ALÉM DO SOL E MAR

Não é só no verão: confira o que Ubatuba oferece durante o inverno

Cidade conta com programação musical e cultural na baixa temporada, além de oferecer diversas atrações turísticas para todas as idades

Da redação
Publicado em 22/06/2023, às 15h03 - Atualizado às 16h34

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Grande Ubatuba  Praia Grande em Ubatuba - Foto: Wagner Ramos da Silva
Praia Grande Ubatuba Praia Grande em Ubatuba - Foto: Wagner Ramos da Silva

Frio e praia. Para muitos, não é a melhor combinação, mas estamos aqui para ressaltar que o litoral norte pode ser (sim!) bastante interessante nesta época do ano.

Ubatuba, por exemplo, é sempre uma das opções mais procuradas como destino.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Suas belezas naturais, praias e cachoeiras são os principais fatores que atraem turistas de dentro e de fora do país. Entretanto, a “Capital do Surfe” pode surpreender os visitantes mesmo no inverno, período considerado “baixa temporada”.

O inverno teve início na quarta-feira, 21 de junho, e os próximos meses prometem diversas atrações na cidade – entre elas, a realização de uma das festividades mais tradicionais do município, que costuma atrair grande público: a Festa de São Pedro Pescador, que também é chamada de “Festa da Tainha”. Neste ano, o evento chega a sua centésima edição. (Confira a programação completa).

A festa conta com a famosa procissão marítima, que ocorre desde 1954, com embarcações decoradas e a “benção dos anzóis” (que protege e abençoa a pesca anual com fartura), seguida de missa campal e itens como: o concurso da Rainha dos Pescadores, barraca da Tainha – coordenada pela Colônia de Pescadores Z10 e apresentações tradicionais. A celebração acontece de 23 a 29 de junho.

Outra grande festividade esperada comemorada no mês de julho é a Festa do Divino Espírito Santo - em sua 156ª edição, que acontece sempre na praça da Matriz.

O calendário turístico ainda prevê o Festival de Cultura do Cambury, o Festival do Camarão da Almada e, pelo segundo ano consecutivo, a edição do Menor Forró do Mundo – que acontece na capela construída para a Festa de São Pedro, na Praça de Eventos.

Mercado de casamentos

Outra tendência que vem crescendo durante o período é a realização de cerimônias de casamento na praia. O presidente da Associação Ubapracasar, Daniel Santos, comentou sobre esse aumento na chamada “baixa temporada”, período em que, segundo ele, o clima é mais agradável para esse tipo de celebração.

Daniel conta que em janeiro foram realizadas quatro cerimônias com 187 convidados de fora – número que cresceu gradativamente até abril, quando foram registrados 25 casamentos com 2.308 convidados de fora. “Esse volume de pessoas na baixa temporada é o que nós queremos incentivar, pois os convidados que vêm para um casamento, geralmente permanecem na cidade, consomem em alimentação, hospedagem, fomentando o comércio local”, pontuou.

Para as crianças

Ubatuba apresenta uma infinidade de atividades para conferir com a garotada.

Confira algumas opções:

Biodiversidade – Para aproximar ainda mais as crianças da natureza, oferecendo uma série de experiências, é possível visitar o Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta.

Cultura e Comunidades Tradicionais – Cultura tradicional não é só a caiçara. Você pode aprender um pouco mais sobre História e se aproximar ainda mais de sua ancestralidade visitando as três aldeias indígenas ou os quatro quilombos que ficam dentro do território do município. Um verdadeiro tesouro e um celeiro de sabedoria.

Praça da Baleia – Está localizada na orla da Praia do Itaguá, próxima ao Aquário de Ubatuba. Leva esse nome pois abriga o esqueleto da baleia que encalhou morta na Praia Grande, em outubro de 2000. Seus ossos foram retirados pela prefeitura e em 2010 foi montada no local.

Em 2018, o local recebeu a estátua do oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e cineasta francês Jacques Custeau.  Ela permaneceu submersa na Praia do Leste, na Ilha Anchieta, por cerca de 20 anos e foi retirada do mar para passar por um processo de limpeza e restauração.

Píer Comodoro Magalhães/ Letreiro Ubatuba – O píer Comodoro Magalhães, situado no bairro de Itaguá, oferece aos visitantes uma excelente vista do mar. De lá, é possível observar barcos, escunas e pessoas praticando canoa havaiana. Com um pouco de sorte, também é possível avistar tartarugas marinhas e as belas aves da região. Na entrada do píer é possível conferir um letreiro de Ubatuba, pintado por artistas locais.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Feira de Artesanato/ Letreiro Vem Verão – A Feira de Artesanato e Afins, conhecida como “Feira Hippie”, fica na orla da praia de Iperoig, centro de Ubatuba. O novo local está instalado em área coberta, que contém 120 boxes (lojas) e banheiros. Ao lado, é possível conferir um letreiro colorido com a #VemVerão.

Pista de Skate/ Praça Capricórnio – A pista de skate é cada vez mais frequentada pelo público infantil. Acompanhados de seus responsáveis, os pequenos dão um show nas manobras. Além do skate, a Praça Capricórnio também tem um espaço para a prática de basquete.

Praça 13 de maio – Além de parquinho infantil, o local possui um lago e ainda abriga a Biblioteca Municipal onde encontra-se também o Memorial “Ciccillo Matarazzo”. Com um acervo atual de cerca de 20 mil volumes. A biblioteca, inclusive, passou por uma desburocratização http://twixar.me/qmP1. Para quem gosta de ler, é um prato cheio.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!