NADOU PERTINHO

Susto e emoção: em passeio de barco, família é surpreendida por baleia em Ubatuba (SP) | VÍDEO

Animal passou pertinho da embarcação e a cauda quase esbarrou no barco. Ninguém ficou ferido

Da redação
Publicado em 16/09/2021, às 10h34 - Atualizado às 11h01

FacebookTwitterWhatsApp
Calda da baleia quase atinge o barco Susto e emoção: em um barco, família é surpreendida por baleia em Ubatuba (SP) - Foto: Reprodução Facebook
Calda da baleia quase atinge o barco Susto e emoção: em um barco, família é surpreendida por baleia em Ubatuba (SP) - Foto: Reprodução Facebook

Mistura de susto e emoção. Ao dar uma volta de barco na tarde desta quarta-feira (15), uma família de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, recebeu a 'visita' de uma baleia.

O animal apareceu e surpreendeu a família, que gravava o passeio. No vídeo, é possível escutar os gritos de susto. Por pouco a cauda da baleia não esbarra no barco.

https://www.facebook.com/DayTripUbatuba012/posts/669267837380307

O litoral brasileiro passou a ver mais baleias nos anos recentes. Segundo o biólogo marinho, Eric Comin, é natural que esses animais sejam avistados na costa.

“Há 30 anos, existia uma estimativa que entre 1.200, 1.300 baleias faziam essa rota todo ano. Com todos os projetos de conservação, houve um aumento da população, hoje são 20 mil indivíduos aproximadamente que migram para a Bahia”, explicou o biólogo.

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorteno Telegram!

O principal destino das baleias é a região de Abrolhos, no sul do estado baiano.

Vale também ressaltar a importância das regras de avistamento de baleias e golfinhos.

Quase todos os dias há registros dos animais navegando pelo mar litorâneo nas redes sociais.

Mas é preciso alguns cuidados. Existem normas para avistagem de baleias e golfinhos e a regra básica é não molestá-los.

Veja quais são os cuidados necessários para proteger os animais e não colocá-los em risco:

- Não se aproximar do animal com o motor engrenado a menos de 100 metros da espécie;

- Não engrenar o motor para se afastar sem ter avistado a baleia na superfície a pelo menos 50 metros da embarcação;

- Não perseguir o animal com o motor ligado;

- Não interromper ou alterar o curso de deslocamento da baleia; não se aproximar do animal; e também não mergulhar perto da espécie.

- Quando se navega, é muito importante observar alguns sinais como os pássaros atacando algum cardume de peixes, pois é possível que alguma baleia ou grupo de golfinhos esteja por perto também atacando o cardume.

- Normalmente, a primeira coisa que se avista é o borrifo da baleia. Se isso acontecer, a primeira coisa é reduzir a velocidade do barco para menos de 12 nós.

- Se a baleia decide por sua conta se aproximar do barco, e isso é comum pois muitas são curiosas, não se deve acelerar. O correto é cortar o motor ou deixar em neutro e só se afastar quando a baleia já estiver visível e a distância segura do motor.

- Quando estamos em um canal, como é o caso da parte mais urbana de Ilhabela, é importante que a embarcação esteja do lado da praia ou costeira e a baleia no meio do canal, pois do contrário a embarcação poderá acabar “empurrando” a baleia para a praia ou costa, provocando seu encalhe.

- O importante é sempre usar o bom senso e manter as distâncias seguras. Assim você verá um belo espetáculo da natureza e garantirá que o animal siga sua jornada de forma segura.

O projeto Baleia à Vista também ressalta a importância de “seguir as normas de aproximação para que todos possam observar as baleias de forma segura e sem perturba-las. Importante todos ajudarem nesse processo, as baleias estão passando nesta época e os barcos navegando, por isso é importante que quem navega conheça e respeite as regras".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!