HEROÍSMO

Nervos de Aço no Mar: piloto faz manobra de alto risco e resgata banhista em Ubatuba, SP | Vídeo

Sob olhares de banhistas apreensivos na praia, ação coordenada entre helicóptero no ar e guarda-vidas na água, evitou o pior em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo; resgate acontece duas semanas após operação similar em Bertioga, na Baixada Santista

Da redação
Publicado em 08/02/2021, às 09h19 - Atualizado às 11h04

FacebookTwitterWhatsApp
Este é o segundo resgate de alto risco em duas semanas no litoral paulistaq Resgate Ubata Resgate GBMar Ubatuba, SP - Foto: Reprodução / Redes Socias
Este é o segundo resgate de alto risco em duas semanas no litoral paulistaq Resgate Ubata Resgate GBMar Ubatuba, SP - Foto: Reprodução / Redes Socias

Duas semanas após um resgate impressionante em Bertioga, foi a vez do corpo de Bombeiros novamente evitar o pior na tarde desta sábado, 06, em Ubatuba, no litoral de SP, numa ação igualmente impressionante (veja vídeo abaixo). 

Um homem era engolido pelas ondas do mar na Praia do Tenório, uma das mais movimentadas da cidade,  quando uma ação coordenada entre um guarda-vidas no mar e os Bombeiros de helicóptero salvaram a vítima de morrer afogada. As imagens, de dois ângulos - do interior do helicóptero e da praia - circulam nas redes sociais desde a manhã desta segunda, 08.    

Saiba mais

Helicóptero de resgate faz manobra impossível no mar e salva dois da morte em Bertioga, SP | Vídeo

O Acidente

De acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), o acidente no mar aconteceu por volta das 15h30, quando dois turistas, de Campinas e São José dos Campos foram arrastados por um mar bravio e traiçoeiro. Ambos os turistas eram homens, um de 34 anos e outro de 25. Um dos homens foi salvo pelos guarda-vidas em água, antes mesmo da chegada do helicóptero. As condições das águas, segundo o Grupamento, estavam propícias para acidentes na ocasião "com o mar revolto e ondas podendo chegar a aproximadamente 2 metros de altura em toda a costa do Litoral Norte"

O Resgate cinematográfico

Enquanto uma multidão apreensiva observa da praia, o guarda-vidas evita que o homem afunde na água. Enquanto isso, o helicóptero cruza os ares para ''pescar'' os dois. Nas imagens do interior do helicóptero, que arrasta um puça (espécie de rede gigante que 'pesca' os afogados) pela água, é possível ver a distância que o banhista está da areia. Já não é possível distinguir banhistas, tudo está longe no horizonte.

O helicóptero arrasta o objeto de resgate por uma grande distância até chegar ao banhista que é mantido na superfície pelo guarda-vidas. Para que o objeto de resgate seja alcançado pelos dois homens no mar, o helicóptero voa numa proximidade agoniante com as águas do mar. A manobra é considerada de alto risco. 

De acordo com o GBMar, os dois homens resgatados, passam bem. Eles saíros do mar apenas um pouco agitados, porém conscientes e sem grau de afogamento aparente. Não foi necessária hospitalização das vítimas. 

https://www.youtube.com/watch?v=xisfp8byAZU&feature=youtu.be&ab_channel=JornaldaPraia

Participe de nosso grupo ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma  📲 Informe-se, denuncie! 🔵

Enquanto a helicótpetro ''pesca'' o guarda-vidas e a vítima, uma multidão se forma na praia e acompanha com tensão e torcida o resgate. Após os dois terem sido pescados do mar, colocá-los a ambos nas areias, em segurança, também exige perícia e nervos de aço do piloto. Assim ele procede, num dos momentos de maior tensão, com precisão, o helicópteros deixa a vítma e o guarda-vidas em segurança na faixa de areia, e após salvar mais uma vida, some no horizente. 

O reembarque dos guarda-vidas na aeronave, segundo o GBMar,  também foi um ponto crítico, "uma vez que, com a praia cheia, foi necessário realizar esse reembarque em área costeira, manobra de grande risco, acentuado pela situação da maré". Apesar da dificuldade, o reembarque foi realizado com êxito.  

O Resgate em Bertioga, SP

Há duas semanas, um resgate similiar ocorreu em Bertioga, na Baixada Santista. Tal como em Ubataba, o resgate em Bertioga também exigiu nervos de aço do piloto do helicóptero em condições adversas. O restate aconteceu no início da tarde do dia 24 de janeiro. As imagens impressionantes do resgate de dois jovens que se afogavam também circulam nas redes sociais na ocasião 

As duas vítimas, de 15 e 17 anos, estavam se afogando no mar quando a equipe aérea interviu. Nas imagens de dois ângulos diferentes, o helicóptero plana sobre a água, extremamente próximo das ondas. Qualquer movimento em falso significaria não apenas o afogamento dos jovens, mas também a queda do helicóptero no mar. Os banhistas observam apreensivos, os jovens estão morrendo na água.

Como não morrer no Mar

De acordo com o GBMar, ao longo do ano passado, 95 pessoas perderam a vida no mar de São Paulo. Em 2019, o número foi ainda maior: 105 pessoas perderam suas vidas no mar. Para que esse número reduza, os bombeiros declaram que é necessária a conscientização dos banhistas. Eles orientam que ao visitarem as praias, as pessoas devem estar sempre atentos às suas crianças, evitar locais com sinalização de perigo e regiões costeiras, devido ao grande risco de acidentes e correntes próximas.

Saiba mais

Saiba também por que tanta gente morre afogada e como não morrer no mar

De acordo com o GBMar, 100% das vítimas que perderam a vida no mar foram se aventurar em locais isolados e ermos, motivo pelo qual as equipes orientam que a população procure aproveitar o banho de mar sempre próximos ao serviço de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.

A questão dos afogamentos nos praias foi levantada novamente nesta quinta-feira, 04, quando banhistas encontraram os corpos de um casal de jovens na Praia de Boraceia em Bertioga, no litoral paulista, no início da tarde desta quinta-feira, 04. Após encontrar os corpos, os banhistas acionaram o corpo de bombeiros que se dirigiram ao local. 

.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!