CINEMA

Cinema de graça em Ubatuba apresenta filmes sobre mulheres encarceradas

Os filmes têm classificação indicativa de 14 anos, e os ingressos devem ser retirados com até 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro

Da redação
Publicado em 18/07/2023, às 13h13 - Atualizado às 13h32

FacebookTwitterWhatsApp
Cinema - Bruno/Germany por Pixabay
Cinema - Bruno/Germany por Pixabay

A edição deste mês do projeto Cinema Popular trará uma oportunidade única para os cinéfilos de Ubatuba e região conhecerem de perto a realidade de mulheres encarceradas. No dia 20 de julho, quinta-feira, serão exibidos dois filmes que abordam a vida dessas mulheres, proporcionando uma reflexão sobre suas experiências e desafios.

Os filmes em destaque são Saudade Mundão, dirigido por Julia Hannud e Catharina Scarpellini, e o inédito Mujeres Protagonistas, dirigido por María Sol Aranda. A exibição gratuita acontecerá no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, às 19h. Após a sessão, as diretoras Julia Hannud e María Sol Aranda estarão presentes para um bate-papo enriquecedor com o público.

Saudade Mundão, lançado em 2021, transporta o espectador para o cotidiano monótono e limitado vivido pelas mulheres marginalizadas antes mesmo de serem encarceradas. O filme, que se passa na Cadeia Pública de Franca, proporciona um mergulho profundo na humanidade dessas mulheres e na realidade das prisões femininas.

Por sua vez, Mujeres Protagonistas é um curta-metragem documental de 13 minutos que retrata as oficinas de teatro realizadas na unidade penitenciária nº 52, localizada na cidade de Azul, Buenos Aires, Argentina.

Por meio de entrevistas, o filme revela como a prática artística auxilia as mulheres a enfrentarem as dificuldades da vida na prisão. Além disso, destaca como a atuação se torna uma forma de melhorar o convívio e a comunicação entre as detentas, transformando seu estado mental e pavimentando sonhos de um futuro melhor.

Os filmes têm classificação indicativa de 14 anos, e os ingressos devem ser retirados com até 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro. A exibição promete ser uma oportunidade única para o público se sensibilizar e ampliar sua compreensão sobre a realidade das mulheres encarceradas.

O projeto Cinema Popular é organizado pelo grupo Apoenã, do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). Com exibições mensais na cidade, o projeto busca democratizar o acesso à cultura cinematográfica, promovendo a exibição de filmes que abordam temas relevantes e instigantes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!