CUÍCA-DE-TRÊS-LISTRAS

Fofura: vídeo flagra animalzinho raro de se ver na Mata Atlântica

Cuíca-de-três-listras, conhecida também como catita, é um marsupial de menos de dez centímetros

Da redação
Publicado em 19/01/2022, às 08h58 - Atualizado às 10h20

FacebookTwitterWhatsApp
Espécie conhecida também como "catita" é típica da Mata Atlântica Fofura: Vídeo flagra animalzinho raro de se ver na Mata Atlântica Homem segura uma cuíca-de-três-listras na mão - Reprodução/Redes Sociais
Espécie conhecida também como "catita" é típica da Mata Atlântica Fofura: Vídeo flagra animalzinho raro de se ver na Mata Atlântica Homem segura uma cuíca-de-três-listras na mão - Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo publicado no grupo do Facebook “Ubatuba (Oficial)” na última segunda-feira (17) mostra um flagrante raro de se ver na Mata Atlântica. Um homem aparece com um animal conhecido como cuíca-de-três-listras em sua mão.

Também conhecido como catita, o bichinho chama a atenção pelo seu tamanho diminuto. Em média, a cuíca-de-três-listras mede por volta de oito centímetros.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectado2

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Apesar de ser uma espécie típica da Mata Atlântica, a cuíca-de-três-listras é muito rara de ser avistada, pois ela passa a maior parte do tempo debaixo da terra, só saindo de vez em quando para caçar.

A cuíca-de-três-listras possui esse nome por realmente possuir três faixas pretas no seu dorso, que contrastam com sua pelagem marrom. Apesar de ser um marsupial, como os gambás e os cangurus, ela não possui a tradicional bolsa no abdômen para carregar os filhotes. As fêmeas de cuíca-de-três-listras carregam as crias nas costas.

Sua alimentação é composta por insetos, frutas e alguns artrópodes. A espécie é mais facilmente encontrada em áreas bem preservadas da Mata Atlântica.

Não há dados exatos sobre se a cuíca-de-três-listras está em extinção. Mas acredita-se que, pela característica de ter como habitat apenas áreas mais preservadas de mata, a espécie pode ter sofrido uma queda populacional.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte

➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!