de sabor à escolha do cliente e merengue por cima que vai ao forno para gratinar. Para beber, o cappuccino também é uma das opções mais pedidas do cardápio, por ter as versões quente e gelada. E se engana quem pensa que só irá encontrar doces na loja. A gerente garante que o grande carro-chefe do café é a coxinha, em meio a outros salgados e tortas que valem a pena experimentar.

Outra ótima opção que a empresa oferece é o serviço de encomendas ou pronta-entrega de bolos, tortas e doces vendidos no café. Para aqueles clientes “de um produto específico” como citado acima, um pedaço pode não ser o suficiente. Por tanto, a demanda de pedidos das peças inteiras aumentou muito e de acordo com Laura, esta época de festas de final de ano é sempre o período com mais pedidos deste tipo.

Vendas pelo Brasil adentro

Com quase 40 funcionários, a fábrica atende não apenas os locais e visitantes, mas também distribui sua produção para diversos estados. Existem revendedores espalhados por cerca de dez estados brasileiros, mas o foco das vendas, atualmente, é voltado para a loja virtual. Por meio do site, consumidores de qualquer lugar do país podem comprar os produtos com mais facilidade.

Diversidade de produtos

Hoje, a fábrica se concentra apenas na produção das bananinhas, geleias e compotas, que são doces derivados de frutas. A fabricação de doce de leite caseiro foi encerrada por questões burocráticas a pouco tempo, mas isso, além do aumento de pedidos, permitiu que a fábrica aumentasse seu tamanho e consequentemente a demanda.

Diversidade de produtos vendidos pelo Tachão
Diversidade de produtos - Divulgação Tachão

As lojas oferecem também, produtos trazidos de outras pequenas fábricas, como o doce de leite em si, que agora é de fabricação mineira. Os interessados podem adquirir, por exemplo, conservas, temperos, pimentas, farofas e mel, todos vindos de empresas alinhadas com o propósito da marca e produtos naturais. Laura pontua que a equipe recebe muitos pedidos de parceria e muitos produtos para provar e colocar à venda. Mas eles filtram os produtos que realmente acham que fazem sentido e que combinam com a marca.

História

O nome "Tachão" deriva da palavra "tacho", que se refere à panela utilizada para cozinhar os doces. A produção começou timidamente nos fundos do quintal da família, que hoje já está em sua 4ª geração administrando a empresa.

“É muito gratificante. A gente acabou se tornando um ponto turístico, não é? Temos muito orgulho de ver a proporção que a empresa tomou, a expansão dos negócios no geral e até mesmo o reconhecimento dos clientes, que às vezes formam até fila para entrar na loja, ou vêm apenas para visitar e conhecer.”

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!