PAIXÃO NACIONAL

Campo de futebol cercado por rio encanta ‘boleiros’ em Ubatuba (SP)

Imagem aérea mostra um campinho cercado pelo rio e pela natureza na praia do Puruba

Da redação
Publicado em 28/02/2022, às 16h50 - Atualizado às 17h07

FacebookTwitterWhatsApp
Campo de futebol às margens do rio, na praia do Puruba, em Ubatuba Campo de futebol cercado por rio encanta ‘boleiros’ em Ubatuba (SP) - Foto: Bruno Amir Imagens
Campo de futebol às margens do rio, na praia do Puruba, em Ubatuba Campo de futebol cercado por rio encanta ‘boleiros’ em Ubatuba (SP) - Foto: Bruno Amir Imagens

Uma imagem aérea de um campinho de futebol cercado pelo rio e pela natureza, na praia do Puruba, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, encantou os ‘amantes da bola’ nas redes sociais.

A foto foi publicada pela página Bruno Amir Imagens, uma produtora de imagens aéreas da cidade. Muitos internautas não conheciam o local. Quem já teve a oportunidade de conferir de perto o campinho, elogiou o post.

“Já estive lá muitas vezes. Na frente do campo tem um bar. Tomei algumas cervejas por lá”, disse um internauta em tom de brincadeira.

Houve questionamentos sobre uma possível destruição da mata atlântica e árvores derrubadas. A reportagem apurou que o campinho de futebol da praia do Puruba existe há anos e foi projetado em espaço sem a presença da mata atlântica. Árvores não foram derrubadas para fazer o campo de futebol.

“Se alguém ainda não jogou lá, me chama. Podemos marcar um amistoso”, afirmou outro internauta.

PRAIA DO PURUBA

A Praia do Puruba, eleita pela TV Vanguarda (afiliada Rede Globo) uma das 7 maravilhas do Vale do Paraíba, está localizada na região norte de Ubatuba, na entrada da Baía do Ubatumirim, entre o Saco do Durval e a Ponta do Arpoador.

Localizada a 24 km do centro de Ubatuba seu acesso é por uma estrada de 2,1 km de terra batida, em bom estado, ligando a rodovia Rio-Santos até a Vila de Puruba.

É uma praia com característica única. Para chegar, é preciso atravessar o rio Puruba. Este rio tangencia a praia inteira, tem baixa profundidade, e junta-se ao rio Quiririm, este que “não dá pé” e desemboca no canto esquerdo da Praia da Puruba.

Apesar da travessia deste rio normalmente ser feita à pé, tranquilamente com a água chegando até a altura da cintura no máximo, geralmente está disponível um barquinho, principalmente para ser utilizado em dias de maré mais alta. O conjunto de rio e praia impressiona os visitantes pela sua grandeza.

O povoado de Puruba separou-se em Sertão e Vila da Praia (vilarejo de pescadores), por conta da construção da rodovia Rio-Santos. Os costumes religiosos também se fazem presente na comunidade que festeja seus dias santos na capela de Santa Cruz, localizada na Vila da Praia, e na capela de Santo Antônio, localizada no sertão.

A praia apesar de ser de tombo, costuma ser calma, tem areia branca, fofa, cerca de 1 km, de extensão e é um local para banho, pesca, e mergulho.

Apesar dos tempos serem outros, a cultura da pesca artesanal ainda persiste na vila. Uma tradição local é o grupo de congada, dança apresentada sempre em dias festivos, tanto no Puruba quanto nas regiões para onde são convidados a participar.

Na Praia da Puruba também é comum a presença de golfinhos em sua orla, especialmente pela manhã, e a infraestrutura básica local conta com um pequeno bar, antes da travessia do rio. Um lugar que faz parte da história do Puruba, pois ali viveu o Sr. Antonio já falecido, caiçara, poeta e ex-dono do bar.

O rio, proveniente de um manguezal, tem as águas escuras, porém limpas e sem muita correnteza, ideal para um banho de água doce, após um período na praia, sendo comum encontrar praticantes de canoagem e stand-up.

*Com informações do portal Curiosidades de Ubatuba

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!