PERDA IRREPARÁVEL

Escultor tem peça em produção roubada de atelier em Ubatuba | VÍDEO

Familiares do escultor fazem apelo para recupera-la: “Quem é escultor, artesão, sabe o valor de suas peças, precisamos dessa obra de volta"

Lenildo Silva
Publicado em 11/10/2023, às 16h32 - Atualizado às 18h58

FacebookTwitterWhatsApp
Encomendada há mais de um ano, peça foi furtada durante o fim de semana no bairro Casanga - Arquivo pessoal Valdemar Santos
Encomendada há mais de um ano, peça foi furtada durante o fim de semana no bairro Casanga - Arquivo pessoal Valdemar Santos

Uma escultura sob encomenda e ainda em fase final de produção foi roubada durante o fim de semana passado no atelier do artista, localizado no bairro Casanga, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Família faz apelo para reaver a peça. 

O escultor Valdemar Santos, de 63 anos, disse que a escultura, intitulada O Garimpeiro, era uma encomenda que ele esculpia há mais de um ano e foi furtada do seu local de trabalho.

Valdemar relatou, ainda, que até sexta-feira (6) a obra estava lá, já na segunda-feira (9) ele percebeu que havia sido furtado. Além do roubo da escultura, o artista já havia sido alvo de criminosos em um episódio anterior. Eles roubaram uma motosserra legalizada no IBAMA e uma lixadeira.

A peça, que ainda está inacabada, foi escolhida a dedo entre outras obras da residência de Valdemar nos dias em que o profissional estava de folga. Sua filha, Larissa Santos lamentou o ocorrido e fez um apelo nas redes sociais:

"Quem ver ou souber de algo, por favor, entre em contato. Quem é escultor, artesão, sabe o valor de suas peças, ao longo do trabalho é gerado amor e afeição como um filho! Precisamos dessa obra de volta", escreveu.

Em um vídeo cedido pela família à reportagem, é possível ver O Garimpeiro ganhando vida pelas mãos do escultor, a peça que mede um pouco mais de um metro estava na fase final de produção. Assista abaixo.

A família ainda não realizou um boletim de ocorrência sobre os casos de roubo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!