EXEMPLO

Projeto de leitura no intervalo de escola municipal de Ubatuba faz sucesso entre alunos

Espaço conta com gibis, livros curtos e espaço com jogos de tabuleiro e Uno; "minha preocupação era ter essa leitura nesse tempo e ter alguma coisa que eles possam ter um aproveitamento", disse a coordenadora Mirian Soares Magnani

Catarina Del Corso
Publicado em 30/05/2022, às 22h27 - Atualizado às 22h31

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Escola busca patrocinadores para a compra de almofadas e poltronas mais confortáveis para os alunos Espaço para leitura Espaço para leitura com crianças sentadas lendo - Divulgação
Escola busca patrocinadores para a compra de almofadas e poltronas mais confortáveis para os alunos Espaço para leitura Espaço para leitura com crianças sentadas lendo - Divulgação

Uma escola municipal de Ubatuba, litoral de São Paulo, tem chamado a atenção de pais e internautas após um projeto de leitura para todos ter sido instaurado nos intervalos. A ação realizada pela coordenação em conjunto com toda comunidade acontece na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves.

A coordenadora do local, Mirian Soares Magnani, conversou com o portal Costa Norte sobre o espaço e toda a aceitação dos jovens à este momento de lazer no pátio da escola. “Começamos esse ano, em 2022, quando vim para a coordenação e contamos com apoio de pais e gestores. As verbas que usamos para as compras são apresentadas para a APM (Associação de Pais e Mestres) e temos outras verbas que nos permitem esse tipo de ação”, disse Mirian.

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A profissional ressalta também que além de gibis e livros curtos, há também jogos de tabuleiro e Uno e que todo esse ‘novo evento’ atraiu olhares também dos alunos do noturno. “Inicialmente criamos esse espaço após notar que os alunos ficavam correndo para lá e para cá, principalmente as turmas da tarde - de sexto e sétimo ano - e a intenção era trazer esse acesso aos livros também aos intervalos em um espaço diferente (quando as bibliotecas não estão acessíveis)”, enfatizou. No entanto, os alunos da noite também jogam e utilizam o novo acervo.

Uma parte dos livros veio da biblioteca da escola e a outra foi comprada para os alunos utilizarem nos dois intervalos: o de comer e o de brincar, de acordo com informações de Mirian.

Apesar do orgulho pelo projeto que já construíram, Mirian acredita que ainda há o que melhorar e busca patrocinadores para compra de poltronas mais confortáveis e almofadas.

"Minha preocupação era ter essa leitura nesse tempo e ter alguma coisa que eles possam ter um aproveitamento [...] O projeto pode ter sido idealizado por um mas é sempre aperfeiçoado no todo”, acrescentou.

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