ADRENALINA PURA

Eletrizante: dupla usa bike BMX sem freio para descer serra de Ubatuba (SP)

Acompanhado de um amigo, a dupla gravou todo o percurso com uma câmera acoplada em um capacete; prática não é recomendada, segundo o Código de Trânsito Brasileiro

Da redação
Publicado em 08/02/2022, às 16h32 - Atualizado em 09/02/2022, às 15h14

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Acompanhado de um amigo, a dupla gravou todo o percurso com uma câmera acoplada em um capacete BMX na serra de UBATUBA - Arquivo pessoal/Alessandro Luis
Acompanhado de um amigo, a dupla gravou todo o percurso com uma câmera acoplada em um capacete BMX na serra de UBATUBA - Arquivo pessoal/Alessandro Luis

Em um vídeo impressionante, divulgado nesta terça-feira (8), a dupla de esportistas voltou a tirar o folego dos internautas ao encarar a serra da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Montados em uma bicicleta modelo BMX e uma drift trike, a dupla afirma que os equipamentos não têm freio.

Em alta velocidade, o ciclista Alessandro Luis grava o percurso com uma câmera instalada no capacete. O vídeo tem cerca de dois minutos ele está acompanhado de um amigo, que também faz a descida, mas montado em uma bicicleta diferente, a conhecida drift trike.

Veja o vídeo

O que é o drift trike?

O drift trike é um esporte de aventura que teve seu início nas ladeiras da Nova Zelândia e dos Estados Unidos no século XXI. É uma modalidade que mistura o carrinho de rolimã com a bicicleta, formando um triciclo radical, sendo dois brinquedos populares que atraem homens, mulheres e crianças.

O que é BMX?

BMX (bicicross) é um tipo de ciclismo, que é praticado com bicicletas que têm pneus menores, geralmente, apenas 20 polegadas de diâmetro e é dividido em dois estilos, BMX Racing (corrida) e BMX Freestyle (manobras).

Acompanhado de um amigo, a dupla gravou todo o percurso com uma câmera acoplada em um capacete BMX na serra de UBATUBA (Arquivo pessoal/Alessandro Luis)

Bike na serra

A serra da rodovia Oswaldo Cruz é considerada a mais perigosa da região por conta do excesso de curvas e trechos sinuosos. É importante destacar que é proibido o tráfego de bicicletas na via, conforme o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ainda segundo o CTB, é permitido o tráfego de bicicletas em acostamentos e pistas duplas em vias urbanas ou rurais, desde que a circulação ocorra nos bordos de rolamento da pista (extremidades) e no mesmo sentido dos veículos, caso não existam ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos para tal.

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