NATUREZA

Conheça o tangará-dançador, ave símbolo de Ubatuba

Cores da ave remetem às da bandeira de Ubatuba; ave símbolo impulsiona turismo e a prática de birdwitching na cidade do litoral norte de SP

Machos da espécie cantam e dançam para conquistar as fêmeas - Dimitri Matoszko
Machos da espécie cantam e dançam para conquistar as fêmeas - Dimitri Matoszko

Com cenários naturais que parecem ter saído diretamente de um sonho e uma Mata Atlântica preservada, Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, conta com mais de 500 espécies diferentes de aves. Estudos apontam que 30% das aves do Brasil e 5% das aves existentes no planeta estão presentes na cidade. Mas, entre tantas, uma em especial foi escolhida para ser a ave símbolo de Ubatuba: o tangará-dançador (Chiroxiphia caudata).

Seu corpo azul e preto e o topete vermelho remetem às cores da bandeira do município. O nome tangará supostamente vem do tupi ata - dar e carã - em volta. Os machos da espécie cantam e dançam para conquistar as fêmeas e, essa dança também foi um dos motivos para que a ave fosse escolhida como símbolo de Ubatuba, já que remete às danças folclóricas da cidade, como a Ciranda, a Dança da Fita, a Congada, a Xiba e o São Gonçalo. O ‘balé’ do tangará-dançador consiste em uma ciranda em volta da fêmea, pulando de galho em galho.

Bandeira de Ubatuba
Bandeira de Ubatuba - Reprodução/Prefeitura de Ubatuba

Birdwatching

Desde 2004, o tangará-dançador é considerado a ave símbolo de Ubatuba, e o dia 4 de outubro foi instituído na cidade como o dia de celebração à ave. Sua escolha como símbolo ubatubense também é um atrativo ao turismo e ao ecoturismo na cidade, já que atrai os praticantes de birdwatching, que é a observação de aves.

Uma excelente opção para quem quer observar aves em Ubatuba  é visitar o Centro Cambucá de Observação de Aves, administrado pelo Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) - Núcleo Picinguaba e prefeitura de Ubatuba. O local possui uma diversidade de ambientes, que propiciam a visualização de grande quantidade de espécies, inclusive migratórias. A observação começa já à beira de um belíssimo lago, que proporciona a visualização de aves específicas deste ambiente. O percurso tem nível de dificuldade fácil, com aproximadamente 1,2km e duração de 2 horas. 

Lago
Lago do Centro Cambucá de Observação de Aves - Fundação Florestal

A quem for encarar a aventura, é recomendável evitar o uso de roupas com cores fortes. O ideal é usar roupas leves e confortáveis e tênis próprio para caminhada. Não se esqueça de levar óculos escuros, boné, protetor solar, repelente, binóculo, água e lanche. 

Lago
Base Cambucá é objeto de desejo por birdwatchers - Fundação Florestal

O Núcleo Picinguaba e a trilha de observação de aves fica na rodovia Rio-Santos ( BR-101), km 22,5 - bairro Cambucá - Ubatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832 1397 e pelo e-mail [email protected] . O agendamento para os passeios monitorados podem ser feitos on-line.

Para mais notícias do litoral de SP:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!