REAÇÃO ALÉRGICA

Homem morre depois de comer camarão em Ubatuba (SP)

Turista estava jantando com familiares quando ingeriu o crustáceo na noite de quarta-feira (13). Polícia e equipe médica suspeitam de reação alérgica

Da redação Publicado em 14/10/2021 às 10:28Atualizado há 14/10/2021 às 10:51
Turista comeu camarão em restaurante no bairro Enseada, em Ubatuba (SP) (Foto: Divulgação)

Turista comeu camarão em restaurante no bairro Enseada, em Ubatuba (SP) (Foto: Divulgação)

Um homem morreu após comer camarão em restaurante no bairro Enseada, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na noite da última quarta-feira (13).

Ele estava jantando com familiares quando ingeriu o crustáceo. Policiais e equipe médica suspeitam de reação alérgica.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNlitoralconectado E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas não chegou a tempo de prestar os primeiros socorros. De acordo com informações, equipes das polícias Civil e Científica investigarão o caso para confirmar, ou não, a suspeita de intoxicação pelo alimento.

Por que camarão dá alergia?

As reações imunológicas a certos tipos de alimentos vêm crescendo no mundo. Estima-se que 6% das crianças e 3,5 % dos adultos brasileiros têm alergias alimentares. A ciência continua tentando descobrir quais são os causadores de alergia de cada espécie – eles não foram todos mapeados ainda.

No caso do camarão, a alergia pode ser ocorrer devido ao composto chamado metabissulfito de sódio. E veja só que curioso: essa substância não está presente diretamente no animal, mas é muito utilizada pela indústria pra conservá-lo e evitar seu escurecimento.

Por isso, se seu sistema imunológico costuma ser sensível, nem sempre vai dar pra saber precisamente qual é a substância que causou o problema. Então, fique atento às reações do seu corpo.

Quanto tempo dura a reação da alergia ao camarão?

Existe aquela reação em que o organismo reage imediatamente, como a alergia a camarão, proteína do leite de vaca, amendoim, picada de abelha. Os sintomas costumam ser sistêmicos e podem ser bem mais graves. Já o outro tipo é a alergia com reação tardia. Isso pode demorar de 48 a 72 horas para se manifestar.

O que tomar para alergia a camarão?

O ideal é procurar um médico imediatamente. Caso a pessoa não tenha falta de ar, mas apresente outros sintomas de alergia como rosto inchado ou vermelho, algumas pessoas usam antialérgicos, como cetirizina ou desloratadina. Isso pode evitar que os sintomas continuem se desenvolvendo e possam causar dificuldade para respirar. 

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por