Carnaval 2024

Marchinhas, matinês, blocos de rua e shows animam o Carnaval em Ubatuba

Folia diversificada tem de tudo um pouco, de 8 a 14 de fevereiro; expectativa é de que 1,2 milhão de turistas passem pela cidade durante os sete dias

Estéfani Braz
Publicado em 06/02/2024, às 13h57

FacebookTwitterWhatsApp
Carnaval propicia ocupação de 100% em parte da rede hoteleira - Reprodução / PMU
Carnaval propicia ocupação de 100% em parte da rede hoteleira - Reprodução / PMU

Com o tema Ubafolia, na onda da alegria, a prefeitura de Ubatuba divulgou uma programação oficial diversificada para o Carnaval. Neste ano, o evento começa na quinta-feira (8) e segue até quarta-feira (14). Marchinhas, matinês, blocos de rua e shows devem animar moradores e turistas. De acordo com a administração municipal, a expectativa é que 1,2 milhão de turistas passem pela cidade durante os sete dias, movimento semelhante ao do fim de ano. Além disso, parte da rede hoteleira já trabalha com 100% de ocupação.

A praça da Matriz, no centro, receberá grande parte da programação. Inicia com festival de Marchinhas, de 8 a 10 de fevereiro, a partir das 20h30. O evento marca a abertura do Carnaval, e serão apresentadas 30 composições para avaliação de melhor compositor, intérprete e fantasia. 

Festival de Marchinhas em Ubatuba começa quinta-feira (08)
Divulgação / Fundart

De domingo (11) a terça-feira (13), das 15h às 18h, o local receberá as matinês com uma programação voltada para a família, com apresentação de grupos de palhaços, brincadeiras, músicas, danças e distribuição de brindes para as crianças. Na mesma data, para os amantes de marchinhas, a praça também receberá o Carnaval Histórico, a partir das 20h30, com uma homenagem ao artista ubatubense João Teixeira Leite.

O famoso bloco Juca Teles, de São Luiz do Paraitinga, também marcará presença no evento neste ano. Juntamente com a banda Estrambelhados, é a atração principal do Carnaval e se apresentará no domingo (11), na praça de Evento, no centro. Por lá, outros shows estão programados entre os dias 10 e 13, a partir das 20h. De forma descentralizada, apresentações serão realizadas na praia da Maranduba, na região sul. A programação completa dos shows ainda não foi divulgada e depende da finalização do edital de chamamento público realizado pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura).

A prefeitura informou que, junto com a Fundart, trabalha para reduzir os problemas que aconteceram no final do ano, principalmente, relacionados ao fluxo nas rodovias; conta, inclusive, com o apoio das polícias rodoviárias federal e estadual.

Os blocos carnavalescos arrastam os foliões entre sexta (9) e quarta (14). A programação registra mais de 30 blocos nos palcos e trios elétricos percorrendo as ruas. 

Programação dos blocos carnavalescos:

  • Sexta-feira (9):

Bloco Carnalegria - 19h - bairro Maranduba - Trio elétrico: rua Tenente Manoel Barbosa Silva (em frente ao supermercado Garotão). Segue na mesma avenida com destino ao palco da Maranduba.

Bloco Galo da Meia noite - 21h - bairro Perequê-Açu - Concentração no posto Ipiranga, na rua Padre Manoel da Nóbrega, com trajeto pela rua Felix Guisard (sentido centro), segue para avenida Iperoig até a altura do prédio da Secretaria de Turismo (Setur).

  • Sábado (10):

Bloco do Malandrão - 15h - Praia do Estaleiro - Percurso: tour pela praia.

Bloco Lambe lambe - 18h - Praia Grande - Concentração: rua Geny Salles Nogueira, nº 220, na Praia Grande.

Bloco Carnalegria - 19h - bairro Maranduba - Trio elétrico: rua Tenente Manoel Barbosa Silva (em frente ao supermercado Garotão). Segue na mesma avenida com destino ao palco da Maranduba.

Bloco do Pifão - 19h - bairro Lázaro - Concentra, mas não sai: Praia do Lázaro (Rancho dos Pescadores) ao lado do quiosque Refúgio da Canoa. Ensaio aberto e desfile curto pela praia.

Bloco Quarta Tem + - 20h -  bairro Perequê-Açu - Concentração no posto Ipiranga, na rua Padre Manoel da Nóbrega, com trajeto pela rua Felix Guisard (sentido centro), segue para avenida Iperoig até a altura do prédio da Secretaria de Turismo (Setur).

Bloco Grito de Folia - 20h - bairro Rio Escuro - Concentração: quadra esportiva do bairro.

Bloco da Cachorrada - 21h - Centro - Concentração na praça Bip (início da rua Maria Alves), segue até o final, vira à esquerda, na rua Hans Staden, à direita, na rua Esteves da Silva e segue até avenida Iperoig, daí vira à direita até a altura do prédio da Setur.

  • Domingo (11)

Bloco dos Cornu’s - 10h - Ilha dos Pescadores (centro) - Concentração: Bar do Corno (concentra, mas não sai).

Bloco Lili Carabina - 14h - bairro Lázaro - Concentração: o bloco sai da rua João Glorioso da Cruz, 690. Segue para a praia do Lázaro, de quiosque em quiosque, e depois termina na praia da Sununga, no quiosque Sununga Point.

Bloco Vai Quem Quer (para crianças) - 15h - Praia do Camburi - Concentração: restaurante da Vanusa (na praia do Camburi).

Bloco Si Tá Bom…Tá bom - 17h - bairro Lázaro - Concentração: praia do Lázaro (Rancho dos Pescadores) ao lado do quiosque Refúgio da Canoa. Ensaio aberto e desfile curto pela praia.

Bloco Carnalegria - 19h - bairro Maranduba - Trio elétrico: rua Tenente Manoel Barbosa Silva (em frente ao supermercado Garotão). Segue na mesma avenida com destino ao palco da Maranduba.

Bloco Vai Quem Quer - 19h - bairro Camburi - Concentração: bar Boca da Noite (Quilombo).

Bloco Grito de Folia - 20h - bairro Rio Escuro - Concentração: quadra esportiva do bairro.

Bloco Galinha Caiçara - 20h - Centro - Concentração: rua Cel. Pereira de Assunção, vira na rua Dr. Esteves da Silva, Cunhambebe, rua Maria Alves (sentido Calçadão), Hans Staden, rua Cel. Ernesto de Oliveira, rua Cel. Domiciliano até o final e vira na rua Baltazar Fortes, onde termina o percurso.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre Itaguá - 20h - bairro Itaguá - Concentração: rua Capitão Felipe, 218 – Itaguá.

Bloco Lambe Lambe - 21h - no centro - Concentração: praça Bip (início da rua Maria Alves), segue até o final, vira na Rua Hans Staden, à direita na rua Esteves da Silva e segue até a avenida Iperoig, altura da Setur.

Bloco dos Reprovados - 21h - bairro Perequê-Açu - Concentração: posto Ipiranga, na rua Padre Manoel da Nóbrega, segue pela rua Félix Guisard (sentido centro) e termina na avenida Iperoig até a altura do prédio da Setur.

Segunda (12):

Bloco do Pifão - 19h - bairro Lázaro - Concentra, mas não sai: praia do Lázaro (Rancho dos Pescadores) ao lado do quiosque Refúgio da Canoa. Ensaio aberto e desfile curto pela praia.

Bloco Carnalegria - 19h - bairro Maranduba - Trio elétrico: rua Tenente Manoel Barbosa Silva (em frente ao supermercado Garotão). Segue na mesma avenida com destino ao palco da Maranduba.

Bloco Carnasertão - 19h -  bairro Sertão da Quina - Trio elétrico: rua Tenente Manoel Barbosa Silva (em frente ao supermercado Garotão). Segue na mesma avenida com destino ao palco da Maranduba.

Bloco Bonde Marchinhas - 20h - centro - Concentração: rua Baltazar Fortes, Jordão Homem da Costa, Esteves da Silva, Cunhambebe, Maria Alves, Hans Staden, Esteves da Silva, Jordão Homem da Costa, com encerramento na rua Baltazar Fortes.

Bloco Picaré - 21h - bairro Perequê-Açu - Concentração: bifurcação da Félix Guisard com a Gov. Abreu Sodré. Segue pela Av. Abreu Sodré até o antigo terminal turístico.

Bloco da Caxorrada - 21h - Centro  -Concentração: praça Bip (início da rua Maria Alves), segue até o final, vira à esquerda na rua Hans Staden, Esteves da Silva e segue até avenida Iperoig, na altura do prédio da Setur.

  • Terça-feira (13)

Bloco Bola de Neve (Batucada Abençoada) - 9h - Praia Grande - Concentração: canto direito da praia.

Bloco Lambe Lambe - 131h - bairro Tenório - Concentração: lado esquerdo da praia do Tenório, sentido lado direito da praia, percurso ida e volta.

Lili Carabina - 14h - bairro Lázaro - Concentração: o bloco sai da rua João Glorioso da Cruz, 690. Segue para a praia do Lázaro, de quiosque em quiosque, e depois termina na praia da Sununga, no quiosque Sununga Point.

Bloco Si Tá Bom…Tá bom - 17h - bairro Lázaro - Concentração: praia da Sununga, segue pela rua Amilton Prado, Bobô Thomé, Carambola, João Glorioso da Cruz, Cel. Thomé, São Luiz, Três de Embro, Av. Nove de Julho, Av. Andrelino Miguel, Av. Antônio Miguel e rua Jaboticabeira até a praia do Lázaro, no “Rancho dos Pescadores”.

Quarta-feira (14):

Bloco Carnaveloso - 15h - Ilha dos Pescadores (centro) - Concentração: Baltazar Fortes – apresentação músical.

Bloco Cuscuz do Patto - 18h - Centro  - Concentração: rua Baltazar Fortes, em frente ao bar do Patto Lokko (concentra, mas não sai).

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!