HERÓIS SEM CAPA

Guarda-vidas age rápido e salva bebe engasgada com amendoim em Ubatuba

Alice de dois anos estava comendo amendoim na Praia Grande em Ubatuba quando se engasgou com o alimento; guarda-vidas temporário encontrou a criança desfalecida

Lenildo Silva
Publicado em 09/01/2023, às 16h33 - Atualizado às 17h50

FacebookTwitterWhatsApp
Alice de dois anos estava comendo amendoim na praia e se engasgou com o alimento Salvamento na praia - Foto: Divulgação GBMar
Alice de dois anos estava comendo amendoim na praia e se engasgou com o alimento Salvamento na praia - Foto: Divulgação GBMar

Um guarda-vidas temporário (GVT) salvou uma bebê de apenas dois anos e 10 dias que se engasgou com amendoim na praia. Alice estava com os pais na Praia Grande em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, na manhã de ontem (8) quando o incidente aconteceu.

Segundo informou o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) ao Portal Costa Norte, a menina estava comendo amendoim e acabou se engasgando com o alimento; apavorados, seus pais tentaram fazer com que Alice viesse a respirar normalmente, mas não tiveram sucesso.

A alguns metros de distância estava o GVT Cézar Silva de Andrade realizando prevenções na faixa de areia. A família correu com o bebê já desfalecido nos braços e o entregou ao GVT que rapidamente realizou a manobra de Heimlich e conseguiu fazer com que o alimento que estava obstruindo a garganta fosse expelido.

Em conversa com o Portal Costa Norte, Cézar revelou que foi a primeira vez que ele realizou o procedimento em uma pessoa engasgada, embora já tivesse aprendido a manobra de Heimlich.

“Foi tudo muito rápido, eu estava sentado no cadeirão observando os banhistas no mar quando me deparei com uma mãe correndo em minha direção com uma criança no colo. No mesmo instante me prontifiquei em averiguar o que estava acontecendo com a menina e iniciei o procedimento”, disse o guarda-vidas ao CN.

“Foi minha primeira vez realizando esse tipo de ocorrência, mas essa técnica é ensinada a cada um de nós pelos superiores. Quando vi que se tratava de um engasgamento fiz o procedimento que aprendi e graças a Deus a criança expeliu o amendoim. Trazer a criança de volta a vida foi algo que me emocionou demais”, finalizou.

Guarda-vidas temporário encontrou a criança desfalecida Salva-vidas Cesinha (Reprodução - arquivo pessoal)

O pai da pequena Alice ficou feliz e gratificado com o trabalho do profissional. Nas redes sociais, ele publicou uma foto de sua bebê no colo da mãe ao lado de Cézar, o guarda-vidas que salvou a sua filha.

“Tá aí quem disse que anjo precisa ter asas: a pessoa que com todo seu conhecimento e calma salvou minha filha. Obrigado por honrar e cumprir seu papel de salva-vidas, gratidão essa a palavra que deixo para você, meu muito obrigado”, escreveu o turista.

Leia também:Criança de 10 anos fica à deriva em praia de Ubatuba

Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas.

A manobra foi inventada pelo médico americano Henry Heimlich em 1974 e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!