UM PARAÍSO PRA CHAMAR DE SEU

Confira um roteiro imperdível da trilha das 7 praias em Ubatuba

Quem gosta de andar no meio do mato e se deparar com paisagens lindíssimas vai simplesmente amar a trilha

Da redação
Publicado em 24/04/2021, às 11h56 - Atualizado em 10/02/2023, às 12h22

FacebookTwitterWhatsApp
Praia do Cedro Sul - Foto: PMU
Praia do Cedro Sul - Foto: PMU

Ubatuba tem mais de 100 praias espalhadas por todo o município, cada uma mais incrível que a outra. Há praias para todos gostos: passeio em família, surfe, esportes na areia, stand-up entre outros. 

Mas há um pedaço especial neste paraíso que vamos apresentar agora. Trata-se da Trilha das 7 Praias. Você conhece? 

Trilha das 7 Praias

Em um trecho de 10 km que liga a Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza, passando pela Praia do Oeste, Peres, Bonete, Grande Bonete, Praia do Deserto, Prainha e Praia do Cedro, você conhece um pouco do que a cidade pode oferecer. 

Quem gosta de andar no meio do mato e se deparar com paisagens lindíssimas vai simplesmente amar fazer esse percurso.

O nível de dificuldade da trilha é considerado moderado, com alguns trechos de subida. O tempo total para fazer o trajeto, parando no meio do caminho para apreciar o mar e a natureza, será de seis horas, percorrendo um total de 10 km.

Encravado em um braço de mata atlântica que toca o mar, o percurso revela mirantes e praias maravilhosas.

A região ainda abriga uma comunidade de hospitaleiros pescadores e restaurantes que servem pratos típicos preparados com frutos do mar colhidos na fazenda marinha do local. A combinação de Mata Atlântica preservada com a exuberância do oceano nos rende visuais espetaculares e que em dias abertos tem a companhia de toda a Serra do Mar.

Uma espiadinha em algumas maravilhas que irá encontrar

Conhecer algumas das poucas praias desertas de Ubatuba; tomar banho de mar em águas limpas e calmas; praticar uma atividade física com visuais incríveis; conhecer sete praias em um dia; ter um profundo contato com a natureza. 

A época entre maio e agosto é considerada a temporada de trilhas na cidade de Ubatuba. Nesses meses, muita gente se mobiliza para caminhar no mato e conhecer cantinhos diferentes na região, já que existem dezenas de trilhas para serem percorridas. Logo, as chances de encontrar companhia no caminho são grandes. 

Esse período também é mais interessante para fazer a trilha porque é uma época na qual não chove muito. Caso tenha chovido nos dias anteriores da realização da trilha, o trajeto ficará com lama e escorregadio — isso acontece bastante entre dezembro e março, quando tempestades são recorrentes em Ubatuba.

Descubra um pouquinho mais sobre as praias que vai encontrar pela trilha:

Praia do Oeste

Saindo de Lagoinha, a praia com a melhor infraestrutura da trilha, você seguirá para o lado esquerdo, onde inicia a trilha. O percurso até a Praia do Oeste é curto e fácil.

Praia do Oeste (Foto: Prefeitura de Ubatuba)

A Praia do Oeste está sempre vazia e por isso é considerada uma das “praias desertas de Ubatuba”. As águas são rasas e praticamente sem ondas ou correntezas, sendo um lugar bem gostoso para um banho

Praia do Peres

Seguindo a trilha, você chega em poucos minutos na Praia do Peres. A orla é repleta de rochas e os turistas encontram poucos quiosques para comprar alguma coisinha.

Praia do Peres (Foto: Prefeitura de Ubatuba)

Mas o mar segue o mesmo estilo da Praia do Oeste, praticamente sem ondas e bem calmo. Apesar de ter esse jeitão mais deserto, existem alguns imóveis para alugar caso queira se hospedar na praia. 

Praia do Bonete

Mesmo fora da trilha das 7 praias em Ubatuba, a Praia do Bonete é sempre uma das mais visitadas pelos turistas (mesmo sendo acessada somente pelo mar ou por trilhas) e sempre possui quiosques abertos, o que garante uma pausa para ir ao banheiro ou comprar algo.

Praia do Bonete (Foto: PMU)

A faixa de areia é menor e aquele clima acolhedor e familiar impera na praia. Vale a pena fazer uma pausa para tomar banho nas águas calmas e transparentes!

Praia Grande do Bonete

Saindo da Praia do Bonete, a trilha te levará até a praia mais frequentada do percurso: a Grande Bonete. A vila pesqueira que se instalou na praia garante que quiosques estejam sempre abertos para servir os turistas.

Praia Grande do Bonete (Foto: PMU)

Muitos passeios de barco em Ubatuba também param nessa praia, que é bastante frequentada por casais em busca de descanso.

Praia do Deserto

Quem sai de Lagoinha para fazer a trilha das 7 praias em Ubatuba encontra nesse trecho a parte mais difícil do percurso, já que vai enfrentar uma descida com grandes erosões. Sendo assim, muita atenção e cautela na caminhada para evitar quedas, porque não tem nenhuma infraestrutura na praia.

Praia do Deserto (Foto: PMU)

Após passar esse trecho, um mar azulzinho e com poucas ondas aparece diante dos seus olhos. Esse ponto do continente é o mais próximo da Ilha do Mar Virado, um dos principais pontos de mergulho em Ubatuba.

Prainha do Deserto

Seguindo pela trilha, você vai se deparar com a Prainha do Deserto, separada por uma formação rochosa da Praia do Deserto.

Prainha do Deserto (Foto: PMU)

A Mata Atlântica toma conta da região e maioria dos frequentadores são jovens que ficam escutando música e se divertindo nas águas calmas e limpas da praia. Muitos passeios de barco também fazem pausas nessa praia.

Praia do Cedro do Sul

Toda essa região da Praia do Deserto, Prainha do Deserto e da Praia do Cedro é comumente conhecida como Praia do Cedro (como se as três fossem uma só). Só que existem boas delimitações de espaço entre elas e o trecho considerado apenas a Praia do Cedro do Sul fica escondidinho mais à frente da Prainha.

Praia do Cedro Sul (Foto: PMU)

Os mapas da trilha costumam pular essa praia, mas vale a pena seguir para conhecê-la. A trilha volta a ficar difícil nesse ponto antes de chegar à Praia da Fortaleza, após 10 km de caminhada pela trilha das 7 praias em Ubatuba.

Se você tiver a oportunidade de fazer esse percurso ecológico em Ubatuba, saiba que vai encontrar muitas belezas naturais pelo caminho e ter um momento para se desligar da correria do dia a dia. É um passeio que vale a pena ser feito!

VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR: Ressaca em praia de Ubatuba (SP) causa ‘mar de preguari’, um tipo de molusco

A ressaca que atinge toda a região do Litoral Norte do Estado de São Paulo causou um fato inusitado na manhã deste sábado (24). Em Maranduba, em Ubatuba (SP), um internauta registrou um verdadeiro ‘mar de preguari’, um tipo de molusco, comum na região, nas areias da praia.

Há algumas receitas com ‘preguari’ na internet, como por exemplo, moquecas e vinagretes.

Qual melhor praia de Ubatuba? 

Praia de Santa Rita Praia de Santa Rita - Ubatuba Praia cercada por costões rochosos e muita área verde (Reprodução/Curiosidades de Ubatuba)

Falar qual a melhor praia ou qual a praia mais bonita de Ubatuba é uma missão difícil, a cidade tem mais de 100 praias com mar azul, águas cristalinas e com um visual impecável, que deixa todos e qualquer um de boca aberta. No entanto há quem diga que a Praia da EnseadaPraia da Santa Rita, Praia do Lamberto, Praia das Conchas, Praia das Sete Fontes, Praia do LázaroPraia Domingas Dias, Praia do Flamengo, Praia Dura e a Praia Vermelha do Sul são as melhores. 

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!